English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em Portugal, no ano de 1755, no reinado de D. José I, o então Primeiro Ministro (Marquês de Pombal), teve uma excelente ideia:
Expulsou de Portugal TODOS os religiosos, e todos os seus bens reverteram para o estado. Os religiosos refugiaram-se em Espanha e só eram autorizados a levarem a roupa que tinham no corpo e nada mais. O Marquês tomou essa decisão, porque os religiosos estavam ricos de mais.
É caso para dizer:
"Ó MARQUÊS VOLTA CÁ ABAIXO OUTRA VEZ"

O Mundo não seria muito melhor com políticos como o Marquês?

2007-03-12 00:35:38 · 12 respostas · perguntado por Manuel Gomes Barbosa 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Para ROGER AB.
Você é um ignorante que nada sabe da história do seu próprio país, apenas sabe que houve um terramoto, e que nessa altura o 1º Ministro era o Marquês de Pombal.

2007-03-12 03:34:51 · update #1

12 respostas

Bom dia Senhor Manuel,
Em primeiro lugar as minhas sinceras felicitações pela qualidade da sua escrita, clara e sem erro gramatical,(coisa rara no YR). No entanto com todo o respeito, permita-me discordar da sua opinião. Os religiosos a quem o Sr.Alfredo se refere eram a igreja catolica da época, que vivia ricamente, enquanto o povo sofria e muitas vezes passava fome. Até aqui estou de acordo com a injustiça...
Mas o Marquês do Pombal quando confiscou os bens da igreja catolica que fez??? Deu de comer aos pobres? Abriu orfanatos?? Não, gastou o dinheirinho todo em festas da corte ficando conhecido na historia de Portugal como um libertino e um boémio. Fez ele melhor do que a igreja?

Felizmente, ele não pode voltar outra vez... e a sua estatua por muito que a limpem està sempre esverdeada... So serve para os pombos fazerem as suas necessidades!!!!

Tenha um dia abençoado!

2007-03-12 01:23:46 · answer #1 · answered by Zau 3 · 1 0

Há controvérsias, mas idéia não é de todo ruim...

2007-03-12 09:23:53 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

meu amigo esse tal de Marques deve ser rico pra xuxu...pra onde foi o dinheiro dos religiosos então...deixa esse Marques pra la e melhor

2007-03-12 07:41:26 · answer #3 · answered by patty 3 · 1 0

Meu caríssimo amigo e xará, permita-me dizer que toda decisão radical tem algum vínculo de interesses pessoais e só conhecemos de Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras e marquês de Pombal, que este Ministro plenipotenciário de D. José I, a despeito de ter aberto Portugal para o Iluminismo, foi um tirano e déspota aos auspícios do rei portugues.
Ao ser demitido pela rainha Dona Maria, foi acusado por diversos crimes por abuso de poder e até de peculato, demonstrando muitos desvios de caráter do Marquês de Pombal.
As atitudes radicais são inerentes a todos políticos em todo transcurso da hustória humana.
Abraços, xará.

2007-03-12 11:03:50 · answer #4 · answered by ? 6 · 0 0

Eu sou a favor do livre comércio. Esse negócio de governos tirarem os ganhos das empresas, inclusive as religiosas, é um ato ineficaz e arbitrário.
Há de fato um comércio das ilusões que enriquecem muitos líderes religiosos, mas a culpa é de quem se deixa sua vida ser controlada por atravessadores da fé, porém se isso os fazem felizes, muito mais feliz sera o líder espiritual que usufluirá os benefícios concedidos deixando Deus com as mãos abanando já que este se quizer dinheiro basta estalar os dedos como o Gênio do Aladin e o dinheiro aparece - e em dollar !!!

Volta não Marques. Se eu como ateu continuar sendo chamado de animal e insensível, um dia ainda dou o troco para os religiosos intolerantes virando pastor e tiro a grana deles se é isso que muitos querem, já que se declarar ateu para muitos religiosos é o mesmo que dizer que estou endemoniado - aff ! Como dizia um escritor - ainda teríamos vergonha de sermos honestos.

Brincadeira. Não tenho essa cara de pau para virar líder religioso corrúpto que adora limpar carteiras dos pobres fiéis. Eu sou honesto.

2007-03-12 09:19:02 · answer #5 · answered by Mister N 6 · 0 0

Pombal foi um homem cruel e sanguinário. Poderia estar na mesma galeria que Danton, Marat, Stalin, Hitler e Fidel Castro.

2007-03-12 08:47:26 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo que Marques de Pombal foi uma figura importante para Lisboa em sua época, tanto que até hoje é um simbolo da cidade. Mas concordo com as respostas. Quem vive de passado é museu. As prioridades de hoje sao difernte das de ontem. E hoje temos pessoas tao capacitadas e concientes como.

2007-03-12 08:01:25 · answer #7 · answered by Barcelona Expedition 2 · 0 0

Ta precisando estudar mais a História de Portugal tiozinho, vivo em Portugal e sei bem que essa sua história ta bem mal contada, o pais é bonito etc e tal, mas são considerados um dos povos mais pessimista e tristes da europa, por que será hein????

Marques do Pombal????Sim é considerado um grande politico e empreendedor do passado português, um dos responsável pela reconstrução de Lisboa após o terrremoto no ano 1755.
Mas nem ele é unanimidade aqui em Portugal é só ver o resultado de uma eleição recente para escolher o português mais ilustre do passado aqui em Portugal.

2007-03-12 07:55:23 · answer #8 · answered by Roger Abe 3 · 0 1

O Brasil seria bem melhor se a gentinha tirasse o trazeiro do sofá e fosse para as ruas pedir o fim da corrupção em vez de ficar vendo Futebol, novelas e BBB´s...

2007-03-12 07:49:40 · answer #9 · answered by NONAME 4 · 0 1

A nossa realidade,não é mais aquela de 1755.Nossa constituição não permite que se expulse ninguém por estar rico demais,e nem tampouco,por crimes cometidos debaixo de nossos narizes.O que estamos precisando mesmo ,é de uma constituição mais justa,onde políticos não tenham privilégios,e sejam tratados e julgados,como cidadãos comuns.

2007-03-12 07:43:45 · answer #10 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers