English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Conheço duas pessoas que vivem com aftas e não sabem mais ou que fazer ou a quem recorrer. Gostaria de ajudá-las e tentar descobrir as possíveis causas dessas aftas. Estresse, imunidade baixa, problemas gastro-intestinais???

2007-03-12 07:09:34 · 18 respostas · perguntado por Pikachu 3 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

18 respostas

A teoria mais aceita é a de que se trata de uma reação auto imune desencadeada por estress, tem um ciclo que dur em trono de 6 dias. Após este período ela desaparece com ou sem tratamento.
Ela não é transmissível e geralmente os tratamentos visam a melhoria dos sintomas e não da afta em si, ou seja servem para dar mais conforto ao paciente.
Alguns problemas do tracto gastriintestinal como excesso de acidez estomacal também podem contribuir para o aparecimento das aftas.
Vale a pena vc procurar um Dentista Estomatologista que é o especialista que cuida de lesões nas partes moles da boca.

2007-03-13 12:20:10 · answer #1 · answered by gloria a 1 · 1 0

talves seja porque você não escova os tendes

2014-09-08 22:19:02 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Não se conhecem ainda exatamente as causas e o tratamento apropriado da afta. Os dados científicos sobre o assunto sugerem que a aftose provavelmente é uma manifestação comum a diversas doenças, causada por mecanismos distintos, geralmente de natureza imunológica. Comumente, ela permanece instalada no organismo cerca de uma semana, podendo chegar, em alguns casos, até duas semanas.

Segundo a crença popular, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local (por doenças dentárias ou próteses mal ajustadas). Outros fatores de menor importância são doenças sistêmicas, imunopatias, deficiência nutricional, alergia a alimentos, predisposição genética, certos medicamentos e infecção pelo HIV.

Ainda segundo a crença popular, a maioria dos casos de afta seriam causados por acidez exacerbada do estômago, mas estudos realizados em portadores de aftas de repetição não demonstraram essa correlação. Alguns sites especializados chegam a classificar a afta como uma reação adversa do aparelho digestivo causada pela ingestão de alimentos ácidos e picantes, informação não corroborada pelas pesquisas científicas.

2007-03-12 14:53:14 · answer #3 · answered by joaolgm 1 · 1 0

sim,problema gastrointestinal,beba muita agua,com leite alternado,tres vezes por dia,um copo.procure nao comer comidas picantes.pode ser tambem alergia quuer da comida.va ao medico gastro.existem muitos med.para aliviar.

2007-03-12 14:36:50 · answer #4 · answered by Rajnicant J 1 · 1 0

As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade bucal. Seu aspecto é de uma mancha esbranquiçada redonda com uma auréola avermelhada. É comum que se formem sobre o tecido macio, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no céu da boca e, raramente, na garganta.

As menores e brandas geralmente aparecem em grupos, e usualmente desaparecem em dez dias sem tratamento e não deixam seqüelas. As úlceras aftosas mais graves são menos comuns, demoram várias semanas para desaparecerem, necessitam tratamento e podem deixar cicatrizes.

Diferentes Tipos

Não se conhece com precisão a origem das úlceras orais. Podem ser provocadas por lesões, infecções, stress, certos alimentos, prédisposição genética e mudanças hormonais nas mulheres, mas, em sua maioria, são processos que não requerem nenhum tipo de estudo complementar.

Podem ser classificadas como:

- Primárias: quando o agente causador se encontra na boca. Por exemplo: medicamentos retidos na cavidade oral, radiações, antisépticos orais, substâncias cáusticas, balas e gomas de mascar, escovações, calor, frio, traumatismos, certos tipos de alimentos, vírus, bactérias, etc.

- Secundárias: quando causadas por reações tóxicas, alérgicas, e também por reações medicamentosas, doenças no sangue, carências vitamínicas, etc.

- Estomatite aftosa recorrente: este quadro requer um tratamento muitas vezes frustante. Está associada a quadros emocionais e de stress, ainda que sua causa seja desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade, é mais freqüente nas mulheres e se reconhece uma certa predisposição hereditária.

