O Aids pode levar de oito até 15 anos para apresentar seus sintomas, isso se deve não porque o vírus fica "dormindo", mas sim porque nosso organismo fica em luta constante com esse "inimigo". Com o passar dos anos o organismo começa a enfraquecer e passa a perder a luta para o vírus, então começa a AIDS. Esse tempo varia de organismo pra organismo. Os sintomas mais comuns são grande perda de peso, anemia, mal-estar, fraqueza. Quando a pessoa se infecta com o vírus é comum haver febre, vômitos e diarréias, mas esses sintomas são facilmente confundidos com uma virose qualquer. Como o organismo está com as defesas em baixa, junto a esses sintomas podem aparecer as chamadas doenças oportunistas. Existem várias doenças que ao se manifestarem em conjunto com outros sintomas são indicativos de que a pessoa tem Aids.
2007-03-13 02:40:33
·
answer #1
·
answered by Suzanne M 1
·
1⤊
0⤋
AIDS
Sinônimos:
SIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O que é?
Doença infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana, que leva a uma perda da imunidade progressiva resultando em infecções graves, tumores malignos e manifestações causadas pelo próprio vírus.
Como se adquire?
A contaminação acontece através: de relações sexuais,
do uso de droga injetável onde se dividem seringas com sangue contaminado,
de transfusões de sangue, durante a gravidez ou pelo leite materno,
da doação de órgãos ou sêmen infectado,
da inseminação artificial e
da exposição a material contaminado entre trabalhadores da área de saúde.
O período de incubação varia de semanas a meses. Em geral em até um ano já surgem alguns sintomas da doença.
O que se sente?
A evolução da doença pode ser dividida em três fases: Infecção aguda:
surge algumas semanas após a contaminação, com febre, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares pelo corpo, ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias;
Infecção assintomática:
tem duração variável, de meses a anos;
Doença sintomática:
manifestação mais grave da doença, onde a pessoa vai perdendo sua imunidade e vão surgindo doenças oportunistas, tumores raros e formas graves de doenças tropicais no Brasil.
Como se faz o diagnóstico?
São feitos exames de sangue específicos para a detecção do vírus ou de seus anticorpos.
O aparecimento de anticorpos detectáveis por exames de sangue ocorre num período de seis a 12 semanas da infecção inicial.
Como se trata?
Nos últimos anos foram obtidos grandes avanços no conhecimento da infecção pelo HIV: várias drogas foram desenvolvidas e se mostraram eficazes para o controle da doença, diminuindo sua progressão e levando a uma diminuição das doenças oportunistas, a uma melhora na qualidade de vida e, principalmente, numa maior sobrevida.
Cabe ressaltar que ainda nenhuma droga pode erradicar a doença, mas sim, controlá-la e isso só é possível se o paciente estiver tomando todas as medicações.
O abandono de tratamento e o uso incorreto das medicações são os maiores causadores do elevado número de óbitos.
Como se previne? O mais importante é a informação e educação visando a prática de sexo seguro, diminuindo o número de parceiros e incentivando o uso de preservativos.
Todo o sangue para ser transfundido deve ser obrigatoriamente testado e a exclusão de doadores de risco aumenta a segurança da transfusão.
Quem usa droga injetável deve lavar a seringa com água sanitária e água corrente após outra pessoa ter usado.
Instrumentos cirúrgicos devem ser desinfectados e esterilizados e os materiais descartáveis devem ser acondicionados em caixas apropriadas para evitar acidentes.
O HIV é muito sensível aos métodos de desinfecção e esterilização e é inativado por produtos químicos específicos e pelo calor, mas não por irradiação ou raios gama.
A transmissão de gestantes para seus filhos é muito diminuída com o uso de medicação anti-retroviral.
2007-03-15 12:56:01
·
answer #2
·
answered by Jackson Resende 5
·
1⤊
0⤋
Bom dia Soraya N!
Ao entrar no organismo de uma pessoa, o vírus da AIDS(HIV), tentará se expandir, se multiplicar, tentará "ganhar o máximo de terreno" possível, desde que encontre condições favoráveis para isso.
A pessoa pode ficar anos sem ter nenhum sintoma(não há nada que possa afirmar 100% olhando que alguém tem AIDS, como pintas vermelhas no corpo, que indicam catapora na criança), e nem mesmo saber que tem.
A pessoa infectada pode fazer controle da doença, para que a mesma não se "transforme" em "SIDA", pois o organismo estará debilitado demais, e isto favorece a entrada de doenças oportunistas(a tuberculose é uma constante tormenta), e são estas as que matam verdadeiramente as pessoas, pois a AIDS em si, enfraquece, as doenças entram e matam.
Algumas pessoas ficam muitos anos sem ter qualquer sintoma, e graças a um acompanhamento bem controlado, a qualidade de vida é muito boa.
Resumindo: Aids não está na cara, fique atenta!
Um abraço.
2007-03-13 03:10:34
·
answer #3
·
answered by jose miguel d 2
·
1⤊
0⤋
Os vírus da AIDS leva 6 meses à manifestar-se na pessoa infectada, e os primeiros sintomas são: febres, tósse e diarreia.
2007-03-13 03:03:19
·
answer #4
·
answered by Marcio Guedes Cachama G 1
·
1⤊
0⤋
Quanto tempo a pessoa com o vírus da aids depois de descobrir em exame que tá com o vírus, através de tratamento pode viver?
2015-01-01 05:07:49
·
answer #5
·
answered by Rodrigo 1
·
0⤊
0⤋
isto varia de pessoa para pessoa , existe caso que leva dois anos ,outras pessoas levam anos por isso isto varias. não a tempo certo. o seus 1 sintomas é vomitos ,diarréia ,edemas , feridas , febres etc.
2007-03-13 23:53:46
·
answer #6
·
answered by solange c 1
·
0⤊
0⤋
Os sintomas acontecem alguns dias depois do contágio e são parecidos com os de uma gripe: febre, dor de garganta. Os gânglios linfáticos (ínguas) incham e podem aparecer manchas pelo corpo. No entanto, os sintomas não são um bom indicativo, uma vez que podem variar de pessoa para pessoa.
Se alguém viveu um risco de contaminação, como por exemplo transar sem camisinha ou compartilhar agulhas e seringas, deve usar camisinha em todas as suas relações e esperar uns 3 meses para fazer o exame, pois só depois desse períodos os anticorpos dão detectados. Pode ser necessário repetir o exame mais 2 ou 3 vezes, para um resultado conclusivo.
Para mais informações, consulte um médico no posto de saúde.
2007-03-13 06:50:08
·
answer #7
·
answered by Luz 6
·
0⤊
0⤋
Soraya, eu marquei uma estrela para a sua pergunta porque ela levanta uma questão interessantíssima: a gente fala sobre prevenção, sobre campanhas de alerta e informação, mas me parece que não é dada a mesma atenção a quem, infelizmente, contraiu o vírus. Eu conheço (e convivi certo tempo) com uma pessoa infectada que recusou o tratamento porque simplesmente não aceitou o diagnóstico; embora tivesse um comportamento de risco, jamais admitiu que "fosse acontecer com ele". O sistema imunológico dele começou a falhar e foram necessárias muitas pessoas insistindo (quase implorando) para que ele iniciasse o tratamento. A melhora física, pelo menos na aparência, foi quase imediata; infelizmente, acredito que pela demora em tomar o coquetel e até pela resistência em aceitar a contaminação ele é um candidato a desenvolver a AIDS em pouco tempo. Outro fator importantíssimo para retardar a doença é o amor, o carinho, a aceitação das pessoas que cercam o portador do vírus; se ele se sentir querido, ele vai querer viver e, querendo viver, ele vai estimular a produção das células de defesa do seu organismo. Porisso, a disparidade que existe entre o momento em que o indivíduo contrai o vírus e o momento em que ele desenvolve a doença: nesse intervalo, alimentação saudável, exercícios, o cuidado de não se expor novamente ao vírus, o uso da medicação indicada e o amor de familiares e amigos fazem toda a diferença. Quanto à ordem de aparecimento dos sintomas, eu não sei! No rapaz que usei como exemplo (e que realmente existe) os sintomas visíveis foram magreza excessiva, palidez e infecções freqüentes. Mas eu realmente não tenho conhecimento para afirmar quais seriam os sintomas que se manifestam primeiro.
2007-03-13 05:44:18
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Depende de muitos fatores, emocional, físico... e da própria pessoa infectada (se ela souber),pois o vírus ataca sempre que a pessoa estiver com baixa resistência, aí um simples resfriado pode se tornar um problemão. Vc tem que estar sempre alerta, auto-estima lá em cima, viver normalmente, procurar ajuda médica, sempre. E os primeiros sintomas, são a perda de peso repentinamente. Espero que tenha esclarecido em alguma coisa. Bjs.
2007-03-13 03:47:08
·
answer #9
·
answered by Fernando 2
·
0⤊
0⤋
nao existe um tempo exato para manifestação,mas a partir de 3 meses de infecçaõ jah pode ser detectado atraves de exames,os primeiros sintomas da doença sao doenças faceis de curar como gripe por exemplo q nunca se cura
2007-03-13 03:37:53
·
answer #10
·
answered by sam 4
·
0⤊
0⤋