English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

via glicolitica

2007-03-11 09:20:37 · 3 respostas · perguntado por Enfermagem k 1 em Saúde Outras - Saúde e Beleza

3 respostas

A sacarose é o maior açúcar translocado na planta e é deste modo a forma de carbono que muitos tecidos não fotossintéticos importam para sua manutenção. Duas rotas para a degradação de sacarose é conhecida em plantas Em muitos tecidos vegetais a sacarose sintase, que está localizada no citossol e combina a sacarose com UTP para produzir frutose, UDP-glicose, e fosfato inorgânico é usado para degradar a sacarose. Mas em alguns tecidos, a invertase, que se localiza na parede celular, simplesmente hidrolisa a sacarose em glicose e frutose.

2007-03-11 09:25:35 · answer #1 · answered by elidarolim 4 · 0 0

RESPOSTA JÁ DADAS.


Abcs
MARCIO LANDIN

2007-03-12 18:43:29 · answer #2 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

A rota glicolítica não é a única rota disponível para a oxidação da glicose nos citossol de células vegetais. A via oxidativa da pentose fosfato pode também executar essa função, usando enzimas que são solúveis no citossol. As primeiras duas reações dessa serie representam as reações oxidativas, convertendo glicose-6-fosfato em um açúcar de cinco carbono, ribulose-5-fosfato, com a perda de um CO2 e produção de duas moléculas de NADPH. As reações restantes convertem a ribulose-5-fosfato em gliceraldeido-3-fosfato e frutose-6-fosfato. A figura 10 mostra esta via.

As trioses e hexoses produzidas na via pentose podem ser utilizadas com facilidade na via glicolítica. A via oxidativa das pentose fosfato desempenham vários papeis no metabolismo vegetal:



1. Produzir o nucleotídeo NADPH, e esse NADPH é levado a reações de redução associado, para suprir a sua demanda, já que o fotossíntese não produz NADPH suficiente para as reações biossínteticas que ocorrem no citossol.

2. Entretanto, a NADPH desidrogenase contida no citossol da membrana interna do mitocondrio é também capaz de oxidar NADPH. Os elétrons do NADPH podem reduzir O2 e gerar ATP.

3. A via oxidativa das pentoses fosfato esta envolvida na geração de intermediários no ciclo de Calvin

4. A via também produz ribose-5-fosfato, um precurssor da ribose e desoxirribose necessária na síntese de RNA e DNA respectivamente.

A via oxidativa das pentose fosfato é controlado pela reação inicial catalisada pelo glicose-6-fosfato desidrogenase. Entretanto medidas da atividade da enzima desta via em tecidos verdes são complicadas pelo fato que muito da atividade catalítica esta também associado com enzima e cloroplasto que catalisa as reações da rota redutiva da pentose fosfato, ou do ciclo de Calvin.

2007-03-11 09:39:24 · answer #3 · answered by Nice 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers