Provavelmente por vários motivos.
Um deles é que precisavam de uma data; não dava pra ficar sem...
Outro é que Jesus tem, na teologia Cristã, o mesmo papel que Mitra no Mitraísmo: ele é o deus-Filho, é alguém que "virá até nós no futuro", e tem várias outras semelhanças.
Os religiosos que sabiam do que estavam falando conheciam bem mitos dos países vizinhos, e mesmo de outras crenças de seus países, e entendiam que era basicamente a mesma coisa.
Daí pra escolher o dia de Mitra para ser o Natal, foi um pulinho... :-)
Pra quem gosta de psicologia e símbolos, me parece que Jesus e Mitra são o mesmo arquétipo (o Salvador, último estágio do arquétipo do herói).
Aliás, olha que interessante:
- Cristãos Nestorianos parecem ter ido ao oriente mais distante (Índia? China?). Também os adeptos do Mitraísmo tinham contato com esses locais, creio.
- "Maitri", do Sânscrito, lembra muito "Mitra". E Maitreya é, no Budismo Mahayana, adivinhe? O "Buda Futuro", "o que virá".
2007-03-13 07:38:41
·
answer #1
·
answered by Eu 4
·
2⤊
0⤋
JESUS NÃO NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO ISSO É UMA MENTIRA
2015-12-25 03:02:47
·
answer #2
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
Não são todos que fazem assim.
As Testemunhas de Jeová não comemoram o natal, que como você destacou bem, tem uma origem claramente pagã, antecedendo em muito o nascimento de Jesus.
Com a suposta "conversão" de Constantino ao Cristianismo, ele tentou aproveitar comemorações pagãs para adaptá-las como comemorações cristãs. O objetivo era "converter" mais facilmente os pagãos ao dito cristianismo na época.
Não só o natal, mas diversas outras festividades e crenças e dogmas ditas como cristãs hoje tem origem claramente pagã. Exemplo:
- A páscoa conforme é comemorada hoje, com a estória dos coelhos, dos ovos, etc.
- Festa de "S. João" com uso de fogueiras, etc.
- A Cruz e sua adoração e veneração.
- O dogma de três deuses em um só - A trindade ..
- O Inferno de Fogo para atormentar para sempre os maus ...
- A imortalidade da alma ...
- Etc, Etc.
A própria celebração de aniversários natalícios tem origem claramente pagã.
A Bíblia só menciona a comemoração de aniversários de duas Pessoas - do Faraó do Egito e de Herodes, velha raposa apóstata.
Se fosse importante a comemoração do nascimento de Jesus, Jesus por certo teria comemorado em algum tempo durante a sua vida na terra, ou mesmo o aniversários de seguidores dele estaria registrado na Bíblia.
Tanto não comemorava, que a data do nascimento de Jesus NÃO se encontra registrada na Bíblia.
Será que Deus aceita a mistura do que é falso com o que é verdadeiro, por melhor que seja a intenção ?
A Bíblia mesmo responde.
Veja o que disse Paulo escrevendo aos Corintios em 2ª Corintios 6:14-18 e 7:1:
Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos. Pois, que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo? E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templo dum Deus vivente; assim como Deus disse: “Residirei entre eles e andarei entre [eles], e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” “‘Portanto, saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’”; “‘e eu vos acolherei’”. “‘E eu serei pai para vós e vós sereis filhos e filhas para mim’, diz Jeová, o Todo-poderoso.”
Portanto, amados, visto que temos estas promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade em temor de Deus.
Assim, deveríamos ser humildes e obedecer a Deus e a Jesus, NÃO fazermos nossa própria religião ou nossas crenças e achar que Deus e Jesus aceitam tal forma de adoração.
É por estas e outras que as Testemunhas de Jeová são tão odiadas e perseguidas, especialmente por religiosos e por pessoas mal informadas a respeito delas.
Porque elas humildemente procuram obedecer e esforçam-se a seguir à palavra de Deus e fazer as coisas conforme ensinado por Jeová e Jesus.
Espero ter ajudado.
2007-03-14 00:33:25
·
answer #3
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
Porque os cristãos além de não ter originalidade, nem sabiam a data de nascimento do führer deles. Daí se apropriaram de uma data que já era festa prá confundir os contemporâneos e eles nem perceberem que estavam comemorando um outro deus por engano.
Cristãos, estelionatários desde o princípio.
2007-03-13 08:03:44
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
O mais importante no natal não é a data em si. Aliás, a data é o que menos importa. 25 de dezembro, 25 de fevereiro ou 25 de abril, tanto faz ! O mais importante é tirar uma data como memorial, trazendo a memória o amor que deus teve ao mundo enviando-lhe o seu único filho.
2007-03-13 07:26:18
·
answer #5
·
answered by Eduardo B 2
·
0⤊
2⤋