English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

(Mateus 20:28) . . .Assim como o Filho do homem não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos.”

2007-03-12 07:21:44 · 11 respostas · perguntado por Pauloyahoo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Em termos simples, o resgate é o meio de Jeová livrar, ou salvar, a humanidade do pecado e da morte. (Efésios 1:7) Para entendermos bem esse ensino bíblico, temos de lembrar o que aconteceu lá no jardim do Éden. Só poderemos compreender por que o resgate é um presente tão valioso se entendermos o que Adão perdeu quando pecou.

Em primeiro lugar, aprenda mais a respeito do Grande Dador, Jeová. (João 17:3) O estudo da Bíblia, com o auxílio deste livro, vai ajudá-lo nesse sentido. À medida que seu conhecimento sobre Jeová aumentar, seu amor por ele se aprofundará. Esse amor, por sua vez, fará com que você deseje agradá-lo. — 1 João 5:3.

Exerça fé no sacrifício de resgate de Jesus. O próprio Jesus disse: “Quem exerce fé no Filho tem vida eterna.” (João 3:36) Como podemos exercer fé em Jesus? Essa fé não é demonstrada apenas por palavras. “A fé sem obras está morta”, diz Tiago 2:26. De fato, a fé verdadeira evidencia-se por meio de “obras”, isto é, ações. Uma das maneiras de mostrar que temos fé em Jesus é fazer o melhor possível para imitá-lo, não só em palavras, mas também em ações. — João 13:15.

Assista à celebração anual da Refeição Noturna do Senhor. Na noite de 14 de nisã de 33 EC, Jesus instituiu uma celebração especial que a Bíblia chama de “refeição noturna do Senhor”. (1 Coríntios 11:20; Mateus 26:26-28) Essa celebração é chamada também de Comemoração (ou Memorial) da morte de Cristo. Jesus a instituiu para ajudar seus apóstolos e todos os cristãos verdadeiros que viessem depois deles a ter em mente que, por meio de sua morte como humano perfeito, ele deu sua alma, ou vida, como resgate. A respeito dessa celebração, Jesus ordenou: “Persisti em fazer isso em memória de mim.” (Lucas 22:19) A Comemoração nos faz lembrar do grande amor demonstrado tanto por Jeová como por Jesus no caso do resgate. Podemos mostrar gratidão pelo resgate por comparecermos à celebração anual da morte de Jesus.

A provisão do resgate, feita por Jeová, é sem dúvida uma dádiva de valor incalculável. (2 Coríntios 9:14, 15) Essa dádiva inestimável pode beneficiar até mesmo os que já morreram.

Ao criar Adão, Jeová lhe deu algo realmente precioso — a vida humana perfeita. Veja o que isso significava para Adão. Com corpo e mente perfeitos, ele jamais iria adoecer, envelhecer ou morrer. Como humano perfeito, tinha uma relação especial com Jeová. A Bíblia diz que Adão era “filho de Deus”. (Lucas 3:38) Portanto, Adão tinha uma relação achegada com Jeová, como a de um filho com um pai amoroso. Jeová se comunicava com esse filho terrestre, dando-lhe gratificantes tarefas de trabalho e informando-o sobre o que se esperava dele. — Gênesis 1:28-30; 2:16, 17.

Adão foi criado “à imagem de Deus”. (Gênesis 1:27) Isso não significa que ele era parecido com Deus na aparência. Jeová é um espírito invisível. (João 4:24) Portanto, Jeová não tem corpo de carne e sangue. Ter sido feito à imagem de Deus significa que Adão foi criado com qualidades semelhantes às de Deus, como o amor, a sabedoria, a justiça e o poder. Adão era semelhante ao Pai em ainda outro sentido importante, ou seja, ele tinha liberdade de escolha. Assim, Adão não era como uma máquina que só pode realizar aquilo para o qual foi projetada ou programada. Em vez disso, Adão podia tomar decisões pessoais, escolher entre o que é certo e o que é errado. Se tivesse escolhido obedecer a Deus, ele teria recebido a vida eterna no Paraíso na Terra.

