A quimioterapia é uma forma de tratamento para o cancer, que tem por alvo matar células tumorais (cancerígenas). Uma característica comum das células tumorais é sua alta taxa de crescimento (divisão celular). Desta forma os medicamentos utilizados em quimioterapia , de uma maneira geral, são desenvolvidos para matar células em alta taxa de divisão celular. Contudo, células do epitélio capilar e mucosas (como a mucosa intestinal) encontram-se em alta taxa de divisão celular e acabam por sofrer os efeitos do quimioterápico. Dessa forma, uma pessoa que faz quimioterapia pode ter perda de cabelo e náuseas, devido ao efeito colateral da quimioterápia. Atualmente encontram-se em desenvolvimento novas estratégias de tratamento de câncer que tem como objetivo aumentar a especificidade pela célula alvo (tumoral) e minimizar efeitos colaterais, como estratégias de terapia gênica utilizando vetores tecido-específico, e genes supressores de tumor. Caso tenha interesse, inclui em minha fonte um artigo intererssante sobre um novo vetor para terapia gênica, desenvolvido no Brasil, pelo grupo de pesquisa do qual eu faço parte.
Abs!
2007-03-14 10:13:57
·
answer #1
·
answered by Marcio B 2
·
3⤊
0⤋
Como as células cancerígenas têm uma rápida renovação, os medicamentos quimioterápicos são para agir nas células de rápido crescimento no corpo e os pêlos, em geral, são os que possuem as células de crescimento mais rápido em nosso organismo. Fiz quimio, por isso sei. Abraços!
2007-03-15 01:01:32
·
answer #2
·
answered by HARU 5
·
0⤊
0⤋
Numa linguagem bem simples, a quimioterapia vai "matar" as células que estão se multiplicando. Faz isso para tentar impedir o crescimento das células do câncer. Faz isso com todas. E com o cabelo tb. Daí ele cai, pq as células não se dividem mais.
2007-03-14 17:50:36
·
answer #3
·
answered by Bia__ 3
·
0⤊
0⤋
pq a medicação é muito forte.
2007-03-14 16:38:17
·
answer #4
·
answered by Amiguinha 1
·
0⤊
0⤋
é reação de algumas substancias da quimio
2007-03-14 14:43:38
·
answer #5
·
answered by sandra 6
·
0⤊
0⤋
PERDA DE CABELOS:
As células que dão origem ao cabelo, nos folículos pilosos, crescem e se multiplicam rapidamente. Estas células podem, portanto, sofrer a ação de algumas drogas quimioterápicas, e, em conseqüência dos efeitos destas medicações sobre a sua multiplicação, pode haver a queda de cabelos (alopécia).
Nem todas as drogas provocam queda dos cabelos e a intensidade de queda pode, muitas vezes, variar de pessoa a pessoa. Ninguém pode prever exatamente como e em que proporção seus cabelos serão afetados, mas seu médico e enfermeira podem lhe dar uma idéia de como isso ocorrer.
Muito embora seja emocionalmente, difícil aceitar a queda de cabelos, é um tanto reconfortador lembrar que essa perda é geralmente temporária. O reaparecimento de um novo cabelo muitas vezes ocorre durante o mesmo tratamento. Eventualmente, o cabelo que renasce surge com textura e coloração ligeiramente diferentes do original, mas tende a voltar a suas características originais com o decorrer do tempo.
Dependendo da droga quimioterápica utilizada, a queda de cabelos pode ocorrer após algumas sessões, de forma gradativa ou em cachos. Ainda dependendo da droga, a queda de cabelos pode ser parcial. Algumas medidas devem ser tomadas para atenuar a perda de cabelos:- usar shampoos suaves.
- evitar o uso de pentes ou escovas de cerdas duras.
- usar secador em baixa temperatura ou evitar seu uso.- não usar bobis.
- não fazer permanentes.
- não usar tinturas, mas se for necessário, usar tinturas mais fracas.
- deixar o cabelo curto, pois requer menos cuidados e os deixa com aspecto mais volumoso.
- evitar exposição solar prolongada.
2007-03-14 13:17:29
·
answer #6
·
answered by Olliver 6
·
0⤊
0⤋
Efeitos colateraisOs agentes quimioterápicos bloqueiam alguns processos metabólicos comuns ao tumor e aos tecidos sadios. São os tecidos do corpo com maiores índices de renovação, como a medula óssea, couro cabeludo, pele e mucosas, que acabam sendo mais afetados, de forma indesejada, pela medicação.Por isso, durante este tipo de tratamento, efeitos colaterais podem ocorrer, variando em freqüência e intensidade; de pessoa para pessoa. Os mais comuns são: anemia, fadiga, suscetibilidade a infecções (leucopenia), lesões orais (mucosite), náuseas e vômitos, diarréia e alopecia (queda de cabelo).
2007-03-13 21:01:08
·
answer #7
·
answered by Jussara 3
·
0⤊
0⤋
conforme a gravidade da doença, o doente pode se curar com medicamentos muito fortes q causam a queda dos cabelos, mas só qdo ainda da para recuperar o paciente com tratamento quimico, caso contrario, ele tera que fazer transplante de medula
2007-03-13 20:39:21
·
answer #8
·
answered by wendel_gcr 1
·
0⤊
0⤋
Pq algum prodto faz com que os cabelos caiam...
2007-03-13 20:35:57
·
answer #9
·
answered by Jeh. 2
·
0⤊
0⤋
porque a pessoa fica fraca dando fraquesa aos cabelos.
2007-03-13 20:32:46
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