Olá!!
Eu ia escrever, mas achei uma coisa melhor, dá uma lida aki e vc saberá tudo a respeito:
http://www.melodia.com.br/pages/dinamico.php?id_canal=8&id_texto=4694&acao=materia
Bjus e fique com Deus
2007-03-12 01:45:42
·
answer #1
·
answered by Elaine Turques 3
·
1⤊
0⤋
O que é, ser ser um diácono? E qual é sua função?
existe um curso muito bom sobre este tipo de assunto,veja:
http://bit.ly/1qkyFKh
fica na paz.
sucesso!!
2016-08-13 09:47:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
De acordo com a palavra, em Atos temos a instituição dos diáconos (atos 6). Eles eram homens que serviam a igreja, o termo diaconia, do grego, significa servir. Os pré-requisitos estão no vers. 3: Homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. Diz ainda que é importante negócio. O presbitério (pastores) os elegeram sob orientação do Senhor pois a eles era reservado o ministério da palavra e oração. Numa igreja hoje onde se vive conforme a direção do Espírito Santo é a mesma coisa da igreja primitiva. Os diáconos tem que ter os mesmos pré-requisitos, têm a função de servir, de cuidar dos bens da igreja, da ordem no culto, etc. Os diáconos podem ser chamados para o ministério da palavra (ser ungido e ordenado).
2007-03-12 01:45:14
·
answer #3
·
answered by Tiago 6
·
1⤊
0⤋
Surgiu em Atos capítulo 6, onde a igreja recem organizada vivia uma cultura diferente ou seja tinham tudo em comum. Propriedades e fazendas eram vendidas e repartidas com todos. Não havia necessitados. Nesse trabalho de distribuição, os apóstolos estavam sobrecarregados, porque tinham que pregar a Palavra. Daí surgir a instituição do diaconato. A função é servir as mesas. Administrar os bens materiais.
2015-01-17 08:26:46
·
answer #4
·
answered by Adilio 1
·
0⤊
0⤋
Um diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "ajudante") são os ajudantes dos líderes de uma igreja local, e por sua vez, aspirantes a futuros líderes. Regra geral, são designados a cuidar de responsabilidades não-pastorais. Na denominação religiosa Testemunhas de Jeová é chamado de servo ministerial.
Na Igreja Católica, é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - os que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens casados. Note-se que devem casar-se antes do diaconato. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacertote, algumas celebrações religiosas, como baptismos e casamentos, além de fazer homilias e pregações. É um ministério excelente de origem apostólica: Atos 6,1-6; Filêmon 1,1; 1 Timóteo 3,8-13. Foram responsáveis pelas primeiras comunidades cristãs. Cristãos que receberam o sacramento da Ordem colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, da liturgia e da caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes. Colocam-se ao serviço da comunidade como bons servidores.
2007-03-12 01:40:48
·
answer #5
·
answered by José F 4
·
1⤊
1⤋
Geralmente em certas Igrejas é um cargo exercido por pessoas em inicio de caminhada, pessoas que aspiram ter uma participação mais ativa numa Igreja, se bem que mesmo para o cargo de Diacono exige se uma certa preparação, há pequenas diferenças de função entre as várias Igrejas mas no basico é um cargo que é exercido no começo de uma frequencia de uma Igreja.
2007-03-12 01:56:17
·
answer #6
·
answered by Roger Abe 3
·
0⤊
1⤋
A palavra "diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada algumas 30 vezes no Novo Testamento. Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Diácono" quer dizer "atendente" ou "servente". A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários. A ênfase não está na posição da pessoa, mas no servo em relação ao seu trabalho.
A palavra "diácono" é empregada num sentido específico em 1 Timóteo 3:8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos especiais escolhidos na igreja. É claro que ele não está falando sobre servos no sentido geral (todos os cristãos), porque as qualificações definem um grupo limitado de homens.
O diácono é encarregado de:
1. de assistir o ordinário local ou ao presbítero, durante as cerimônias litúrgicas;
2. de administrar solenemente o batismo como ministro ordinário do batismo e de suprir as cerimônias omitidas na administração deste sacramento seja às crianças seja aos adultos;
3. de conservar a Eucaristia, distribuí-la a si mesmo e aos outros como ministro ordinário da sagrada comunhão, de levá-la como viático aos moribundos e dar ao povo a chamada "Benção Eucarística" como ministro da exposição do Santíssimo Sacramento ;
4. de assistir aos matrimônios e abençoa-los, com delegação do ordinário local ou do pároco. Na forma de celebrar o sacramento do matrimônio, diácono delegado se faz dá como assistente: está presente, solicita a manifestação do consentimento dos contraentes e a recebe em nome da Igreja . O diácono permanente pode receber, do ordinário local ou do pároco, a delegação da faculdade para assistir matrimônio dentro dos limites do seu território, delegação essa que deve ser dada por escrito ;
5. de administrar os sacramentais, presidir aos funerais e aos ritos de sepultamentos;
6. de ler aos fiéis os livros da Sagrada Escritura, instruindo e exortando ao povo;
7. de dirigir as celebrações da Palavra de Deus, sobretudo onde não houver a presença do padre, uma vez em que, faltando o presbítero, impossibilita a celebração eucarística no âmbito da consagração do pão e do vinho, dons que são propriamente do presbítero ;
8. de desempenhar as obrigações de caridade e administração, assim como as obras de assistência social .
9. O poder de regime entra nas capacidades dos diáconos enquanto, dentro dos limites próprios da condição de seu ministério, ele pode receber delegações e provisões de ofícios eclesiásticos . Além de ser o cooperador natural do própria pároco, ao diácono permanente pode ser confiada a participação no exercício do cuidado pastoral de uma paróquia em mútua colaboração, sob a direção de um sacerdote munido dos poderes e das faculdades de pároco . Os diáconos permanentes participam de todos os direitos e deveres próprios dos clérigos, mas todo o ministério profético, sacerdotal e pastoral, em que ele exerce na comunidade eclesial não significa um privilegio a ele concedido, mas o sacramento de sua diaconia se estende ao bem de todos os participantes da comunidade eclesial, a modelo do próprio Jesus que desejou servir e não ser servido.
Bjs.
2007-03-12 01:51:41
·
answer #7
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
0⤊
1⤋
O diácono é um consagrado ao serviço. É um comprometido a servir, de modo a convidar todos a servir. O diácono, desenvolvendo sua atividade no campo da Palavra de Deus, da Eucaristia e das obras de misericórdia, está sendo chamado a promover as ocasiões de encontros, de diálogo, de comunhão. Ele é chamado a descobrir as necessidades de cada pessoa da comunidade eclesial e da sociedade, bem como a trabalhar, depois de feito o discernimento, os carismas dos quais devem brotar os serviços adequados para Igreja e a sociedade humana. E neste sentido, ele é chamado a abrir o caminho e o espaço para o serviço de todos. É aqui que entram para o diácono os desafios e as perspectivas numa Igreja toda ministerial. O carisma específico do diácono é suscitar os diversos ministérios na comunidade e o espírito de serviço em todos os ministérios.
2007-03-12 01:51:33
·
answer #8
·
answered by j3ff.pico 2
·
0⤊
1⤋
um diácono é uma pessoa k ajuda na missa...
2007-03-12 01:43:34
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