Portanto, é óbvio que, ao desobedecer a Deus e ser condenado à morte, Adão pagou um preço muito alto. O seu pecado custou-lhe a vida humana perfeita com todas as suas bênçãos. (Gênesis 3:17-19) Infelizmente, Adão perdeu essa vida preciosa não apenas para si, mas também para seus descendentes. A Palavra de Deus diz: “Por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” (Romanos 5:12) Assim sendo, todos nós herdamos o pecado de Adão. De modo que a Bíblia diz que ele ‘vendeu’ a si mesmo e a seus descendentes como escravos do pecado e da morte. (Romanos 7:14) Não havia esperança para Adão e Eva, pois eles decidiram voluntariamente desobedecer a Deus. Mas que dizer de seus descendentes, incluindo nós?

Jeová veio em socorro da humanidade por meio do resgate. O que é resgate? A idéia de resgate envolve basicamente duas coisas. Primeiro, é o preço que se paga para efetuar um livramento ou para comprar algo de volta. Pode ser comparado ao preço pago para libertar um prisioneiro de guerra. Segundo, resgate é o preço que cobre, ou paga, o custo de algo. É como um preço que se paga para cobrir os prejuízos causados por um dano. Por exemplo, quem provoca um acidente teria de pagar uma quantia equivalente, ou igual, ao valor do que foi danificado.

2007-03-12 07:28:42 · answer #1 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 3 5

O resgate tornou-se necessário devido ao pecado do primeiro homem, Adão, que transmitiu à sua prole um legado fútil de doenças, tristeza e dor. (Romanos 8:20) Devido à imperfeição herdada, todos os descendentes de Adão são “filhos do furor”, que merecem a morte. (Efésios 2:3; Deuteronômio 32:5)
Deus não poderia ceder a um sentimento sem princípios e simplesmente perdoar a humanidade sem mais nem menos. A sua própria Palavra mostra que “o salário pago pelo pecado é a morte”. (Romanos 6:23)
Escusar a pecaminosidade da humanidade significaria que Deus teria de ignorar seus próprios padrões justos, invalidar a sua própria justiça legal! (Jó 40:8) Mas, ‘justiça e juízo são o lugar estabelecido do trono de Deus’. (Salmo 89:14) E qualquer desvio da justiça, da parte de Deus, apenas encorajaria a violação da lei e minaria a sua posição como Soberano Universal. — Veja Eclesiastes 8:11.
Resgate vem da palavra grega ly′tron origina-se de um verbo que significa “soltar”. Era usado para se referir a dinheiro pago em troca da libertação de prisioneiros de guerra. Ja nas Escrituras Hebraicas, porém, a palavra para resgate, kó?fer, vem de um verbo que significa “cobrir” ou “revestir”. Por exemplo, Deus disse a Noé que cobrisse (ka?fár) a arca com alcatrão. (Gênesis 6:14)
Deste ponto de vista, portanto, resgatar, ou fazer expiação pelos pecados, significa cobrir pecados. — Salmo 65:3.
E por isso voluntariamente, o Filho de Deus Jesus Cristo “se esvaziou” de sua natureza celestial. (Filipenses 2:7)
Deus transferiu a força de vida e o padrão de personalidade de seu primogênito Filho celestial para o ventre de uma virgem judia chamada Maria. Daí o espírito santo ‘a encobriu’, garantindo que a criança que se desenvolvia em seu ventre fosse santa, absolutamente livre de pecado. (Lucas 1:35; 1 Pedro 2:22) Como homem, seria chamado de Jesus. Mas, em sentido legal, ele podia ser chamado de ‘segundo Adão’, pois correspondia perfeitamente a Adão. (1 Coríntios 15:45, 47) Assim, Jesus podia oferecer a si mesmo em sacrifício como “cordeiro sem mácula nem mancha”, um resgate para a humanidade pecaminosa. — 1 Pedro 1:18, 19.

2007-03-12 17:14:34 · answer #2 · answered by Herman 6 · 4 1

O resgate significa a redmissão do pecado. Hj podemos ver isso claramente, por exemplo João 17:17, Jão 17:3. Podemos obter a salvação por meio do resgate de cristo. Abraço amigão

2007-03-12 14:51:50 · answer #3 · answered by Filipe 4 · 3 1

O salário do pecado é a morte, diz a Bíblia. Assim sendo, cada ser humano que pecasse deveria morrer. Desde que Adão e Eva pecaram, Deus permitiu que eles vivessem, mas que alguém deveria morrer no lugar deles, e ali Deus determinava um Cordeiro, sem defeito, etc...

O resgate que se refere o versículo é o Cordeiro que perdoa os pecados da humanidade. Esse Cordeiro é Jesus, Ele morrer para que nós tivéssemos vida, e vida em abundância.

2007-03-12 14:26:33 · answer #4 · answered by Mr.Pagani 6 · 2 1

é o sangue precioso que Jesus Cristo derramou quando sacrificou a sua vida perfeita para que a descendência de Adão fosse libertada do pecado e da morte que todos herdamos por causa do pecado de nossos primeiros pais Adão e Eva.É importante sabermos a respeito desse resgate porque só teremos vida eterna se depositarmos fé nele.

2007-03-15 16:02:01 · answer #5 · answered by ione 3 · 1 1

Tem alguém que foi sequestrado pra alguém querer resgate?

2007-03-17 14:09:29 · answer #6 · answered by Professor de Historia. 4 · 0 1

"idem Mailon"
[]'s a todos.,.
Luan!

2007-03-16 17:34:01 · answer #7 · answered by Luan! 3 · 0 1

RESGATE: Liberação, quitação. (Segundo o Dicionário de Silveira Bueno)
Se voce acredita que Deus é o Criador do Céu, da terra do mar, do ar e tudo e tudo o que neles há, acreditará também que um dia o homem perdeu o direito de viver eternamente, passando à condição de mortal (Genesis 3:19),
com a sua queda no Éden, em função de sua desobediencia a Deus, contraindo assim uma dívida com satanas, que é a sua destruíção total, ou a segunda morte (Apocalípse 20:14) no final dos tempos. Sabemos também que "o Salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuíto de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus Nosso Senhor" Romanos 6:23. "Dar a sua alma" como diz o texto citado em sua versão Bíblica (Mat.20:28), enquanto que em outras versões diz: "Dar a sua vida", confirmando ser o homem uma alma vivente,(Genesis 2:7) e não, ter uma alma vivente como muitos pensam... "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16. Diante do exposto, não tenho dúvidas de que o "resgate" que Jesus fala no texto citado por vc, nada mais é do que nos resgatar da morte eterna, a 2ª morte, porque da primeira morte, a morte carnal ninguem escapa, a não ser aqueles que estiverem vivos quando da volta de Jesus referendado em 1ª Corintios 15, do verso 52 em diante...É importante saber a respeito deste resgate porque além de ficarmos sabendo da nossa origem, saberemos para onde iremos e ainda ficamos conhecendo o INFINITO AMOR QUE DEUS, NA PESSOA DE CRISTO tem por Seus filhos. Estamos formando um grupo de estudos bíblicos, no qual te convido para ser membro, basta digitar "salvese@yahoo.com." e participar, respondendo e formulando perguntas sobre temas polêmicos como: a morte, o inferno, alma, fogo eterno e muitos outros que por ventura vc tenha dúvidas. Participe e convide amigos. Conto contigo, Obrigado pela oportunidade de responder sua pergunta e que Deus o proteja sempre.

2007-03-14 19:06:01 · answer #8 · answered by passos 3 · 0 1

Amigo.
Resgatar é uma forma de nos livrarmos de nossos erros.
A cada encarnação nós resgatamos um pouco de coisas erradas que fizemos em outras vidas.
"Há muitas moradas na casa de meu Pai"
Frase que Jesus disse em sua sabedoria é até hoje atual, pois se há muitas moradas, há muitas encarnações.
Cada erro que cometemos, temos o dever de reparar.
Muitas pessoas nascem com problemas, de saúde, de deformidades... porque de uma forma estão resgatando seus erros.
Beijos

2007-03-13 11:21:50 · answer #9 · answered by xixa 7 · 0 1

O corpo do homem fica, mas a alma pode ser resgatada.

2007-03-12 14:51:57 · answer #10 · answered by Soninha 7 · 1 3

fedest.com, questions and answers