English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-12 07:08:37 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

HÁ VIDA após a morte? Esta pergunta tem deixado a humanidade perplexa por milênios. No decorrer das eras, em todas as sociedades as pessoas têm pensado neste assunto e adotado diversas crenças.

No mundo todo, inclusive na região do Pacífico da Polinésia, da Melanésia e da Micronésia, muitos acreditam que um “espírito” sobrevive à morte da pessoa. Será que realmente há dentro da pessoa algo que na morte deixa o corpo e continua vivendo? O que é o espírito numa pessoa viva? O que acontece a ele quando nós morremos? A Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, fornece respostas verídicas e satisfatórias a estas perguntas.

O que é o espírito?

Na Bíblia, as palavras traduzidas “espírito” significam basicamente “fôlego”. Mas isto se refere a muito mais do que apenas o ato de respirar. Por exemplo, o escritor bíblico Tiago declara: “O corpo sem espírito está morto.” (Tiago 2:26) Portanto, o espírito é aquilo que anima o corpo.

Esta força animadora não pode ser simplesmente o fôlego, ou o ar, passando pelos pulmões. Por que não? Porque depois de se parar de respirar, a vida continua nas células do corpo por um breve período — “por vários minutos”, segundo a Enciclopédia Delta Universal. Por isso, os esforços de ressuscitação podem ser bem-sucedidos e órgãos do corpo podem ser transplantados de uma pessoa para outra. Mas, uma vez que a faísca da vida se apaga das células do corpo, todos os esforços de restaurar a vida são fúteis. Nem todo o fôlego no mundo pode fazer reviver uma única célula sequer. Portanto, o espírito é a força de vida invisível — a faísca de vida — que mantém as células vivas. Esta força de vida é sustentada pela respiração. — Jó 34:14, 15.

Está este espírito ativo apenas nos humanos? A Bíblia nos ajuda a chegar a uma conclusão correta a este respeito. O sábio Rei Salomão escreveu: “Quem é que conhece o espírito dos filhos da humanidade, se ele vai para cima; e o espírito do animal, se ele vai para baixo, para a terra?” (Eclesiastes 3:21) De modo que os animais, bem como os homens, são mencionados como tendo espírito. Como pode ser isso?

O espírito, ou força de vida, pode ser comparado a uma corrente elétrica que percorre uma máquina ou um aparelho. A eletricidade invisível pode ser usada para realizar diversas funções, dependendo do tipo de equipamento que ela energiza. Por exemplo, pode-se fazer um fogão gerar calor, um computador processar informações e realizar cálculos, um televisor produzir imagens e som. No entanto, a corrente elétrica nunca assume as características estruturais do equipamento que aciona. Continua simplesmente a ser uma força. De modo similar, a força de vida não assume nenhuma das características das criaturas que ela anima. Não tem personalidade, nem faculdade de raciocínio. Tanto os humanos como os animais “têm apenas um só espírito”. (Eclesiastes 3:19) Portanto, quando alguém morre, seu espírito não continua a existir em outro domínio como criatura espiritual.

Então, qual é a condição dos mortos? E o que acontece ao espírito quando a pessoa morre?

“Ao pó voltarás”

Quando o primeiro homem, Adão, desobedeceu deliberadamente à ordem de Jeová, este lhe disse: “No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Onde estava Adão antes de Jeová o criar do pó? Ora, em parte alguma! Ele simplesmente não existia. Portanto, quando Jeová Deus disse que Adão ‘voltaria ao solo’, queria dizer que Adão morreria. Adão não passaria para o domínio espiritual. Na morte, ele ficaria de novo sem vida, inexistente. Sua punição era a morte — a ausência de vida — não a transferência para outro domínio. — Romanos 6:23.

Que dizer dos outros que morreram? A condição dos mortos é esclarecida em Eclesiastes 9:5, 10, onde lemos: “Os mortos não sabem coisa nenhuma . . . Na sepultura . . . não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Almeida, Edição Contemporânea) Portanto, a morte é o estado de inexistência. O salmista escreveu que, quando alguém morre, “sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. — Salmo 146:4.

É evidente que os mortos estão inconscientes, inativos. Eles não sabem coisa alguma: não podem vê-lo, nem ouvi-lo, nem conversar com você. Tampouco podem ajudá-lo ou prejudicá-lo. Não é preciso temê-los. Mas como é que “sai” o espírito de quem morre?

O espírito “retorna ao verdadeiro Deus”

A Bíblia diz que, quando alguém morre, “o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu”. (Eclesiastes 12:7) Significa isso que uma entidade espiritual percorre literalmente o espaço até à presença de Deus? De forma alguma! O modo de a Bíblia usar a palavra “retornar” não requer um movimento literal de um lugar para outro. Por exemplo, aos israelitas infiéis foi dito: “ ‘Retornai a mim e eu vou retornar a vós’, disse Jeová dos exércitos.” (Malaquias 3:7) “Retornar” Israel a Jeová significava largar um proceder errado e harmonizar-se de novo com o modo justo de Deus. E “retornar” Jeová a Israel significava que ele daria novamente atenção favorável ao seu povo. Em ambos os casos, “retornar” envolvia uma atitude, não um deslocamento literal de um lugar geográfico para outro.

De modo similar, na morte, quando o espírito “retorna” a Deus, não há nenhuma locomoção literal desde a Terra para o domínio celeste. Lembre-se de que o espírito é a força de vida. Uma vez que esta força deixa a pessoa, só Deus tem a capacidade de devolvê-la. Portanto, o espírito “retorna ao verdadeiro Deus” no sentido de que qualquer esperança desta pessoa, de ter vida no futuro, depende inteiramente de Deus.

Por exemplo, considere o que as Escrituras dizem sobre a morte de Jesus. O evangelista Lucas relata: “Jesus exclamou com voz alta e disse: ‘Pai, às tuas mãos confio o meu espírito.’ Dizendo isso, expirou.” (Lucas 23:46) Quando o espírito de Jesus o deixou, ele não estava literalmente em caminho para o céu. Jesus só foi ressuscitado dos mortos no terceiro dia. E passaram-se mais 40 dias antes de ele ascender para o céu. (Atos 1:3, 9) Por ocasião da sua morte, porém, Jesus deixou confiantemente seu espírito nas mãos de seu Pai, confiando plenamente na capacidade de Jeová restaurar-lhe a vida.

Deveras, somente Deus pode restaurar a vida à pessoa. (Salmo 104:30) Que grandiosas perspectivas isso nos dá!

Uma esperança segura

A Bíblia diz: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [a de Jesus] e sairão.” (João 5:28, 29) Deveras, Jesus Cristo prometeu que todos os que estiverem na memória de Jeová serão ressuscitados, ou terão a vida restaurada. Em vez de anúncios tristes de que alguém morreu, notícias alegres falarão dos que tiveram a vida restaurada. Que prazer será acolher as pessoas que amamos, que retornarão da sepultura!

2007-03-12 07:12:23 · answer #1 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 1 0

Não!

2007-03-12 07:12:47 · answer #2 · answered by Filipe 4 · 2 1

O entendimento a respeito do corpo, da alma e do espírito, levará a pessoas a determinar o seu conceito sobre a morte e o espíritismo. Portanto, é necessário discenir o que é um e o que é outro.

Platão, o filósofo grego, ensina que a "alma reside no corpo, como numa prisão de que se vê livre na morte". O Prof. A. Gilberto, do Instituto Bíblico Pentecostal, afirma que " o corpo é a bainha da alma".

Os evangélicos crêem que o homem tem uma alma que sai por ocasião da morte, indo ao Céu ou ao inferno. Os Católicos ensinam que a alma vai ao purgatório expiar suas faltas.
Os Espíritas dizem que há "evolução do espírito" e os Pentecostais crêem que há "gradação do espírito".

Portanto, como se vê, é ponto em comum entre evangélicos, Católicos e Espíritas, que o homem tem dentro de si uma alma e um espírito que, desencarnados, vão assumir funções exclusivas de teologias pessoais (paraíso/inferno/purgatório/reencarnação), entã...

Que dia a Bíblia a respeito disto?

Este é um pensamento sincero e representa a crença geral daqueles que dizem amar o Senhor Jesus, porém, isto é um equívoco doutrinário que foge à própria razão do bom senso.

Veja bem: a Bíblia diz que Lázaro estava morto há quatro dias, e Jesus bradou à porta de sua sepultura: "Lázaro, vem para fora" João 11:43. Se Lázaro estivesse no Céu, certamente não teria gostado de retornar a esta Terra de pecado, ódio, guerra, maldade e ainda ter que morrer novamente! Não acha?

Outra coisa, se o crente vai para o Céu ao morrer, para onde vão a alma e o espírito? Se é a alma que vai, o que ocorre com o corpo e o espírito ?

Indo o espírito a algum lugar sofrer os processos de "evolução"(espíritas) e "gradação" (Pentecostal), o que fica na sepultura?

Afinal quem é que peca: o corpo, a alma ou o espírito?

E se a alma peca, devem morrer o espírito e o corpo?
Se for um salvo, quem vai receber o galardão: o corpo, a alma ou o espírito?
Sendo perdido, quem será castigado: o corpo, a alma, ou o espírito?
Veja, quando se colocam duas "coisas" dentro do homem, fica difícil tirá-las quando este morrer!

A imortalidade da alma não é Bíblica?
Não. Não é! É preocupante o fato de que o caminho para o espiritismo foi aberto, imperceptivelmente, por aqueles que dizem amar a Jesus ao ensinar que a alma é IMORTAL.

Ora, se os justos que morrem vão direto para o Céu desfrutar a bem-aventurança, por que eles não poderiam voltar à Terra para ajudar a instruir os vivos?

Veja, esta suposição é , de certa forma, a própria lógica do espiritismo.

Observe estas declarações. A primeira de uma emissora de Rádio:

"Toda pessoa que crê que o homem tem dentro de si uma alma ou um espírito, é um espírita; e espírita é o nome que Allan Kardec deu a quem crê na IMORTALIDADE DA ALMA. "No Limiar do Amanhã.

"Os espíritos responsáveis pelo planeta Terra elegeram o Brasil, insisto, como a Pátria do Terceiro Milênio, Isso será conseguido com a ajuda dos homens de fé, e do mundo espiritual, visando a despertar a consciência e os sentimentos para o bem e para a IMORTALIDADE DA ALMA..." Revista Manchete 07/09/91.

O que é a alma? Segundo a Bíblia.

É o ser humano: homem, mulher, criança.
Veja como Deus criou a Sua obra prima: " E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito ALMA VIVENTE..." Gênesis 2:7. Leia também: Isaias 29:16; 45: 9; I cor 15:45; Apoc 16:3, e medite neste exemplo a seguir:

VIDA: Boneco de Barro + Fôlego de vida=(pessoa viva)

MORTE: Alma vivente - Fôlego de vida=
(pessoa morta).
Assim Deus fez: Juntou o barro com o fôlego de vida (Deus é a fonte de vida; "usina" geradora de vida) e resultou em uma ALMA VEVENTE.

Ou seja: o ser humano vivo. Um homem com capacidade intelectiva e moral, que pensa, ama, chora, sorri, anda, senta, levanta, sonha, enfim, realizando toda a função de vida inteligente.

Quando a alma vivente - ser humano (pessoa, homem, mulher, criança) morre, "o pó vai ao pó e o espírito vai a Deus, que o deu" Eclesiastes 12:7.

Tudo fica em completo esquecimento na sepultura (Eclesiastes 9:6). A Vida volta á Fonte de Vida - DEUS.

E O ESPÍRITO, O QUE É?

É o fôlego (ar) de vida! (leia estes textos: Jó 14:10-12; Salmo 146:4 Salmo 104:29; Gênesis 7:22; 7:15; Lucas 23:46)

Lembra-se quando na casa de Jairo, em meio às muitas risadas, Jesus segurou a mão de sua filha que estava morta ?

Como Ele é o doador da vida, autorizou que a menina revivesse. E o Dr Lucas escreveu: "E o seu ESPÍRITO(da menina) voltou, e ela logo se levantou..." Lucas 8:55.

Efetivamente, o "ESPÍRITO" é o FÕLEGO DE VIDA e este quando é retirado da pessoa ao falecer, extingue-se a vida. Isso é tão verdadeiro quanto coerente, se não veja: Se, de dentro da pessoa que morre, saísse um "espírito" como uma entidade consciente, você teria de admitir que tal entidade veio de Deus. Assim sendo, torna-se irrecusável pelo texto salomônico citado acima, que todos, bons e maus, vão a Deus por ocasião da morte.

E se assim é, seríamos forçados a aceitar a pré-existência da alma consciente, ou seja, TODOS os homens e as mulheres já existiam antes de nascerem aqui na Terra, o que é antes de tudo, contrário à própria razão.


AFINAL, QUE É A IMORTALIDADE DA ALMA?

É a positiva e verdadeira contrafação luciferiana. Após criados, Adão e Eva receberam o Jardim do Éden e o domínio da Terra. Deus os autorizou a comerem do fruto da árvore da vida(Gênesis 2:9), para prolongar-lhes a existência. A imortalidade pois, que possuíam no Éden, era derivada do próprio Deus; tê-la-iam comendo do fruto da árvore da vida enquanto fossem obedientes. Então afirmou o Senhor:

"Mas, do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, CERTAMENTE MORRERÁS" Gênesis 2:17. Como pai da mentira que é, Lúcifer utilizou as mesmas palavras divinas, colocando acintosamente mentira no meio, afirmando para Eva: "certamente NÃO morrerás" Gênesis 3:4. Que mentiroso! A Terra virou o cemitério do Universo, com 156.000 ,mortes por dia, na última estatística mundial.

Só Deus é imortal: I Timóteo 1:17; 6:16.
O homem é mortal: Sal 8:4; Rom8:11; Heb 7:8; IICor. 4:11; 5:4.

Adão e Eva descreram em Deus para crer no diabo e, por isso, muitos os condenam. Porém, grande parte dos que dizem amar a Jesus, dá ouvidos a esta mesma voz, crendo na mesma mentira: "certamente NÃO morrerás" Muitos têm sido enganados, lamentavelmente.

Paulo não cria que ao morrer iria emediatamente ao Céu. Ele esperava ressuscitar na segunda vida de Cristo. Fil 3:11; II Tim 4:8. E disse mais: "E quando isso que é MORTAL se revestir de IMORTALIDADE..." I Cor. 15:54. Entendeu? Se a alma é IMORTAL, qual a necessidade de se revestir de imortalidade? Pense nisto com carinho

Não creia também que a ALMA ou o ESPÍRITO virão um dia do Céu quais "seres vaporosos e invisíveis" para entrar em corpos mortos e serem ressuscitados. Isso seria abonar o espiritismo, apoiando a encarnação. Aliás, surpreenda-se com o que disse um líder espírita:

"Por que se opõem os ministros cristãos às investigações do espiritismo, quando nosso êxito simplesmente serviria para estabelecer uma das grandes doutrinas da Igreja Cristã - a IMORTALIDADE DA ALMA? Objeções Refutadas, F. D. Nichol, pág. 83. Viu!?
A alma é mortal.
Um forte abraço.

2007-03-16 03:03:26 · answer #3 · answered by NP 6 · 0 0

Sim.

2007-03-12 07:53:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Qual seria o sentido da vida se não houvesse nada depois...

2007-03-12 07:21:10 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

não acredito nisso.

morreu acabou!

2007-03-12 07:15:09 · answer #6 · answered by Mega 5 · 1 1

Paola.
Temos sim um espírito imortal.
Você está em duvida?
O que morre é apenas o corpo físico.

2007-03-13 04:24:11 · answer #7 · answered by xixa 7 · 0 1

Cara irmã,
Na verdade não "temos" um espírito. Temos um corpo e "somos" um espírito.
Se quiser uma informação mais detalhada, leia O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Um abraço e muita paz...

2007-03-12 08:01:22 · answer #8 · answered by Paulo 5 · 1 2

Em minha maneira de ver, nós somos eternos sim. Eistein provou através da formula E=MC ao quadrado, já demonstrou que somos pura Energia..... Aí, é que nem o próprio núcleo do átomo é denso, sumindo e aparecendo incessantemente, assim como os nêutrons e elétrons.....Portanto, onde estaria a nossa matéria? Seria puramente ilusória e condensada. Somos luz, na verdade..... Portanto, não há porque duvidar de nossa imortalidade, ´já que até as cinzas possuem partículas atômicas........... bjs.

2007-03-12 07:59:30 · answer #9 · answered by Nefer 4 · 0 1

Paola não que nós temos um espírito imortal, nós somos um espírito imortal revestido de um corpo material para a sua manifestação no plano físico...

2007-03-12 07:13:26 · answer #10 · answered by kaissara 2 · 1 3

fedest.com, questions and answers