English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o dízimo é uma forma de ajudar os necessitados, por que não pagá-lo em forma de alimentos, roupas, material de construção, material escolar, consultas médicas e dentárias gratuitas para os profissionais que seguem determinada igreja? Dessa forma, só surgiriam igrejas que quisessem realmente dar oportunidade aos seus fiéis de ajudar os outros e seriam minimizadas as acusações de enriquecimento de líderes religiosos.

Seria possível eliminar o pagamento do dízimo em dinheiro vivo?

Espero respostas sérias e construtivas.

2007-03-13 12:09:19 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Olá!!parabéns pela pergunta...realmente eu pessoalmente não vejo necessidade de dízimos em dinheiro as igrejas e concordo quando você diz que melhor seria aplicar em doações q beneficiassem as pessoas,utilizando-se dos recursos dos próprios membros.Infelismente igreja hoje, virou comércio e ganho de dinheiro fácil, por isso nunca eles pensarão desta forma e usarão sempre o nome de Deus para obterem lucros. Abraços carinhosos.

2007-03-13 13:04:49 · answer #1 · answered by cacau 3 · 0 0

Amiga vc teve uma idéia brilhante, que pena que as religiões não põem isso em pratica. Beijos

2007-03-14 08:48:08 · answer #2 · answered by "Poderosa ruiva" 4 · 0 0

Construções suntuosas,rito requintados , nada diz condiz com os ensinamentos de humildade de Jesus...acho que se a Igreja precisa de um espaço físico que seja comedido, se o pastor ou padre precisa sobreviver, que receba tão somente o necessa´rio para sobreviver com necessidade, afinal o sacerdócio também não é uma forma de caridade? A igreja verdadeiramente cristã tem de dar exemplo distribuindo a maior parte de sua arrecação entre os pobres..."Ai de vós, condutores de cegos, pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, ou pela oferta, este faz certo. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, o ouro, ou o templo de Deus?" (Mateus, XXIII; 16).

2007-03-13 19:37:24 · answer #3 · answered by Advicer 7 · 0 0

O apostólo Paulo falou que Cristo era o fim da lei... ou seja... todos os mandamentos dados aquela nação abençoada por DEUS não tinham mais valor depois da morte de Cristo, inclusive a lei de pagar dízimos que está tb em no livro de Malaquias... Estamos hoje debaixo de somente dois mandamentos: Amar a DEUS sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo!!!
O mesmo Apostolo respondeu quanto ao pagamento do dízimo: "DÊ o que o seu coração lhe mandar"... não sendo algo imposto ou estipulado...

Por isso, quem prega e exige dízimo está negando a Cristo pois ele foi o fim da lei...
Quem pede dízimo é ladrão e só não vê isso quem não quer...
O pior cego é o que não quer vê....

2007-03-13 19:36:23 · answer #4 · answered by Flávio Santos 2 · 0 0

Uma das melhores perguntas já feita aqui no YH.

Na verdade é uma boa idéia, mas quem quer sacrificar a galinha dos ovos de ouro? pelo jeito vai continuar por um bom tempo este grande negósio, mas creio eu que, no futuro irá funcionar assim, quem quizer dar o dízimo será em alimentos e material de consumo conforme as nescessidades dos irmãos. As ofertas e as auçadas ficaria para a manutenção do templo e evangelização.
tomara que volta como está escrito lá em Maláquias 3:10

Veja:
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro (templo), para que haja mantimentos na minha casa. que maravilha se isso voltasse. Daria com maior gozo este dízimo.

2007-03-13 19:35:55 · answer #5 · answered by Dimas Spanier 5 · 0 0

O dizimo existia no tempo da lei mosaica.
Jesus aboliu essa lei, ninguém é obrigado a dar o dizimo.
Apesar de muitas religiões continuarem a ixigi-lo está errado
Se queremos ajudar devemos fazer segundo o que nosso coração pede e não segundo a vontade daqueles que querem enriquecer à custa da boa fé dos crentes.
Seria muito mais benéfico para todas as pessoas carentes e de poucos recursos, se a ajuda vie-se da maneira que você sugeriu.Certamente que haveria menos fome. doenças e menos riquesa nos lideres religiosos.

Bjos

2007-03-13 19:32:13 · answer #6 · answered by Soraya 6 · 0 0

concordo
o dizimo deve ser quando seu coração se sente na vontade de ajudar alguém e não financiar mansoes e carros importados .

2007-03-13 19:25:13 · answer #7 · answered by vaqueiro1971 5 · 0 0

Eu tambem penso sempre nesse argumento. Eu sou contra isso, porque o dizimo nao vai para ajuda de pessoas... De verdade vai para o mantenimento dos pastores.
Se as pessoas pensassem melhor, chegariam nessa conclusao. Jesus dizia que as pessoas tinham que dar 10% dos salarios para os pobres, mas nao especificou se era dinheiro, roupas ou comidas...

2007-03-13 19:20:24 · answer #8 · answered by number twenty one 4 · 0 0

Bom, isso seria uma ótima idéia para moralizar algumas igrejas evangélicas mas alguns pastores não iriam gostar dessa idéia.

2007-03-13 19:16:35 · answer #9 · answered by Jorge P 6 · 0 0

Eu acho que os fiéis têm que fiscalizar p/ onde o dinheiro vai,ou seja o caixa da igreja têm que ser transparente.
Lembro que as igrejas protestantes tradicionais e pentecostais são transparentes em seus caixas.

2007-03-13 19:15:24 · answer #10 · answered by Servo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers