English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-10 15:35:34 · 9 respostas · perguntado por dier/sóbesteirol 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Depende do significado. Na verdade, os inventores do termo ateísmo foram os próprios TEÍSTAS, que usavam este termo para qualquer um que NÃO acreditasse no seu Deus, mesmo que acreditasse em outro deus ou deuses. Portanto, os cristãos chamavam qualquer um que não acreditava no Deus cristão de ateu, mesmo que esse adorasse outra divindade. Ao longo dos séculos ateus tiveram vários significados (muitos bastante negativos) como descrente, infiel, satanistas, hereges, etc. Mesmo pessoas que acreditavam no Deus cristão mas questionavam dogmas da Igreja Católica eram rotulados de ateus pela Igreja dominante. Ou seja, crentes não ortodoxos, que não seguiam os dogmas dominantes, mesmo sendo crentes eram taxados de ateus.

Alguns pensam nos filósofos do iluminismo, mas esses não eram totalmente ateus, eram deistas na verdade, isto é, acreditavam que um Deus teria criado o universo e as leis que o governam, mas não interfere mais no universo.

Agora, se você se referir ao sentido mais adotado hoje, ou seja, alguém que não acredita em nenhum deus ou divindade sobrenatural, esse é mais recente. O PRIMEIRO livro a tratar o ateísmo nesse sentido parece ser:

"Memoir of the thoughts and feelings of Jean Meslier - Clear and evident demonstrations of the vanity and falsity of all religions of the world", publicado em 1729.

Este foi o primeiro livro no qual um filósofo argumenta, questiona e reflete sobre o ateísmo no sentido de não acreditar em religiões e em deuses.

Após ele, vieram Nietzsche (Pensamentos sobre a morte e a imortalidade, 1830) e Ludwig Andreas Feuerbach (A essência do cristianismo, 1841).

Porém, o ateísmo ganhou força mesmo no final do século XIX após o trabalho de Darwin sobre a teoria da evolução. Pela PRIMEIRA VEZ na história da humanidade era possível explicar a complexidade da vida sem auxílio da hipótese de Deus. A teoria da evolução foi um passo importante na história do ateísmo porque agora era possível ser um ateu intelectual, ou seja, era possível compreender o mundo sem Deus. Agora pode-se afirmar que NEM TUDO que parece criado possui efetivamente um criador. Antes da teoria da evolução, a complexidade da vida tornava essa tarefa muito difícil.

2007-03-10 16:40:13 · answer #1 · answered by Ken 3 · 1 0

Especificamente não existe um autor e sim um mundo intelectual do Ocidente, o fenômeno da difusão da descrença em Deus possui uma longa e distinta história. Filósofos da antiguidade, como Lucrécio, eram descrentes. Mesmo na Idade Média (do V ao XV século) havia correntes de pensamento que questionavam as assunções teístas, incluindo o ceticismo – doutrina que alega a impossibilidade de se alcançar o “verdadeiro conhecimento” – e o naturalismo – crença de que apenas forças naturais governam o mundo. Vários pensadores iluministas (1700-1789) eram ateus militantes, incluindo o escritor dinamarquês Baron Holbach e o enciclopedista francês Denis Diderot. Expressões de descrença são também encontradas em clássicos da literatura ocidental, incluindo os escritos de poetas ingleses como Percy Shelley e Lord Byron; do novelista inglês Thomas Hardy; de filósofos franceses como Voltaire e Jean-Paul Sartre; do autor russo Ivan Turgenev e de escritores americanos como Mark Twain e Upton Sinclair. Os ateus e críticos de religião mais articulados e conhecidos do século XIX são os filósofos alemães Ludwig Feuerbach, Karl Marx, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. O filósofo britânico Bertrand Russel, o psicanalista austríaco Sigmund Freud e Sartre estão entre os ateus mais influentes do século XX...

2007-03-11 00:29:27 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O ateísmo ou ateía (não confundir com atéia, feminino de ateu), num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidade divinas. Os ateus podem, contudo, incluir-se em várias modalidades de pensamento, sendo o pensamento ateísta dividido em duas categorias específicas: o ateísmo fraco e o ateísmo forte.

Não existe o inventor, só significa a descrença em um Deus.

2007-03-10 23:56:21 · answer #3 · answered by Our Life 5 · 1 0

Ninguém!!!!

Desde q existem humanos, houve os q acreditassem em deuses e os q achassem q isso era besteira....

Platão até disse uma frase legalzinha: "ninguém é ateu na hora da morte".

o q significava isso? significava q os caras q não acreditavam nos deuses do Olimpo, na hora da morte provavelmente gritariam: "Por Júpiter! Pelo amor de Afrodite!";;;;; etc....
mas o q ele não percebeu, e q mtos não percebem até hj, é q qdo alguém diz "ai, meu deuzdosséu", ou "minha noçassinhora" não está invocando deuses.... está apenas usando as exclamações de espanto q a língua lhe oferece!!! (e isso é assim em todas as línguas! Mein Got in Himmel! Oh, Lord! Mon Dieu de la France! Notre Dame de Paris! Per la Madonna! Por Tupã! Por Tutatis! Allah me proteja!

e assim por diante....

todas as religiões foram "fundadas" por alguém, mas a descrença nelas todas não precisa ser inventada.... basta um pouquinho de sensatez!!!!

2007-03-10 23:42:56 · answer #4 · answered by Betinha 7 · 1 0

O que não existe não se discute. Existem pessoas "frias" e como eu li de um dos "Yahooansewrs" o frio não existe é ausência de calor. Agora pergunto. Quem inventou a termologia?

2007-03-10 23:56:08 · answer #5 · answered by tremeterra13 5 · 0 0

É muito chato ler bíblia, não tem nada a ver com a época que voce vive, é mais melhor ser normal.

2007-03-10 23:52:03 · answer #6 · answered by Me ve 3 · 0 0

`´E tão ruim que nem tem inventor, cada um descrê a seu modo, sei lá! Só se unem na própria descrença. O autor segundo a Bíblia é o diabo, para enganar os trouxas. Como podem ver o equilibrio natural e complexo da natureza, das galáxias e do universo, e não admitir ter um Ser Superior ao homen no comando de tudo? Se sentir como se o homem é o ser mais inteligente, se na realidade ele não cria nada , só descobre como funciona o universo e tira daí provas de tão engenhosidade criada por um Ser Supremo.

2007-03-10 23:47:55 · answer #7 · answered by klenial 7 · 0 0

Nascemos ateus. O ateísmo nega, inclusive, a existência de Lúcifer. Religiões são ensinadas, inventadas, assimiladas.

2007-03-10 23:41:20 · answer #8 · answered by jairinha 2 · 1 1

Lucifer...

2007-03-10 23:39:08 · answer #9 · answered by deipe2004 5 · 0 2

fedest.com, questions and answers