English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Foi influência dos pais?
Foi influência de amigos que já eram ateus?
Foi decepção com alguma religião da qual faziam parte?

2007-03-12 13:23:56 · 13 respostas · perguntado por Jorge Murta 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Fui educado por minha mãe na religiosidade de ser fraternal,me dizendo ela sendo a principal mensagem de cristo.Por longos anos tentei sentir a tão dita experiência transcendental de comunhão ..mas ñ a senti...
Com a maturidade suposta me conduzindo,observações,leituras e muita dor,me toquei sobre o caráter ñ moral do universo e sua rede de realidades locais...dolorosamente tive que abandonar a figuração do mundo manequeísta mas resguardar-me da racionalização relativista e tentar me guiar pela busca da divindade em mim e nas pessoas que amo.

2007-03-12 14:04:28 · answer #1 · answered by Atanásio 6 · 6 0

Eu nasci ateia. Não sai do útero de mamãe acreditando que nenhum deus havia me dado a vida.
Para ser sincera, eu não acreditava em nada na época, só em cobertores, peitos, fraudas e chupetas.
Mas se na época eu fosse acreditar em algo, com certeza seria na minha mãe, porque essa sim me deu a vida.

O ateismo não existe por "decepção". Isso parece aquelas histórias de "ela virou lésbica por decepção com os homens" ou outros blablablás do gênero.

Quem é ateu, é ateu porque simplesmente nunca conseguiu ser convencido por esse blablablá religioso. Mesmo quando "permaneceu" em alguma religião, nunca foi totalmente convencido por aquilo, estava ali procurando uma verdade que nunca foi encontrada - e por conta disso, chegou a conclusão de que tudo aquilo era uma farsa.

2007-03-12 20:29:47 · answer #2 · answered by Marcio 2 · 6 1

Murta, não sou ateu mas tive minha fase de ateu crente em Deus.
Vou eXplicar:
Era um religioso fervoroso dos 11 aos 18 anos, participava ativamente na igreja e trabalhos junto a juventude.
Dos 16 aos 18 anos optei por trabahar com temas polêmicos na época. Sexo, participação politica, inclusão social, ética social e política do cristão, etc (coisa comum hoje mas 20 anos atrás não era).
Só que deparei-me com lideres religiosos que tinham discaradamente optado pela maracutaia, que propositalmente queriam deixar o povo na ignorancia para o "bem da igreja".
Eram lideres comunitários da igreja, padres, e até o bispo, que na época era um dos mais conservadores do Brasil.
Era ele o o arcebispo do Rio de Janeiro farinha do mesmo saco.
Larguei tudo, mas não de Deus. Mas tornou-se uma religião particular. Um rebanho de uma ovelha só.
Isto durou quase 10 anos, quando conheci o espíritismo que anteriormente tinha um preconceito enorme, mas vi que a base do credo era a reforma íntima da pessoa (tudo aquilo que desejava de uma religião)
Chamo de espiritismo embora foi numa casa de umbanda que entrei porque a primeira cia que me recomendaram foi ler Kardec e li o Livro dos Espíritos, depois o Livros dos Médiuns e depois o Céu e o Inferno e Mais tarde a Genese.
Frequentava a Umbanda e fazia um curso sobre a codificação num centro Kardecista.

2007-03-13 06:50:59 · answer #3 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 3 0

É impossível não se nascer ateu. Porque bebês não saem do útero das suas mães com um conceito sobre deuses e religiões, isto se aprende quando se cresce. :)

Enfim, resumidamente eu sou atéa desde que me entendo por gente, mas já cheguei a praticar a religião católica por birra contra meu pai, que é ateu. :) Hoje me considero atéia, porque é meu natural ser assim. Não tenho uma mente tão preparada para o abstrato. (Sem nenhum teor pejorativo neste "abstrato") Por isso, não consigo me ver como teísta de verdade. :)

2007-03-12 20:43:50 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

ABRIR FREQUÊNCIA DE SAUDAÇÃO :
EU fui educado numa família de pentecostaís - fanáticos que me ensinaram a viver me ESCONDENDO atrás de uma DIVINDADE e de sua SUPOSTA PALAVRA . mesmo na infância ; já trazia por dentro um INCONFORMISMO em relação à ADORAÇÃO(temor ; escravidão) e BUSCA DESENFREADA por essa divindade e suas PROMESSAS VÁZIAS de BEM - AVENTURANÇA que na prática eram isso mesmo : VÁZIAS . pra resumir a história ; desde SEMPRE sou LIVRE - PENSADOR .

até mais CAPITÃO KIRK .
FECHAR CANAIS DE COMUNICAÇÃO !
VIDA LONGA E PRÓSPERA ! .

2007-03-12 20:39:30 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

Quanto mais vc estudar Historia, fisica, matematica e ciencias, menos vc cre naquilo que nao se pode pegar.

2007-03-12 20:32:50 · answer #6 · answered by SOU CONTRA 3 · 2 0

Não gostei do termo "abraçar o ateísmo". Isso dá a impressão de que ateísmo é uma doutrina, um conjunto de crenças e dogmas. Ateísmo é tão somente a descrença em Deus. Nada mais que isso. Nasci numa família católica praticante. Estudei sempre em colégios de padres. Fui perdendo a fé aos poucos, na adolescência, depois de ler livros científicos, e depois de de refletir sobre certos assuntos. Fiquei espantado, por exemplo quando, aos 12 anos mais ou menos, descobri que existem muitas religiões diferentes no mundo, e que os deuses delas são diferentes, e seus livros sagrados e inspirados, ensinam coisas diferentes. A partir daí tive a certeza de que não poderia nunca ter a certeza de que minha religião de então estava certa. E até hoje acho curioso que a maioria dos religiosos nem se dêem conta disso. Eles escolhem sua fé, convencem-se de que ela é a única certa, e nem se incomodam com a possibilidade de que a fé do vizinho é que pode ser a certa, ou nenhuma delas.

2007-03-12 22:54:08 · answer #7 · answered by Falco 7 · 0 0

Caro Murta, antes de responder sua pergunta, queria registrar que vc cometeu um pequeno erro: NINGUÉM nasce acreditando em Deus! Por acaso vc nasceu espírita? Sob esse aspecto, TODOS nascem ateus, e são ENSINADOS a religião X ou Y. Mas isso não importa...

Nunca tive religião, mas durante uma boa parte da minha vida, acreditava em Deus, um criador supremo, espíritos, e coisas assim. Porém nunca pertenci a religião nenhuma. Com o tempo, passei a pensar no assunto, ler e cheguei à conclusão de que isso tudo era uma ilusão. E tudo fez sentido.

2007-03-12 21:19:40 · answer #8 · answered by Ken 3 · 2 2

Cara a nossa amiga Artemisia já disse tudo...

2007-03-12 20:58:55 · answer #9 · answered by Bolovo 4 · 0 0

eu nasci assim, nunca acreditei em nada que não fosse material, nem em papai noel quando era criança, hehehhe. Acho, acho não, tenho certeza, que isso é genético.

2007-03-12 20:32:05 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers