English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A não ser, é claro, daquele episódio medonho da 2ª Guerra Mundial.
Seria até bom se um(a) judeu(a) pudesse responder. A questão é:

* Como é a vida de um judeu? Existe algum ritual sagrado?
* Sei que eles não trabalham aos sábados? Pq? Dia do descanso?
* Relacionamentos: judeu(a) pode namorar/casar com alguém que não faz parte dessa comunidade?
* Hábitos alimentares, algumas privações, calendários (em que anos eles estão?) essas coisas.

2007-03-10 23:55:13 · 2 respostas · perguntado por Dudu 2.7 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

2 respostas

Judaísmo (do hebraico יהדות, vindo do termo יהודה Yehudá ) é o nome dado à religião do povo judeu, e é a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo).
A Grande Sinagoga (Velká synagoga) Plzeň, República Checa
A Grande Sinagoga (Velká synagoga) Plzeň, República Checa
Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado Adonai Meu Senhor, ou ainda haShem, i.e. o Nome - ver Nomes de Deus no Judaísmo ) como Criador e D-us e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá que seriam os mandamentos deste D-us. Dentro da visão judaica do mundo, Deus é um Criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence à uma linhagem com um pacto eterno com este Deus.
Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação do judaísmo. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como a kipá, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot ou o uso do hebraico como língua litúrgica.
Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir necessariamente o judaísmo ainda que o judaísmo só possa ser necessariamente praticado por judeus. Hoje o judaísmo é praticado por cerca de quinze milhões de pessoas em todo o mundo (2006). Da mesma forma, o judaísmo não é uma religião de conversão, e atualmente respeita a pluralidade religiosa desde que tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo. Alguns ramos do judaísmo defendem que no período messiânico todos os povos reconhecerão YHWH como único D-us e submeter-se-ão a Torá.

2007-03-11 00:32:46 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Conversão ou estudo:
Para residentes em quaisquer rincões do Brasil todo (e nesses só tem essa opção) a única instituição é a Brit Bracha: http://www.britbracha.org/ e você pode encontrar acesso a mais informações na CIL: http://www.cil.org.br/ ou no Facebook: https://www.facebook.com/groups/instrucaosobrejudaismo/

E também (aproveite para se inscrever): https://www.youtube.com/user/rabbi94Jacques Cukierkorn

2016-02-11 08:23:47 · answer #2 · answered by Esclarecendo 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers