English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

19 respostas

Não gosto muito de falra de crenças, mas no que tange ao citado, com toda certeza. Abraço

2007-03-12 07:16:04 · answer #1 · answered by Filipe 4 · 0 4

Que bobagem...! o satanismo está ligado diretamente ao cristianismo, e não à doutrina espírita e às religiões primitivas africanas.

2007-03-12 07:31:54 · answer #2 · answered by Antonio Luiz F 5 · 4 1

Não, nada a ver.

SATANISMO:
O satanismo é um movimento religioso e filosófico centrado em torno de Satã ou outra entidade identificada com Satã, ou centrado nas forças da natureza, em particular da natureza humana, representada por Satã como um arquétipo. Ao contrário de muitas religiões e filosofias, o satanismo foca a sua atenção no avanço espiritual e/ou hedonista do indivíduo em vez de a focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Existem vários tipos de satanistas na sociedade contemporânea.

ESPIRITISMO:
O termo espiritismo (fr. espiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.

No entanto, muitos seguidores do Espiritismo, segundo codificado por Allan Kardec, apontam muitas vezes que este uso mais genérico do termo espiritismo é um equívoco.

O presente artigo visa a tratar do Espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto o artigo Doutrina Espírita está voltado para descrever o Espiritismo conforme foi codificado por Kardec. Essa divisão entre Espiritismo (geral) e Doutrina Espírita é meramente didática, não implicando em apologia a nenhum dos dois usos.

Sobre a codificação da Doutrina Espírita, veja os artigos Doutrina Espírita e Allan Kardec.

O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:

* o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo, tendo o perispírito que é semimaterial como intermediario entre a alma e o corpo;
* a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
* o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
* a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
* os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade;
* Pluralidade dos Mundos Habitados, a Terra não é o único planeta com vida inteligente.
* Lei de Causa e Efeito, ligada à reencarnação, esta lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência.

QUIMBANDA:
Quimbanda ou Kimbanda é uma das sendas brasileiras de práticas religiosas derivadas dos povos africanos e trazidas pelos escravos negros em cativeiro. Essa linha é a negativa e oposta à doutrina da Umbanda. Alguns praticantes alegam, porém, que ela é complementar e "energeticamente" necessária a Umbanda, o que não tem comprovação prática nem doutrinária.

CANDOMBLE:
Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das Religiões Afro-Brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela.

A religião [1], que tem por base a "anima" (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/ Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.

Embora confinado originalmente à população de escravos, proibido pela igreja católica, e criminalizado mesmo por alguns governos, o candomblé prosperou nos quatro séculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. É agora uma das religões principais estabelecidas, com seguidores de todas as classes sociais e dezenas de milhares de templos. Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhões de brasileiros (1,5% da população total) declararam o candomblé como sua religião. [2] Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros. Entretanto, na cultura brasileira as religiões não são vistas mutuamente como exclusivas, e muitos povos de outras crenças religiosas — até 70 milhões, de acordo com algumas organizações culturais Afro-Brasileiras — participam em rituais do candomblé, regularmente ou ocasionalmente. [3] Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro.

O Candomblé não deve ser confundido com Umbanda, Macumba e/ou Omoloko, outras religiões Afro-Brasileiras com similar origem; e com religiões Afro-derivadas similares em outros países do Novo Mundo, como o Voodoo Haitiano, a Santeria Cubana, e o Obeah, em Trinidade e Tobago, os Shangos (similar ao Tchamba [4][5] africano, Xambá e ao Xangô do Nordeste do Brasil) o Ourisha, de origem iorubá, os quais foram desenvolvidos independentemente do Candomblé e são virtualmente desconhecidos no Brasil.

2007-03-12 07:36:37 · answer #3 · answered by Panzerfaust 3 · 3 1

Não existe o satanismo, o espiritismo o candomblé e a quibanda, são cultos religiosos aos seus deuses, e suas doutrinas onde muitos frequentam para que sejam amenizados seus males, e resolvidos as suas diferenças.

2007-03-12 07:32:08 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 1

não, satanismo não tem nada a ver com nenhuma dessas crenças a que se referiu.

2007-03-12 07:12:35 · answer #5 · answered by Maharet ® 6 · 2 0

Irmão,
Isso não tem qualquer fundamento. Até porque Satã nada mais é do que o nome dado aos espíritos ignorantes, ainda, que também vão evoluir mais cedo ou mais tarde.
Quer saber mais Leia O livro dos espíritos e pergunte aos irmãos umbandistas a respeito de suas crenças.

Um abraço e muita paz...

2007-03-13 01:37:51 · answer #6 · answered by Paulo 5 · 1 0

Não. Isso é preconceito purinho.

2007-03-12 08:10:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Não! O espiritismo é uma religião cristã, o candomblé e a quimbanda são religiões afros, que adotaram santos e divindades cristãs por questões de sobrevivência! A analogia com o satanismo é apenas fruto do preconceito!

2007-03-12 07:39:52 · answer #8 · answered by Dhraxlu 5 · 2 1

Não.
Acho muito interessante sua questão, mas só se ela servisse como um tranpolim que fizesse com que as pessoas procurassem estudar com a mente aberta os fundamentos dessas "doutrinas" antes de opinar, e somente assim ter base suficiente para julgar, afinal, falar sobre o desconhecido chama-se "pré-conceito". valeu

2007-03-12 07:23:51 · answer #9 · answered by ☺☼LUA☼☺ 4 · 2 1

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Acho que vc deveria conhecer melhor antes de dizer coisas como essas...

2007-03-12 07:19:50 · answer #10 · answered by Anonymous · 2 1

uma vez que Satan também é um personagem presente na Bíblia, segundo seu raciocínio, existe uma relação entre satanismo e cristianismo.

2007-03-14 04:24:53 · answer #11 · answered by betoquintas 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers