English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

Aonde, na Bíblia?? Não existe... Anátema...

2007-03-12 07:10:29 · answer #1 · answered by Desir D 6 · 0 1

Ora no inicio de genesis lemos que aopós criar o corpo físico de Adão, Deus lhe soprou o folego da vida (ou o espirito para os mais leigos) e assim ele tornou-se uma "Alma" Viviente. Não acredito em reencarnação mas se quiser saber mais informações escreva para thdonasc@yahoo.com.br

2007-03-12 14:11:01 · answer #2 · answered by .'.Jedi.'. 4 · 2 0

Lisandro.
Quando Kardec codificou o Espiritismo, foi ele que deu o nome de Alma para designar espírito encarnado e espírito para desencarnado.
Não vejo necessidade de te provar nada.
Eu acredito.
Chegará a hora e o dia em que acreditará também.
Pela tua pergunta, não queres que nada seja provado, mas está fazendo uma afirmação.
Beijos.

2007-03-13 11:28:57 · answer #3 · answered by xixa 7 · 1 0

“Alma” e “espírito” — o que esses termos realmente significam?

O QUE lhe vem à mente quando ouve os termos “alma” e “espírito”? Muitos acreditam que essas palavras significam algo invisível e imortal que existe dentro de nós. Eles pensam que, por ocasião da morte, essa parte invisível do ser humano deixa o corpo e continua a viver. Visto que essa crença é tão difundida, muitos ficam surpresos de saber que isso de forma alguma é o que a Bíblia ensina. O que, então, é a alma e o que é o espírito, segundo a Palavra de Deus?

“ALMA” CONFORME USADO NA BÍBLIA

Primeiro, considere a alma. Talvez se lembre de que a Bíblia originalmente foi escrita na maior parte em hebraico e em grego. Ao escreverem a respeito da alma, os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica néfesh ou a palavra grega psykhé. Essas duas palavras ocorrem bem mais de 800 vezes nas Escrituras, e a Tradução do Novo Mundo as verte coerentemente como “alma”. Ao examinarmos como as palavras “alma” ou “almas” são usadas na Bíblia, fica evidente que basicamente se referem a (1) pessoas, (2) animais ou (3) a vida de uma pessoa ou animal. Vejamos alguns textos em que esses três diferentes sentidos ocorrem.

Pessoas. “Nos dias de Noé . . . poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” (1 Pedro 3:20) Aqui a palavra “almas” claramente se refere a pessoas — Noé e sua esposa, seus três filhos e suas esposas. Êxodo 16:16 menciona as instruções dadas aos israelitas a respeito do recolhimento do maná. Foi-lhes dito: “Colhei . . . segundo o número de almas que cada um de vós tem na sua tenda.” Portanto, a quantidade de maná que se recolhia baseava-se no número de pessoas em cada família. Outros exemplos bíblicos da aplicação de “alma” ou “almas” a uma pessoa ou a pessoas encontram-se em Gênesis 46:18; Josué 11:11; Atos 27:37 e Romanos 13:1.

Animais. No relato bíblico da criação, lemos: “Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face da expansão dos céus.’ E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.’ E assim se deu.” (Gênesis 1:20, 24) Nesse texto, peixes, animais domésticos e selvagens são todos englobados na mesma palavra — “almas”. As aves e outros animais são chamados de almas em Gênesis 9:10; Levítico 11:46 e Números 31:28.

Vida como pessoa. Às vezes, a palavra “alma” significa a vida que se usufrui como pessoa. Jeová disse a Moisés: “Todos os homens que estavam à caça da tua alma estão mortos.” (Êxodo 4:19) O que os inimigos de Moisés caçavam? Eles procuravam tirar a vida de Moisés. Bem antes disso, quando Raquel estava dando à luz seu filho Benjamim, “a sua alma partia (porque estava morrendo)”. (Gênesis 35:16-19) Naquela ocasião, Raquel perdeu a vida. Considere também as palavras de Jesus: “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.” (João 10:11) Jesus deu a sua alma, ou vida, em favor da humanidade. Nesses textos bíblicos, a palavra “alma” claramente se refere à vida como pessoa. Você encontrará mais exemplos desse sentido da palavra “alma” em 1 Reis 17:17-23; Mateus 10:39; João 15:13 e Atos 20:10.

Por meio de um estudo mais detalhado da Palavra de Deus, você verá que em nenhum lugar na Bíblia inteira os termos “imortal” ou “eterno” têm relação com a palavra “alma”. Em vez disso, as Escrituras dizem que a alma é mortal, o que significa que ela morre. (Ezequiel 18:4, 20) De modo que, na Bíblia, a pessoa que morre é chamada simplesmente de “alma morta”. — Levítico 21:11.

O QUE É O “ESPÍRITO”?

Vejamos agora o uso bíblico do termo “espírito”. Alguns pensam que “espírito” significa o mesmo que “alma”. Mas não é assim. A Bíblia deixa claro que “espírito” e “alma” se referem a duas coisas diferentes. Em que sentido?

Os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica rúahh ou a palavra grega pneúma ao escreverem a respeito do “espírito”. As próprias Escrituras indicam o significado dessas palavras. Por exemplo, o Salmo 104:29 diz: “Se [tu, Jeová] lhes tiras o espírito [rúahh], expiram e retornam ao seu pó.” E Tiago 2:26 diz que “o corpo sem espírito [pneúma] está morto”. Nesses versículos, portanto, “espírito” se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. De modo que na Bíblia a palavra rúahh é traduzida não apenas por “espírito”, mas também por “força” ou “força da vida”. Por exemplo, Deus disse a respeito do Dilúvio nos dias de Noé: “Estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força [rúahh] da vida está ativa.” (Gênesis 6:17; 7:15, 22) Assim, “espírito” se refere a uma força invisível (a centelha de vida) que mantém a vida de todas as criaturas viventes.

Alma e espírito não são a mesma coisa. O corpo precisa do espírito assim como um rádio, para funcionar, precisa da eletricidade. Pense num rádio a pilha, por exemplo. Ao colocarmos pilhas nele e ligá-lo, a eletricidade armazenada nas pilhas dá vida ao rádio, por assim dizer. Sem as pilhas o rádio não funciona. O mesmo se dá com um rádio elétrico, quando desligado da tomada. De modo similar, o espírito é a força que dá vida ao nosso corpo. E, assim como a eletricidade, o espírito não tem a capacidade de sentir ou de pensar. É uma força impessoal. Mas sem esse espírito, ou força de vida, o nosso corpo ‘expira e retorna ao pó’, como disse o salmista.

Falando a respeito da morte do homem, Eclesiastes 12:7 diz: “O pó [de seu corpo] retorna à terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.” Quando o espírito, ou força de vida, deixa o corpo, o corpo morre e volta para sua origem — o solo. De modo comparável, a força de vida volta para sua origem — Deus. (Jó 34:14, 15; Salmo 36:9) Isso não significa que a força de vida literalmente cruza o espaço em direção ao céu. Na verdade significa que, para quem morre, qualquer esperança de vida futura depende de Jeová. A sua vida está nas mãos de Deus, por assim dizer. Somente pelo seu poder é possível que o espírito, ou força de vida, seja devolvido à pessoa, de modo que ela viva de novo.

Como é consolador saber que é exatamente isso que Deus fará em favor de todos os que descansam nos “túmulos memoriais”! (João 5:28, 29) No dia da ressurreição, Jeová fará um novo corpo para a pessoa que dorme na morte e lhe dará vida colocando nele espírito, ou força de vida. Que dia feliz será esse!

2007-03-12 14:11:39 · answer #4 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 2 1

QUE PROVA VOCÊ QUER?

ATESTADO DE BONS ANTECEDENTES DA ALMA PROVANDO QUE ELA NÃO FOI "PRESA" AO ESPÍRITO OU A QUALQUER OUTRO CORPO CARNAL?

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA ALMA?

2007-03-12 15:11:35 · answer #5 · answered by TUTU 5 · 0 0

Vou te dar uma sugestão para que você mesmo prove a você, pois será impossível eu te provar:

Que tal morrer?

2007-03-12 14:33:21 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

alma, mente ou espírito pouco importa. o que importa é que temos algo dentro de nós e é essa coisa que nos faz ser o que somos.

2007-03-12 14:22:08 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Provar tal coisa é um tanto complicado.

Você precisa acreditar por si mesmo, e não porquê eu estou lhe dizendo.

Siga a sugestão de Tiago em TIAGO 1:5-6



Só existe um meio de saber que gosto tem o sal.



Acesse

www.lds.org.br

conheça, saiba e acredite.


.

2007-03-12 14:21:45 · answer #8 · answered by Ricardo Franco 3 · 0 0

Posso, eu não, mas a bíblia provar o contrário. Abraço

2007-03-12 14:17:43 · answer #9 · answered by Filipe 4 · 0 0

A alma é um ser e também um espírito, encarnado para muitos não existe mas em minha religião o espírito procura evoluir para alcançar a presença Divina,e por isso que acreditamos em reencarnação da alma.

2007-03-12 14:11:36 · answer #10 · answered by speed_thc 1 · 1 1

Leia a Bíblia. Na Bíblia fala bastante sobre a alma e espírito. Se você lê-la e a sua dúvida permanecer, eu sugiro que leia o Livro dos Espíritos onde os Espíritos Superiores responderam a Kardec minuciosamente sobre a questão "Espírito encarnado".

Se você ler esses dois maravilhosos livros e sua alma permanecer, ainda, na treva da ignorância a respeito da diferença entre espírito e alma, não se preocupe, porque o apóstolo Tomé viveu tanto tempo com Jesus, viu as maravilhas que o mestre fazia, ouviu por muito anos Jesus dizer que ressuscitaria no terceiro dia. Quando Jesus ressuscitou e apareceu para o Tomé, ele não acreditou.

O apóstolo Pedro também andou com Jesus, parecia que assimilava os ensinamentos do Mestre, e foi se converter depois que Jesus foi preso, e depois que o galo cantou três vezes após suas negações. Se você já leu a Bíblia e o Livro dos Espíritos e não distingue o que é alma e espírito, você é, sem dúvida, um espírito como Tomé; Pedro e os doutores da lei judaica que não reconheceram o poder do Messias, mesmo convivendo com Ele.

Muitas pessoas só acreditam naquilo que sua vaidade e os interesses materiais assinalam. Aqueles espíritos que na época de Jesus duvidaram da sua missão estão entre nós reencarnados pela misericórdia de Deus para rever seus equívocos. Muitos deles continuam questionando, duvidando, procurando entender a Verdade Absoluta que não está ao nosso alcance.

São candidatos a ver Jesus voltar pela segunda vez e não reconhecê-lo como na primeira vez. Esses só reconhece a volta de Jesus se o filho de Deus vir nas nuvens, serão certamente equivocados pela segunda vez. Essas são palavras de um leigo em religião, mas, que já leu os dois livros maravilhosos citados e neles estão fundamentados meus pensamentos. um abraço

2007-03-12 17:28:46 · answer #11 · answered by adericleverson 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers