Olá!!! acredito que o objetivo maior de nossa vida é o a prendizado terreno, a construção de uma visão de algo maior do que somente,nascer ,crescer e morrer....é preparar-nos para o que pode vir depois da morte segundo a crença de cada um. Abraços carinhosos.
2007-03-13 13:31:23
·
answer #1
·
answered by cacau 3
·
0⤊
0⤋
Na máxima "nascer, morrer, renascer e progredir incessantemente tal é a Lei" encontramos o mais legítimo processo universal de aplicação dos códigos de justiça nas Leis do Criador.
um abraço!
2007-03-13 10:43:19
·
answer #2
·
answered by Gregorio 7
·
1⤊
0⤋
Tanto a vida material quanto a espiritual tem uma Lei máxima: a lei do progresso...
2007-03-13 10:41:25
·
answer #3
·
answered by Advicer 7
·
1⤊
0⤋
O homem é um EspÃrito encarnado em um corpo material. O perispÃrito é o corpo semimaterial que une o EspÃrito ao corpo material.
Os EspÃritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos EspÃritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os EspÃritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os EspÃritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os EspÃritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os EspÃritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
Os EspÃritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: EspÃritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons EspÃritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; EspÃritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.
O homem tem o livre-arbÃtrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatÃveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
Objetivo da Encarnação
132. Qual o objetivo da encarnação dos EspÃritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.
Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o EspÃrito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o EspÃrito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aà cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. à assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”
A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Deus, porém, na Sua sabedoria, quis que nessa mesma ação eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximar Dele. Deste modo, por uma admirável lei da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.
133. Têm necessidade de encarnação os EspÃritos que, desde o princÃpio, seguiram o caminho do bem?
“Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, conseguintemente sem mérito.”
a) - Mas, então, de que serve aos EspÃritos terem seguido o caminho do bem, se isso não os isenta dos sofrimentos da vida corporal?
“Chegam mais depressa ao fim. Demais, as aflições da vida são muitas vezes a conseqüência da imperfeição do EspÃrito. Quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos. Aquele que não é invejoso, nem ciumento, nem avaro, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam desses defeitos.”
Teu livro
A existência na Terra é um livro que estás escrevendo...
Cada dia é uma página...
Cada hora é uma afirmação de tua personalidade, através das pessoas e das situações que te buscam.
Não menosprezes o ensejo de criar uma epopéia de amor em torno de teu nome.
As boas obras são frases de luz que endereças à Humanidade inteira.
Em cada resposta aos outros, em cada gesto para com os semelhantes, em cada manifestação dos teus pontos de vista e em cada demonstração de tua alma, grafas com tinta perene, a história de tua passagem.
Nas impressões que produzes, ergue-se o livro dos teus testemunhos.
A morte é a grande colecionadora que recolherá as folhas esparsas de tua biografia, gravada por ti mesmo, nas vidas que te rodeiam.
Não desprezes, assim, a companhia da indulgência, através da senda que o Senhor te deu a trilhar. Faze uma área de amor ao redor do próprio coração, porque só o amor é suficientemente forte e sábio para orientar-te a escritura individual, convertendo-a em compêndio de auxÃlio e esperança para quantos te seguem os passos. Vive, pois, com Jesus, na intimidade do coração, não te afastes d’Ele em tuas ações de cada dia e o livro de tua vida converter-se-á num poema de felicidade e num tesouro de bênçãos. (Francisco Cândido Xavier)
Fontes:
O Livro dos EspÃritos, de Allan Kardec
O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec
http://omensageiro.com.br/doutrina/
2007-03-13 12:41:38
·
answer #4
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
0⤋
Segundo Aristóteles de Estagira : "É ser feliz", e concordo com ele.
E tem um diálogo de Platâo chamado Fédon, em O Mito do Destino Das almas, que gosto muito de reler, que é tâo convincente, que se alguém está com dúvidas sobre o destino das almas, pelo menos enquanto lê, deixa de ter dúvidas. Só para se ter uma idéia do gênio que Sócrates foi. escreverei aqui uma pequena passagem deste diálogo:
"...Se verdadeiramente a alma é imortal, cumpre que zelemos por ela, nâo só durante o tempo atual, isso a que chamamos viver, mas também pela totalidade do tempo; pois seria um grande perigo nâo se preocupar com ela. Admitamos que a morte nada mais seja do que uma total dissoluçâo de tudo. Que admirável sorte nâo estaria reservada entâo para os maus, que se veriam nesse momento libertos de seu corpo, de sua alma e da própria maldade! Mas, em realidade, uma vez evidenciado que a alma é imortal, nâo existiria para ela nenhuma fuga possível a seus males, nenhuma salvaçâo, a nâo ser tornando-se melhor e mais sábia. A alma, com efeito, nada mais tem consigo, quando chega ao Hades, do que sua formaçâo moral e seu regime de vida --- o que aliás, segundo a tradiçâo, é justamente o que mais vale ou prejudica ao morto, desde o início da viagem que o conduz ao além..."
Portanto, partindo-se desse princípio filosófico inteligentíssimo de Sócrates, e respondendo à sua pergunta, nâo creio eu, que o objetivo maior de nossas vidas, seja só: Nascer, crescer e morrer. Penso que para quem tem um mínimo de inteligência ou de sensatez, é melhor observar a seus atos, sua formaçâo moral e o seu regime de vida, enquanto é tempo.
Pq nâo acreditar em uma explicaçâo tâo inteligente? O que se tem a perder, em se sendo bom, e procurar ter uma boa formação moral?
Eu prefiro acreditar que exista outra e outras vidas, e nâo somente isso aqui.
"Infeliz daquele que só acredita no que vê."
Abraço.
2007-03-13 11:45:21
·
answer #5
·
answered by Fidalgo 4
·
0⤊
0⤋
Seu foco da vida é que está errado. A vida não tem objetivos; você é que deve ter objetivos na vida. A vida é conseqüência da concepção e do nascimento com vida, mas uma vez nascido e crescido você deve ter objetivos para não transformá-la em uma coisa sem graça, sem futuro, sem exemplos que possam ser seguidos.Só os interessantes interessam. os insignificantes são esquecidos ou não lembrados. O que vem depois da morte, ninguém sabe, ninguém viu. Se alguém disser que sabe ou que viu, não acredite nele, pode ser um falso profeta.
2007-03-13 11:11:02
·
answer #6
·
answered by Juvenaldo GO 4
·
0⤊
0⤋
E V O L U I R
2007-03-13 10:53:57
·
answer #7
·
answered by NOVAVISÃO 3
·
0⤊
0⤋
O objetivo da vida de todos nós é saber conviver harmoniosamente com as pessoas.
2007-03-13 10:50:48
·
answer #8
·
answered by Leo Lé 6
·
0⤊
0⤋
"Nossa" vida, Ricardinho?????
Por acaso nós nos conhecemos?!?
Uma vez um pesquisador do censo veio me testar...eu comi o seu fígado com fava e um ótimo Chianti. Fffffsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
2007-03-13 10:48:57
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o objetivo da nossa vida e conseguir alcançar o que foi feito para o nosso futuro então cada pessoa tem um objetivo diferente então como você ou eu teremos um objetivo diferente de toso que ainda esta no mundo.
2007-03-13 10:47:53
·
answer #10
·
answered by cleveston henrique dos reis leit 1
·
0⤊
0⤋