“É importante distingüir as aftas (necrose profunda) das bolhas do herpes (vesículas superficiais), assim como também das úlceras traumáticas provocadas por dentes mal posicionados, bordas cortantes de dentes cariados, próteses deterioradas e não adaptadas, que produzem constantes ulcerações da mucosa podendo derivar em degenerações cancerígenas”, esclarece a Dra. Marta Constanzo, chefe da Clínica Bucal do Hospital Municipal de Odontologia, em Buenos Aires.

O diagnóstico profissional

Dado que se trata de um problema freqüente que geralmente não apresenta complicações, mas que incomoda, muitas pessoas optam por deixar que o processo siga seu curso normal utilizando paliativos para aliviar a dor. Consulte o médico quando:

- aparecerem após tomar algum medicamento;
- não desaparecem depois de 14 dias, ou
- se forem muito dolorosas ou recorrentes.
É lógico que o tratamento depende da causa e que a causa deva ser investigada por um especialista, por meio de uma adequada história clínica e um completo exame físico do paciente. As aftas de origem secundária necessitam tratamento da causa específica.

“No caso das aftas recidivantes- explica a Dra. Constanzo- o especialista odontólogo indicará um hemograma completo para descartar anemias, exames parasitológicos de fezes, devido às possíveis parasitoses intestinais. Também é importante investigar as insuficiências vasculares periféricas.

Indagar sobre a dieta do paciente, alergias alimentares, e sobre freqüentes estados de stress emocional. Se há demonstrado que as aftas são o resultado de um processo. Quanto melhor estiver o paciente do ponto de vista clínico, melhor estará sua mucosa”.

Conselhos para previnir e aliviar à dor

Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas, já que podem reaparecer em pacientes com pré-disposição, recomenda-se certas medidas gerais tanto para prevenção como para aliviar à dor:

- Uma adequada higiene bucal (não agressiva).

- Alimentação com características suave, doce e fria ou morna. Os alimentos picantes e quentes acentuam a dor.

- Evitar as lesões das mucosas da boca: mastigando lentamente os alimentos, para não morder o interior dos lábios e bochechas.

- Usar enxagües orais e analgésicos, como a xilocaína viscosa.

- Em alguns casos, o especialista receita alguma pomada ou medicamento tópico (por exemplo, corticocosteróides) para aplicar diretamente nas aftas.

- Também pode-se enxagüar a boca com uma colher de água oxigenada em 1 copo (8 oz.) de água.

- Realizar uma consulta precoce ao dentista para que este possa investigar a etiologia do problema.

2007-03-12 14:33:45 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

problemas no estômago ou baixa resist~encia do organismo....alimente-se melhor e certo!

2007-03-12 14:28:55 · answer #6 · answered by gabrielamarcente 2 · 1 0

bem, omeupai sempre diz que ela é causada pelo stress, pelo mau-humor, e PRINCIPALMENTE PELA RAIVA;

2007-03-12 14:28:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Uma solução e cortar por um tempo comidas ácidas, como tomate, café e frutas cítricas, além de outros alimentos que deixam o PH da saliva ácido, como massas, pães e alimetos que contem farinha branca. Um hábito bem comum nas cidades e que é um grande causador de aftas é o costume de almoçar um salgado com refresco diariamente...

2007-03-12 14:24:36 · answer #8 · answered by edropelfah 1 · 1 0

A boca é um ambiente infestado de bactérias pois nossos próprios hábitos proporcionam isso, sendo assim qualquer coisa que faça a imunidade abaixar (doenças infecciosas, estresse, etc.) criam a possibilidade desses parasitas oportunistas se manifestarem, por exemplo quando vc. faz quimioterapia tem um cuidado especial com a boca para evitar sapinho etc. com medicação preventiva própria pois esses problemas sobrecarregam ainda mais seu sistema imunológico gerando mais dor.O ideal é sempre consumir muito ferro e nunca desleixar da higiene bucal, com escovação de dentes e língua e um bom antisséptico bucal.

2007-03-12 14:22:43 · answer #9 · answered by topazio 7 · 1 0

Acidez estomacal, estresse, alergias...Procure não comer frutas ácidas, nem coisas muito quentes!Abraços!

2007-03-12 14:20:34 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers