O celibato é uma idéia que foi implantada quando os nobres da idade media não queriam manter uma familia e sem uma pessoa só, e ai ficou e ainda temos isso, uma aberração física, mas esta!!!
2007-03-13 15:38:55
·
answer #1
·
answered by Os Okampas 7
·
27⤊
0⤋
A Igreja Católica adota o celibato para os padres por causa do que afirma o Apóstolo Paulo na 1a de suas cartas aos Coríntios. Ele afirma que aquele que não tem mulher é melhor que não se case nunca, pois o solteiro cuida melhor das coisas que são de Deus, procurando agradar a Deus, sem distração, enquanto que o casado vive para a sua mulher, preocupando-se em agradá-la. Apesar de historiadores quererem explicar que a prática do celibato se deu por ganância da Igreja e por motivos econômicos, isso não se verifica. Todo padre que ingressava ou que atualmente ingressa na Igreja Católica, se compromete a renegar todos os bens e fazer voto de pobreza. Nada lhe pertence. Portanto, não haveria problema que tivessem filhos pois esses jamais herdariam coisa alguma, tanto no passado como no tempo presente.
Não vejo pecado algum em que um servo de Deus se case. O mesmo Apóstolo afirmou isso quando disse: "Aquele que casa não peca." Portanto, acho que a Igreja erra ao proibir o casamento dos padres. Aquele que, voluntariamente, desejar cumprir o voto de castidade que o cumpra. Não deve haver imposição.
2007-03-13 22:48:28
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Esta é uma discussão sem sentido. Como sem sentido é um jovem que quiser casar-se procurar ser padre: se ele procurar o seminário já vai sabendo que uma das exigências para ser padre é que não poderá se casar. Se foi e tornou-se padre, já sabia, ou seja: foi do gosto dele assim. Então, não tem porquê a Igreja "liberar" os padres para se casarem. Vai quem quer. E, além do mais, se arrependerem-se depois, que caiam fora e se casem: não vão fazer a menor falta, porque outros assumirão seu lugares, sem se casarem.
2007-03-14 03:14:54
·
answer #3
·
answered by .......... 4
·
0⤊
0⤋
mais uma besteira humana. Mas se os padres casassem teriam que aumentar os salários, e isso o Vaticano nãovai querer. o celibato e voto de pobreza dos padres é economia para o Vaticano.
2007-03-14 00:55:35
·
answer #4
·
answered by branco 7
·
0⤊
0⤋
salve rui b. era mais conveniente sim, já q até mesmo a bíblia é favorável ao casamento.
ñ si incomode c/ respostas, tipo dessa menina aí em cima, existem pessoas q não sabem responder uma simples pergunta...
2007-03-14 00:28:26
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
CARTA ENCÍCLICA
"SACERDOTALIS CAELIBATUS"
DE SUA SANTIDADE O
PAPA PAULO VI
AOS BISPOS, AOS IRMÃOS
NO SACERDÓCIO
E AOS FIÉIS DE TODO O
MUNDO CATÓLICO
SOBRE O
CELIBATO SACERDOTAL
................................................
Violência contra a natureza?
10. Há ainda quem insista em afirmar que o sacerdote se encontra, em virtude do celibato, numa situação física e psicológica artificial nociva ao equilíbrio e manutenção da sua personalidade humana; acontece, segundo dizem, que muitas vezes o sacerdote se torna insensível, falto de calor humano e de plena comunhão de vida e destino com o resto dos seus irmãos, vendo-se obrigado a uma solidão que é fonte de amargura e aviltamento.
Não indicará tudo isto violência injusta e desprezo injustificável dos valores humanos, derivados da obra divina da criação e integrados na obra da redenção realizada por Cristo?
.......................................................
2007-03-13 22:50:00
·
answer #6
·
answered by buddy_br 3
·
0⤊
0⤋
É claro que o celibato devia acabar. É uma atitude retrógrada da igreja católica que há anos venho criticando. Isso só serve para aumentar os casos de pedofilia e homosexualismo entre os padres, sem contar as lastimáveis perdas que ela tem de seus sacerdotes em razão dessa exigência.
2007-03-13 22:49:31
·
answer #7
·
answered by VICORREMGA 4
·
0⤊
0⤋
Acho que é um absurdo a igreja proibir o casamento dos padres e das freiras. Como eu posso falar sobre um assunto se eu não tiver conhecimento de causa, pois não basta ter a teoria para me tornar um expert no assunto. Se eles não sabem o que é a vida de casados como vão poder aconselhar os seus paroquianos sobre os problemas que enfrentam no casamento? Além do mais não vejo em que o casamento diminua a fé e o amor que os padres e freiras dedicam a Deus. Acredito que se acaba-se o celibato também diminuiria o número de padres que abandonam a igreja porque encontraram uma pessoa para amar. diminuiria o número de padres gays e até de pedófilos pois não teriam que esconder os próprios sentimentos em nome de uma orientação antiquada da nossa igreja.
2007-03-13 22:49:03
·
answer #8
·
answered by abbade.rosa 5
·
0⤊
0⤋
Eu li em algum lugar, que se os padres casassem, seria um caos para o vaticano, pq seria muito dispendioso.Teriam que custear as familias e a educação dos filhos, além de um sistema de saúde. Que sai muito mais em conta, indenizar as famílias formadas por alguns padres .
Bem isso foi o que li, mas não sei se é correto, pq muitas pessoas escrevem esse tipo de artigo so para poder denegrir a imagem dos padres.
Tenha um dia abençoado.
2007-03-13 22:44:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu não acredito mesmo em celibato....seja de padre , de freira , de monges.....do que for...Nascemos com tesão e morreremos com ele....Ainda bem!!!
2007-03-13 22:42:45
·
answer #10
·
answered by Estrelinha 6
·
0⤊
0⤋