a encefalocele é caracterizada por defeitos na formação óssea da calota craniana, por onde podem herniar meninge, medula e até mesmo partes do cérebro.
>><>
2007-03-14 02:38:23
·
answer #1
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Há a herniação do cérebro e das meninges por defeitos da calota craniana formada pelo tubo neural. Causa deficiências motoras e intelectuais graves, mas é menos freqüente. Todos esses defeitos podem ser evitados com a ingestão de ácido fólico, ou seja, vitamina B9 pelas gestantes nas primeiras semanas de gravidez.
2007-03-20 13:59:25
·
answer #2
·
answered by Mila 2
·
0⤊
0⤋
É um defeito do tubo neural causado por herniação do cérebro (cerebelo) e meninges (Encefalocele ou meningoencefalocele), meninges e líquido cefalorraquídeo apenas (meningocele), ou cérebro, meninges e ventrículos (meningohidroencefalocele) através de um defeito congênito na formação do crânio.
2007-03-19 12:18:35
·
answer #3
·
answered by Girl 2
·
0⤊
0⤋
O feto apresenta rins multicísticos e encefalocele (má formação na qual os ossos do crânio não se fecham adequadamente e o cérebro migra para fora da cabeça) e não sobreviveria após o parto
Bjus
2007-03-18 22:27:34
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É uma hernia do cérebro e das meninges por defeitos da calota craniana formada pelo tubo neural. Causa deficiências motoras e intelectuais graves, mas é menos freqüente. Todos esses defeitos podem ser evitados com a ingestão de ácido fólico, ou seja, vitamina B9 pelas gestantes nas primeiras semanas de gravidez.
2007-03-18 20:28:05
·
answer #5
·
answered by Ycleg 4
·
0⤊
0⤋
Rafa,
Encefalocele
Há a herniação do cérebro e das meninges por defeitos da calota craniana formada pelo tubo neural.
Causa deficiências motoras e intelectuais graves, mas é menos freqüente. Todos esses defeitos podem ser evitados com a ingestão de ácido fólico, ou seja, vitamina B9 pelas gestantes nas primeiras semanas de gravidez.
Um abraço!
2007-03-16 16:27:58
·
answer #6
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Vmos desmembrar a palavra para vc entender:
Encefalo = disrespeito a cabeça ou cérebro ( massa encefálica)
cele = a hérnia
então teriamos uma hérnia na cabeça ou uma hérnia cerebral.
2007-03-15 22:30:45
·
answer #7
·
answered by Téc. Enf. Machado 4
·
0⤊
0⤋
Encefalocele
1. Cabeça
A cabeça começa a diferenciar-se aproximadamente no 17o dia após a fecundação4 e entre a 7a e 8 a semana já é distinguida ao ultra-som pela presença do rombencéfalo que aparece como área cÃstica.
Vários importantes aspectos da anatomia intracraniana podem ser avaliados intra-útero pela ultra-sonografia, permitindo uma série de diagnósticos e determinando condutas.
Começando com cortes transversais bem baixos na cabeça fetal, ao nÃvel da base do crânio, observamos o aspecto de ‘x”, dado pelo esfenóide e petroso. 4 Em geral neste nÃvel notamos também as órbitas e o cerebelo.
O cerebelo localiza-se na fossa posterior, um plano acima do forame magno. à composto de dois hemisférios, unidos entre si pelo vermis cerebelar. Posteriormente a este se observa a cisterna magna. A ponte é anterior ao cerebelo e imediatamente anterior ela, que aparece como duas estruturas hipoecóicas e ovaladas separadas por fina linha ecogênica, observa-se outro aspecto de “X” dado pelo quiasma óptico.
Os tálamos são observados em plano superior a este último, na região central da cabeça fetal, portanto mais anteriormente que a ponte, e têm aspecto semelhante a esta, porém com o terceiro ventrÃculo no centro. O quarto ventrÃculo normalmente não é visto.
Os ventrÃculos laterais aparecem anecóicos e alongados bilateralmente. Denomina-se antro a área dos ventrÃculos laterais que comunica o corpo, os cornos occipitais e temporais. à ocupado pelo plexo coróide e mede no máximo 10-12mm.4,1 O ângulo entre o maior eixo do plexo coróide e a linha média é de cerca de 14 graus e se exceder 29 é indicativo de ventriculomegalia.4 Outro sinal de dilatação ventricular é a observação de que o plexo coróide não toca as duas paredes dos ventrÃculos laterais.1 à importante ressaltar que os ventrÃculos laterais normalmente aparecem grandes quando comparados à calota craniana durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez.
Os plexos coróides aparecem como duas “massas” hiperecóicas bilateralmente no interior dos ventrÃculos laterais. Nos estágios iniciais da gravidez aparecem normalmente desproporcionalmente grandes em relação à cabeça fetal. Em torno da 11 semanas os ventrÃculos cerebrais estão quase completamente preenchidos pelos plexos coróides com o desenvolvimento e crescimento da cabeça e ventrÃculos este aspecto vai se modificando.
Durante o exame obstétrico deve ser observada a calota craniana quanto à sua ecogenicidade, que pode estar diminuÃda em doenças que afetem a mineralização óssea e sua integridade.
A anencefalia é fácil e precocemente diagnosticada. Estão ausentes o crânio, os hemisférios cerebrais e as estruturas diencefálicas. Denomina-se acrania a ausência parcial ou total da calota craniana com presença de desenvolvimento cerebral.2
A encefalocele, extravasamento de conteúdo encefálico por defeito ósseo, é mais freqüentemente na linha média a nÃvel occipital, porém pode ser frontal, parietal ou na base do crânio. 6 Estes defeitos são geralmente pequenos, o que pode dificultar e até impossibilitar sua individualização, dificultando o diagnóstico diferencial entre meningocele occipital e higroma cÃstico, embora o último geralmente seja multiseptado. A encefalocele é comumente acompanhada de hidrocefalia. Pode ser achado isolado ou fazer parte de uma sÃndrome, genética ou não.
A hidrocefalia e freqüentemente secundária a obstrução do fluxo do lÃquor e menos comumente devida a aumento de produção do mesmo. As principais etiologias são estenose de aqueduto, hidrocefalia comunicante, má-formação de Dandy-Walker e hidrocefalia associada a outros defeitos, mais freqüentemente defeitos de tubo neutral além de holoprosencefalia, agenesia do corpo caloso e porencefalia.6 O diagnóstico de hidrocefalia determina a minuciosa procura de outras alterações fetais, pode ser observada na Acondroplasia, Osteogênese imperfecta, várias anomalias cromossomiais, como trissomia do 13,18, e 21, infecção intra-útero, tumores e cistos intracranianos, malformações vasculares, entre outros.2 Fetos com hidrocefalia não desenvolvem macrocrania até tardiamente na gravidez.6
Malformação de Arnold-Chiari (Chiari tipo II) é o deslocamento inferior do tronco cerebral e cerebelo. A cisterna magna é obliterada e o cerebelo adquire aspecto semelhante a banana (sinal da banana), associa-se a hidrocefalia e pode ser observada ligeira depressão dos temporais dando o aspecto de limão ao crânio (sinal do limão). 6 Esta sempre associada a espinha bÃfida7 e é encontrada em 85 a 90% de todos os casos de defeito de fechamento de coluna.8 Estenose de aqueduto é observada em 40 a 75% dos casos.
A holoprosencefalia é oriunda de defeito que ocorre na quinta ou sexta semanas de gravidez,8 quando há separação dos hemisférios cerebrais e formação das estruturas da linha média,6 está tipicamente relacionada a graus variados de defeitos da face (ciclopia, hipotelorismo, ausência de septo nasal, lábio leporino, fenda palatina e micrognatia).6,8 Pode ser alobar, quando a fissura inter-hemisférica e a foice estão ausentes, há apenas um ventrÃculo primitivo e os tálamos são fundidos na linha média. Na holoprosencefalia semi-lobar existem dois hemisférios cerebrais parcialmente separados porém um só ventrÃculo. A holoprosencefalia é verificada em 62% dos feto com trissomia do 13.6 A holoprosencefalia lobar é a forma menos severa.
