Olhe o que Einsten disse sobre ele próprio e dê sua opinião!
“A opinião comum de que sou ateu repousa sobre grave erro. Quem a pretende deduzir de minhas teorias científicas não as entendeu.
Creio em um Deus pessoal e posso dizer que, nunca, em minha vida, cedi a uma ideologia atéia.
Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880.
Aos dezoito anos, eu já considerava as teorias sobre o evolucionismo mecanicista e casualista como irremediavelmente antiquadas. No interior do átomo não reinam a harmonia e a regularidade que estes cientistas costumam pressupor. Nele se depreendem apenas leis prováveis, formuladas na base de estatísticas reformáveis. Ora, essa indeterminação, no plano da matéria, abre lugar à intervenção de uma causa, que produza o equilíbrio e a harmonia dessas reações dessemelhantes e contraditórias da matéria.
“A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico. Este é o semeador da verdadeira ciência. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um morto.
Saber que realmente existe aquilo que é impenetrável a nós, e que se manifesta como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas só podem entender em suas formas mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.
A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica.
2007-03-12
18:46:42
·
10 respostas
·
perguntado por
elidarolim
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Quando se pretende falar da relação entre Albert Einstein e a religião, é inevitável lembrar uma de suas frases mais famosas: “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Isso seria mais do que suficiente para se perceber que o cientista tinha uma relação especial com a religião. Alguns biógrafos de Einstein (1879-1955) chegaram a defender a noção de que essa relação ocorreu basicamente em sua infância, mas essa idéia já não é mais aceita. Uma das pesquisas mais profundas desse relacionamento entre ciência e religião na vida e obra de Einstein está no livro Einstein e a Religião, de Max Jammer, professor de Física e colega de Einstein em Princeton.
2007-03-12
19:00:49 ·
update #1
Jammer cita outra frase importante de Einstein, numa entrevista concedida ao escritor James Murphy e ao matemático John William Navin Sullivan (1886-1937), em 1930. “Todas as especulações mais refinadas no campo da ciência”, disse Einstein, “provêm de um profundo sentimento religioso; sem esse sentimento, elas seriam infrutíferas”.
2007-03-12
19:02:23 ·
update #2
Onde está esta citação atribuída a Einsten?
O que sei são essas...
Aproveitando-me da citação de Einstein na crônica de João Santaroza, veio-me a lembrança de algumas frases do livro "Einstein, O Enigma do Universo" escrito por Huberto Rohden, contemporâneo de Einstein em Princeton, 1945-1946.
2007-03-12
19:09:06 ·
update #3
Recomendo que leiam o livro inteiro, mas algumas passagens, em especial, merecem ser lembradas. Huberto Rohden, brasileiro de Tubarão-SC foi o primeiro a estudar as ligações entre a genialidade de Einstein e a força maior do universo.
2007-03-12
19:09:53 ·
update #4
Embora aos céticos pareça um paradoxo, neste livro Rohden faz cair por terra alguns preconceitos em relação à espiritualidade humana, mostrando que a ciência e as grandes teorias sempre andaram de mãos dadas com Deus (numa definição amórfica) e que o gênio da matemática também era religioso,dentro de um conceito não-dogmático. Algumas frases do livro*:
"Deus não joga dados com o mundo. Ele é sutil, mas não é maldoso"
A matemática também pode ser aplicada à mística, porque tanto esta quanto aquela são uma captação cósmica, e não uma captação mental."
"Futura gerações não acreditarão que um Homem como Gandhi passaram pela face da terra, em carne e osso."
"A matemática reside no princípio 'creador'. Ela é absolutamente certa enquanto se mantém no abstrato, mas perde da sua certeza na razão direta da sua concretização."
"Deus 'creou' o homem o menos possível para que possa 'crear' o máximo possível."
"
2007-03-12
19:10:22 ·
update #5
O livre-arbítrio é o poder de ser causa própria. Podemos trocar o determinismo pela auto-determinação."
"Nenhum homem pode encontrar Deus, mas Deus pode encontrar o homem, se ele for permitir."
"... agora que envelheci, passei a olhar a morte como uma dívida antiga que é preciso, afinal, saldar. Contudo, instintivamente, faz-se quanto é possível para delongar esse acontecimento. Tal é o jogo que a natureza joga conosco. Podemos achar graça por assim ser, mas não conseguimos libertar-nos do instinto de sobrevivência a que todos estamos presos."
2007-03-12
19:10:49 ·
update #6
Na verdade, muitas vezes relutamos em aceitar razões ou experiências que não nos pertencem, mas se nossas mentes inquietas resolverem dar uma chance para a lógica de outras razões mais privilegiadas, poderemos ao menos emprestá-las por agum tempo para tentarmos sair do marasmo do determinismo inconsciente. Que cada um dos iluminados que por aqui passaram sejam entendidos na essência de suas obras e não na superficialidade de seus atos magnânimos.
----------------------------------------------------------
*Einstein, O Enigma do Universo. Reeditado pela ediora Martin Claret em 2004. Huberto Rohden ex-jesuíta e filósofo. Fez estudos no Rio Grande do Sul, formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em universidades da Áustria, Holanda e Itália. Publicou mais de 65 obras sobre ciência, filosofia e religião. Pesquisador bolsista na Universidade de Princeton, New Jersey, onde conviveu com Albert Einstein e lançou o movimento de âmbito mundial da Filosofia Univérsica".
2007-03-12
19:11:02 ·
update #7
Betinha, vc leu acima?
Rosinha... QUem foi aqui que falou em igreja?
2007-03-12
19:12:39 ·
update #8
einsten nunca foi Jesuíta, vc pegou uma citação deHuberto Rohden ex-jesuíta e filósofo. Fez estudos no Rio Grande do Sul, formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em universidades da Áustria, Holanda e Itália.
2007-03-12
19:16:04 ·
update #9
Quer mais citações de Einsten? Veja bem, não estou defendendo igreja nehuma! Fique claro!
INTELIGÊNCIA
"Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário. A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo."
2007-03-12
19:21:58 ·
update #10
"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada."
"Às vezes me pergunto porque eu fui o único a desenvolver a teoria da relatividade. A razão, acho, é que um adulto normal nunca pára pra pensar nos problemas de espaço e tempo. Essas são coisas que só as crianças pensam. Mas como meu desenvolvimento intelectual foi retardado, como resultado eu comecei a me perguntar sobre espaço e tempo somente quando crescí."
2007-03-12
19:22:41 ·
update #11
"Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante que conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação dá a volta ao mundo."
CIÊNCIA
"Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega."
"A ciência nos afasta de Deus, mas a ciência pura nos aproxima de um criador."
"Algo que aprendi em uma longa vida: toda nossa ciência, medida contra a realidade, é primitiva e infantil - e ainda assim, é a coisa mais preciosa que temos."
2007-03-12
19:23:14 ·
update #12
"O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um ser de quem esperam bondade e do qual temem castigo; um sentimento exaltado semelhante aos laços do filho com o pai; um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam."
"Como é possível que a matemática, sendo afinal um produto do pensamento humano, que é independente da experiência, seja tão admiravelmente apropriada para os objetos da realidade? Será que a razão humana é, sem recurso à experiência, meramente pelo pensamento, capaz de sondar ("fathom") as propriedades das coisas reais?
2007-03-12
19:23:38 ·
update #13
Em minha opinião a resposta a esta pergunta é, em poucas palavras: na medida em que as leis da matemática referem-se à realidade, elas não são exatas; e, na medida em que elas são exatas, não se referem à realidade."
(Em comunicação à Academia Prussiana de Ciências)
"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."
DEUS
"Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber com os nossos espíritos frágeis e duvidosos. Essa convicção profundamente emocional na presença de um poder de raciocínio superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéia que faço de Deus."
2007-03-12
19:24:13 ·
update #14
"O sábio, consciente da lei de causalidade de qualquer acontecimento, decifra o futuro e o passado, que estão submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. (...) Sua religiosidade consiste em espantar-se, em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu talento não podem desvendar, diante dela, a não ser seu próprio nada irrisório. Esse sentimento desenvolve a regra dominante da sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a escravidão dos desejos egoístas."
(Como Vejo o Mundo; Ed. Nova Fronteira)
2007-03-12
19:24:38 ·
update #15
"Eu não posso acreditar que Deus tenha escolhido jogar dados com o Universo."
(Dando a entender que na sua opinião a Natureza não poderia operar através de leis estatísticas, tal como proposto na Teoria Quântica)
"Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Eu não acredito em um Deus pessoal e nunca neguei isso, ao contrário, expressei claramente. Se existe algo em mim que pode ser chamado de religioso, esse algo é a minha admiração ilimitada pela estrutura do mundo até onde a ciência pôde nos revelar neste momento."
"Não posso imaginar um Deus que recompensa e castiga os objetos de sua criação, cujos propósitos estão modelados com base em nossos próprios - em resumo: um Deus que não é senão um reflexo da fragilidade humana."
2007-03-12
19:25:05 ·
update #16
"Acredito no Deus de Espinosa, revelado na harmonia de tudo o que existe, mas não em um Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens."
(Telegrama para um jornal judaico, datado de 1929)
"Minha religiosidade consiste na humilde admiração do espírito infinitamente superior que se revela no pouco que nós, com nossa dedução fraca e transitória, podemos compreender da realidade. Moralidade é da mais alta importância - mas para nós, não para Deus."
RELIGIÃO
Deve ficar claro que Einstein não acreditava em "pacotes espiritualistas". Tinha suas próprias idéias e filosofias, que eram próximas às do Budismo:
2007-03-12
19:25:36 ·
update #17
"Eu não acredito na imortalidade do indivíduo, e considero a moral como algo que diz respeito somente aos homens, sem qualquer relação com uma autoridade supra-humana."
"A moda mística desses tempos, que se mostra particularmente no crescimento galopante da chamada Teosofia e espiritualismo, pra mim não é mais do que um sintoma de debilidade e confusão. Como nossas experiências consistem em reproduções e combinações de impressões sensoriais, o conceito de uma alma sem corpo me parece carente de qualquer tipo de significado."
Ao mesmo tempo, este homem aparentemente "descrente" de vida após a morte também escreveu algo profundamente metafísico sobre um amigo que morreu:
2007-03-12
19:26:46 ·
update #18
"Agora ele foi embora deste estranho mundo um pouco antes de mim. Isso não significa nada. Pessoas como nós, que acreditamos na física, sabemos que a distinção entre passado, presente e futuro é somente uma teimosa e persistente ilusão."
"A religião do futuro será uma religião cósmica,baseada na experiência, e que recusa dogmatismos. Se houver alguma religião que possa lidar com as necessidades científicas, essa seria o Budismo."
VIDA
"A vida não dá nem empresta, não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."
2007-03-12
19:27:18 ·
update #19
Einstein , era judeu ,exatamente por isso fugiu da Alemanha
Embora fosse um " não praticante"
Seu conceito de Deus era pessoal e particular sem seguir essa ou aquela religião .
O que eu posso te dizer é o segunte :
Nem todo ateu é inteligente , nem todo religioso é ignorante
mas absolutamente todo fanatico é imbecil seja ele Ateu , crente , muçulmano, catolico ,corintiano , palmeirense roqueiro , funqueiro etc etc etc
2007-03-13 01:16:36
·
answer #1
·
answered by jose b 7
·
0⤊
1⤋
Nenhuma dessas citações são de Einstein. Li bastante sobre ele, possuo 8 livros sobre sua vida.
Uma vez um rabino mandou um telegrama para Albert perguntando: Você acredita em Deus ?
A resposta foi: Sim, acredito no Deus de Spinosa, não nesse Deus que se preocupa com o destino dos homens !
Em outra ocasião ele disse que gostaria de ser Budista (Comentário meu: O ´budismo é uma filosofia de vida, uma religião sem um deus antropomórfico)
Compre livros sobre Einstein, vá ler sobre ele, seja proficiente, não atribua a ele coisas que ele não disse com objetivo escuso de convencer aos outros sobre suas crenças.
Por que motivos, de um tempo para cá, vocês insistem em arranjar alguém inteligente para exemplo ?
.
2007-03-12 19:16:59
·
answer #2
·
answered by Terapeuta 6
·
4⤊
1⤋
Quanta mentira. Einstein nunca foi muito claro sobre se cria ou não em Deus, num sentido abstrato, mas ele deixou claro que desde a juventude não acreditava num Deus pessoal. E quanto a dizer que ele era criacionista, é simplesmente ridículo. Será que vocês precisam apelar tanto para tentar impor seus pontos de vista?
2007-03-12 22:48:54
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
2⤊
0⤋
Independente dela ser ateu ou não... ele foi um ser humano muito importante, que fez surpreendentes descobertas...
2007-03-12 19:43:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
"A religião sem a ciência é cega e a ciência sem religião é incompleta".
Uma frase que expressa o ponto de vista de uma pessoa panteísta, que era o Sr. Einstein!
Os criacionistas recitam muitas frases de Einstein, principalmente por ele sempre se referir a deus. O que vejo nas frases dele é sempre uma "pergunta disfarçada de afirmação", é como se ele estivesse querendo que as pessoas racicionacem e questionacem, para entender o que é deus, para daí tirarem suas próprias conclusões. Ele era judeu que se nacionalizou alemão. Ele nunca se referiu ou defendeu alguma religião, portanto não da pra saber em que ele acreditava, eu acho que era PANTEÍSTA.
Religião ele se referia a um código moral(educação, informação, respeito, direitos), com certeza, e não propriamente à uma igreja. Einstein não frequentava nenhuma religião.
Ciência ele se referia a conhecimento, facitação da vida dos seres humanos mediante a ajuda de todos as ciências existentes.
Mas o que importa não é a religião dele, mas a sabedoria que ele gerou em base de seus conhecimentos científicos e filosóficos. ..
2007-03-12 19:05:21
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A maior parte das citações religiosas q circulam por aí atribuídas a Einstein não foram escritas por ele!!
o q ele escreveu (preciso encontrar o livro e as pgs) foi q aos 12 anos teve um surto de religiosidade q logo passou...
vou procurar..
ele era ateu, sim!
mas conheço pessoas inteligentes q são crédulas... não entendo o q faz isso, mas são... é um absurdo!
------- Achei uma citação:
"From the viewpoint of a Jesuit priest I am, of course, and have always been an atheist.... I have repeatedly said that in my opinion the idea of a personal God is a childlike one. You may call me an agnostic."
TRADUÇÃO:
"Do pto de vista de um Jesuita eu sou, claro, e sempre fui um ateu... Tenho dito repetidamente q na minha opinião a idéia de um Deus é uma idéia infantil. Podem me chamar de agnóstico",
--- ACHEI O Q EU QUERIA:
no livro "Notas Autobiográficas", de 1949 (publicado em ptguês pela Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro 1982):
"Thus I came -- despite the fact I was the son of entirely irreligious Jewish parents-- to a deep religiosity, which, however, found an abrupt ending at the age of 12. Through the reading of popular scientific books I soon reached the conviction that much in the stories of the Bible could not be true. The consequence was a positively fanatic freethinking coupled with the impression that youth is intentionally being deceived... Suspicion against every kind of authority grew out of this experience, a skeptical attitude has never left me..."
"Assim eu me cheguei -- apesar do fato de ser filho de pais judeus completamente sem religião -- a uma profunda religiosidade, q terminou abruptamente qdo eu tinha 12 anos. Através da eitura de livros científicos populares eu logo cheguei à conclusão de q mtas das histórias da Bíblia não podiam ser verdadeiras. A consequência foi q me tornei um livre-pensador positivamente fanático, associada à impressão de q a juventude está sendo enganada deliberadamente... A suspeita contra qq espécie de autoridade veio dessa experiência, uma atitude cética q nunca me abandonou"
MAIS:
I do not believe in immortality of the individual, and I consider ethics to be an exclusively human concern with no superhuman authority behind it.
"Não acredito na imortalidade do indivíduo e considero a ética uma preocupação humana sem nenhuma autoidade sobrehumana por trás dela."
E:
the concept of a soul without a body seems to me to be empty and devoid of meaning.
"o conceito de uma alma sem um corpo me parece vazio e sem significado"
Sim, ele disse a frase Deus não joga dados, disse mtas vezes... assim como disse q usava a palavra "Deus" como poderia usar "harmonia" ou "a ordem do universo"...
"I believe in Spinoza's God who reveals himself in the orderly harmony of what exists, not in a God who concerns himself with fates and actions of human beings"
"eu acredito no Deus de Spinoza, q se revela na harmonia do q existe, mas não num Deus q se preocupe com os destinos e as ações dos seres humanos";
---- Assim como Einstein, eu tb aceito a idéia de q um fazedor de Universos tenha fabricado o nosso, entre outros... provavelmente os outros são n-dimensionais! mas é inaceitável a idéia de q "ele" tenha feito a Vida! "ele", o deus, nem sabe q deu vida no universinho dele, se perceber ele limpa!.. como nós limparíamos uma bola de madeira na qual encontrássemos aranhas ou ovos de vespas... e muito mofo...
2007-03-12 18:52:28
·
answer #6
·
answered by Betinha 7
·
2⤊
1⤋
Quem fala que Einstein era ateu nunca soube nada sobre ele.
Ele sempre se reconheceu publicamente como um crente e sempre acompanhou de perto a teosofia, Anie Besant, e aprofundou-se no estudo de Helena Blasvastk.
Einstein sempre se mostrou místico e seu entusiasmo pela ciência e astronomia foi devido reconhecer na Natureza a Inteligência Divina.
2007-03-13 00:14:37
·
answer #7
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
0⤊
0⤋
NÃO.ELE FOI UM ANALFABETO NÃO SABIA NEM PENTEAR O CABELO
2007-03-12 22:04:29
·
answer #8
·
answered by juniorafj1980 4
·
0⤊
0⤋
Einstein não era ateu, simplesmente não seguia uma religião instituída. Não ir à igreja ou sinagoga não quer dizer que alguém seja ateu. A célebre frase de Einstein quando rechaçou as teorias da física quântica foi "Deus não joga dados", o que não sairia da boca de um ateu convicto.
2007-03-12 18:59:55
·
answer #9
·
answered by Sistema428 - eu uso del.icio.us 5
·
1⤊
2⤋
Einstein foi muito inteligente, considerado como um gênio, e como todos gênios e cientistas meio maluco.
A grande maioria das pessoas são crédulas e detém inteligência.
2007-03-12 19:01:56
·
answer #10
·
answered by billi 6
·
0⤊
2⤋