Vc poderia especificar mais sua pergunta...
mas vamos lá..
A coluna vertebral é formada por 33 vertebras,entre cada uma delas temos um disco intervertebral. Cada vértebra possui corpo, um forame vertebral e um processo espinhoso. Como as vértebras sobrepõe-se umas as outras, seus forames vertebrais formam o canal vertebral.
2007-03-12 09:44:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
depende da estrutura pq na coluna temos varias como o disco intervertebral, os processos espinhosos e transversos e por ai vai
2007-03-12 14:09:43
·
answer #2
·
answered by sandra 6
·
0⤊
0⤋
Espinha Dorsal:
A coluna vertebral é formada por várias vértebras que são ligada por articulações que são os discos intervertebrais.
Esses discos são constituídos de material fibroso e gelatinoso que desempenham a função de amortecedores e dão mobilidade para nos locomover, correr ou mesmo quando saltamos. Ele formado do núcleo pulposo e do ânulo fibroso.
A coluna vertebral, serve de apoio para outras partes do esqueleto.
Cada vértebra possui basicamente um corpo, um grande forame (forame vertebral) e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra. Como as vértebras sobrepõe-se umas as outras, seus forames vertebrais formam o canal vertebral.
O canal vertebral segue as diferentes curvaturas da coluna; ele é largo e triangular nas partes em que a coluna possui mais liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical; e é pequeno e arredondado na região torácica, onde os movimentos são mais limitados. Neste canal fica abrigada a nossa medula espinhal e por esse motivo ela está protegida.
Quando a coluna vertebral é observada lateralmente, vê-se pequenas aberturas laterais, estas são os forames intervertebrais. Eles são importantes para permitir que os nervos (sistema nervoso periférico) se comunique com a medula espinhal (que faz parte do sistema nervos central).
Quando é vista de frente a coluna vertebral é reta, e quando vista de lado forma quatro curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses) e duas delas com a concavidade virada para a frente (cifoses). Temos assim a lordose cervical (localizada no pescoço), a cifose toráxica (ao nível das costelas), a lordose lombardi (ao nível do abdómen) e por fim a cifose sacrococcígea, ao nível do sacro e do cóccix.
As cifoses são curvaturas primárias e são desenvolvidas durante o período embrionário, as lordoses são chamadas de curvaturas secundárias pois são desenvolvidas conforme se assume a postura ereta.
O aumento dessas curvaturas representam quadros patológicos. Sendo: Hiperlordose, cervical ou lombar; hipercifose torácica.
A região cervical é constituída por sete vértebras localizadas no pescoço. A primeira vértebra se chama Atlas e se articula com o crânio, e isso possibilita que se movimente. O Atlas e o Axis (segunda vértebra cervical) são vértebras de forma diferente das demais. A forma de seus corpos é diferente.
A região torácica é constituída de doze vértebras que servem de inserção para as costelas.
2007-03-12 12:40:59
·
answer #3
·
answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5
·
0⤊
0⤋