Na agenesia do corpo caloso há marcada separação dos corpos dos ventrÃculos laterais com aumento do átrio e cornos occipitais, o terceiro ventrÃculo esta dilatado e deslocado superiormente.2 Este deslocamento é altamente indicativo de agenesia do corpo caloso mas esta presente em apenas 50% dos casos.6 Pode ser associada a aberrações cromossomias, particularmente a trissomia do 186 e a várias outras anomalias cerebrais.8
Porencefalia é a presença de cistos na substância cerebral, eles podem comunicar-se com o sistema ventricular, espaço subaracnóideo ou ambos. Podem ser oriundos de defeitos de formação cerebral, neste caso são bilaterais e simétricos e freqüentemente associados à microcefalia, ou derivados de processo destrutivo que determinem necrose do tecido cerebral, neste caso em geral é unilateral e acompanhada de hidrocefalia.
Na hidranencefalia ocorre total ou quase total ausência dos hemisférios cerebrais, nas formas mais graves apenas o cerebelo, mesencéfalo, gânglios da base e porções inferiores do lobo occipital e temporal estão presentes. 8 Pode ser considerada forma extrema de porencefalia.2,8 A verificação da ocupação da cabeça fetal por área cÃstica é fácil, porém o diagnóstico diferencial entre hidranencefalia e hidrocefalia severa pode ser difÃcil.6,8
Na SÃndrome de Dandy-Walker há hipoplasia em graus variados ou ausência do vermis cerebelar e do assoalho do quarto ventrÃculo que comunica-se com cisto de fossa posterior. Grande cisto de fossa posterior pode comprimir o tronco cerebral e gerar dificuldade de deglutição para o feto, podendo assim ocorrer polidramnia associada.8 Têm sido observado o aumento da incidência em famÃlias com doença policÃstica renal.
Cistos de plexo coróide podem ser observados até o segundo trimestre em fetos normais, regredindo espontaneamente, entretanto podem associar-se a trissomia do 18.2,6
Defeitos da face podem estar associados a outras má formações em cerca de 50% dos casos. 23
As órbitas devem estar evidentemente presentes e simétricas. Pode ser evidenciado hipo ou hipertelorismo, existem tabelas para avaliação do diâmetro binocular normal para cada faixa etária. O hipertelorismo pode ocorrer associado a inúmeras sÃndromes ou em casos de encefalocele fronto-nasal . O hipotelorismo pode ser visto na holoprosencefalia, sÃndromes genéticas, microcefalia, em mães com fenilcetonúria entre outros. Em casos de holoprosencefalia alobar pode haver uma única órbita na região central da face.23
A pesquisa de lábio leporino deve ser sistemática, embora sua correção só seja realizada após o terceiro mês de vida extra-uterina, doenças da face geram grande impacto ao nascimento, além da alta incidência de anomalias genéticas associadas. Sua pesquisa deve ser feita com a elaboração de cortes ecográficos tangenciando a face fetal da base do
nariz até que os lábios desapareçam, pequenas fissuras podem só aparecer nos últimos cortes. Na região da fenda, no perfil observa-se o aspecto pseudoprognatismo.
A ultra-sonografia tridimensional, que permite a reconstrução da face em seu modo superfÃcie como se fosse uma fotografia, permite uma visão muito clara dos defeitos da face. A análise multiplanar da imagem que o método permite, facilita enormemente a pesquisa de fenda palatina, importante dado para o planejamento cirúrgico e prognóstico.
Espero ter ajudado.
2007-03-15 12:36:51
·
answer #8
·
answered by Hanna 2
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre encefalocele=Há a herniação do cérebro e das meninges por defeitos da calota craniana formada pelo tubo neural. Causa deficiências motoras e intelectuais graves, mas é menos freqüente. Todos esses defeitos podem ser evitados com a ingestão de ácido fólico, ou seja, vitamina B9 pelas gestantes nas primeiras semanas de gravidez.
2007-03-14 09:05:25
·
answer #9
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Segundo o dicionário Michaelis, existem três significados para esta palavra, seguem:
1: A cavidade interna do cérebro.
2: Os ventrículos e outras cavidades do cérebro.
3: Hérnia do cérebro ou do cerebelo, através de abertura congênita ou traumática do crânio.
Bom dia.
2007-03-13 11:00:22
·
answer #10
·
answered by Wolf 4
·
0⤊
0⤋