English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

e os seus milagres. João Evangelista foi trazido para a cena a fim de criar o Logos, o Jesus metafísico, destruindo, assim, o Jesus-Homem. As contradições surgidas em torno de um Jesus saído da mente de pessoas primárias e ignorantes o deixaram muito vulnerável à crítica dos mais bem dotados em conhecimento. Então vem João e substitui o humano pelo divino, por ser o mais seguro.

O mesmo iria fazer a Igreja no século XV, quando, para abafar, grita contra os que haviam queimado miseravelmente uma heroína nacional dos franceses, tiraram o uniforme do corpo carbonizado de Joana D’Arc e vestiram a túnica dos santos. O mesmo aconteceu com Jesus: teve de deixar queimar a pele humana que lhe haviam dado, para revestir-se com a pele divina. A Igreja, na impossibilidade de provar a existência de Jesus-Homem, inventou o Jesus-Deus.

2007-03-11 17:35:16 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Assim atende melhor à ignorância pública e fecha a boca dos incrédulos. Do que relatei conclui-se que, no caso de Joana D’Arc, a igreja obteve os resultados esperados. Contudo, continua com as mesmas dificuldades para provar que Jesus Cristo, como homem ou como deus, tenha vivido fisicamente. E não é só. Ela não tem conseguido provar nada do que tem ensinado e imposto como verdade. Falta-lhe argumentos sérios e convincentes para confrontar com o conhecimento científico e com a história sem que sejam refutados.

2007-03-11 17:35:59 · update #1

O texto na íntegra está neste site: Quem se interessar leia:

http://ceticismo.wordpress.com/2007/02/28/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos-jesus-cristo-e-um-milagre/

Será mesmo que Jesus foi endeusado pelos próprios homens para satisfazer as suas necessidades em nome da fé?

Ponho essa questão para pensarmos, não é a minha opinião, apenas gosto de refletir.
REPITO, NÃO É A MINHA OPINIÃO, APENAS GOSTO DE REFLETIR OUTRAS POSSIBILIDADES, AFINAL SOU UM SER HUMANO PENSANTE E QUESTIONADOR.

2007-03-11 17:38:59 · update #2

Vovòzinha (grandma) - Adoro as suas respostas!!! Vc deve ser uma pessoa muito especial! :)

2007-03-11 18:29:21 · update #3

5 respostas

Ih, cara. Tu deu um nó na cabeça dos caras...

2007-03-12 10:10:52 · answer #1 · answered by peraxica 5 · 1 0

Eis-me, aqui, Max Graham, para responder mais uma pergunta sua. Sei que você é especialista em "sobrenomes"!
Lembre-se bem do que disse no final: "... para refletir outras possibilidades ... ser ... pensante e questionador..."

Já estudei muita teologia, a Bíblia, e várias outras ciências relacionadas. Já fui agnóstica, atéia. Eu era pesquisadora, professora e cientista (estou aposentada agora).
Mas, depois que tive uma experiência extra-ordinária e, após ela eu poderia dizer que as portas da percepção espiritual abriram-se para mim. E agora eu creio, como Jó (Jó 42:5).
Na minha opinião, o que você escreveu acima são comentários incompletos, limitados, parciais e datados.
É como se fosse utilizar uma luneta do século passado quando se tem à disposição um Hubble.
(Não estou ofendendo! Só estou fornecendo material para reflexão através da sua mente questionadora!).
O tema "Jesus Cristo" é como se fosse um enorme diamante. Tem muitas, muitas facetas! Mas o seu brilho é único e pode ser apreciado por gemologistas e por ignorantes, por multimilionários e por mendigos.
Necessário se faz, Max Graham, pesquisar mais, analisar fontes atuais de autores recentes e respeitados e, no fim descobrir que uma criança inocente, que nem sabe ler ainda, é capaz de encontrar Jesus no meio de uma multidão de detetives, pesquisadores, filósofos, teólogos, religiosos, e correr para se aninhar nos Seus braços.
É só através de uma experiência pessoal, íntima, com a alma e o espírito de uma criança que podemos encontrar Jesus. E Ele mesmo falou isto. E continua válido o que Ele disse.
Deus o abençoe, Max Graham!

2007-03-12 01:16:50 · answer #2 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 2 0

Caríssimo amigo, a doutrtiina espírita renuncia a todos os pressupostos do acaso, do nada, milagres e a sobrenaturalidade, por defender a transcendente onisciência de Deus como fonte única e primária da criação do universo engendrado por inderrogáveis leis naturais que explicam todos os fenômenos não alcançados pelo conhecimento humano e dão conotações inteligíveis para tudo que conssideramos ser produto da paranormalidade.
Um abraço.

2007-03-12 07:37:05 · answer #3 · answered by ? 6 · 1 0

Nosso limitado tempo de vida física na Terra não nos permite dominar o conhecimento dos fatos já milenares. Não podemos "estar lá" para comprová-los. Portanto, não podemos pôr a "mão no fogo" e crer em afirmações e/ou especulações transmitidas através dos tempos, de geração em geração, tendo a segurança da certeza de que não foram distorcidas, seja verbalmente, seja literariamente.
Contudo, maior sabedoria têm aqueles que não se atrevem a asseverar "verdades" extemporâneas e conduzir a si e a multidões a acreditar naquilo que se tornou duvidoso pela tão falível interferência humana.

Jesus, para mim é apenas um ideal; uma filosofia de vida. E pouco me importa se existiu como humano ou divino; real ou metafísico. A tudo aquilo que eleva a espiritualidade do homem - posto que nem a si próprio pode compreender inteiramente - ; a tudo aquilo que exorta o ser humano a fazer o bem e evitar a dor, tanto a si quanto ao semelhante, de forma a ultrapassar as barreiras das próprias limitações, no sentido de justificar sua racionalidade, é possível atribuir o nome de "ideal cristão".

Embrenhar-se de forma errônea nos textos ditos sagrados, fazendo deles uma armadilha para si e para outrem, no meu ver , é loucura. A sapiência humana deve e pode superar a frágil tentação de tentar explicar o inexplicável baseando-se tão somente em ilustrações arcaicas e tão distantes do nosso tempo. E não se pode explicar Deus. Somos parte integrante de Seu pensamento. E o legado de cada um é a consciência do discernimento do positivo e do negativo; do agradável e do repugnante; do bem e do mal.

E esse legado pertence a todos.
A lei condena. A liberdade purifica.

☺☺☺

2007-03-12 01:14:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Bom ser questionador,então vamos a seguinte reflexão, só há uma é que e completa;não entendo a teologia como algo questionável uma vez que ela quando tem em seu contexto ,é conscientiza com clareza à quem estuda , são várias ciências que estudadas de forma independente é de forma interdisciplinar uma vez que a pessoa se vê estudando:apologética,história mundial, história é cultura dos povos ,geográfia,aramaico,hebraico,grego,,....etc.
pessoas discutem por vezes o que absolutamente não conhecem,trazendo conflitos desnecessários.Quanto ao sobrenatural a teologia entendi como inquestionável uma vez que esse povo-hebreus-, conviviam com o sobernatural de D´us de forma natural.

Abraço afetuoso.

2007-03-12 00:57:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers