AS PESSOAS que acreditam no ensino da Trindade dizem que Deus consiste em três pessoas — o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Alega-se que essas três pessoas são iguais, todo-poderosas e não tiveram princípio. Portanto, de acordo com a doutrina da Trindade, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas, mesmo assim, há um só Deus.
Muitos que acreditam na Trindade admitem que não sabem explicar esse ensino. Ainda assim, talvez achem que se trata de um ensino bíblico. Vale notar que a palavra “Trindade” não aparece na Bíblia. Mas será que a Bíblia contém a idéia de uma Trindade? Para responder a essa pergunta, vejamos um texto que os defensores dessa doutrina citam com freqüência.
“O VERBO ERA DEUS”
João 1:1 diz: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Versão Almeida) Mais adiante no mesmo capítulo, o apóstolo João mostra claramente que “o Verbo [a Palavra]” é Jesus. (João 1:14) No entanto, visto que o Verbo é chamado de Deus, alguns concluem que o Filho e o Pai têm de ser parte do mesmo Deus.
Tenha em mente que essa parte da Bíblia foi escrita originalmente em grego. Mais tarde, tradutores verteram o texto grego para outros idiomas. Muitos tradutores da Bíblia, porém, não usaram a frase “o Verbo era Deus”. Por que não? Com base no seu conhecimento do grego bíblico, esses tradutores concluíram que a frase “o Verbo era Deus” devia ser traduzida de modo diferente. Como? Veja alguns exemplos: “O Logos [ou o Verbo] era divino.” (A New Translation of the Bible) “O Verbo era deus.” (The New Testament in an Improved Version) “O Verbo estava com Deus e era da mesma natureza que ele.” (The Translator’s New Testament) De acordo com essas traduções, o Verbo não é o próprio Deus. Em vez disso, devido à sua elevada posição entre as criaturas de Jeová, o Verbo (ou a Palavra) é chamado de “deus”. O termo “deus” aqui significa “poderoso”.
OBTENHA MAIS FATOS
A maioria das pessoas não conhece o grego bíblico. Como, então, você pode saber o que o apóstolo João realmente queria dizer? Pense neste exemplo: um professor explica um assunto aos seus alunos. No final, os alunos entendem a explicação de maneiras diferentes. Como podem resolver o assunto? Talvez pedindo mais informações ao professor. Sem dúvida, aprender fatos adicionais os ajudará a entender melhor o assunto. De modo similar, para entender o sentido de João 1:1, você pode encontrar no Evangelho de João mais informações sobre a posição de Jesus. Aprender fatos adicionais sobre esse assunto o ajudará a chegar à conclusão certa.
Por exemplo, veja o que João escreveu no capítulo 1, versículo 18: “Nenhum homem jamais viu a Deus [o Todo-Poderoso].” No entanto, humanos viram Jesus, o Filho, pois João diz: “O Verbo [Jesus] se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória.” (João 1:14, Al) Como, então, o Filho poderia ser parte do Deus Todo-Poderoso? João disse também que o Verbo estava “com Deus”. Mas como pode uma pessoa estar com alguém e, ao mesmo tempo, ser essa pessoa? Além do mais, conforme registrado em João 17:3, Jesus faz uma clara distinção entre ele e seu Pai celestial. Ele chama seu Pai de “único Deus verdadeiro”. E, quase no fim de seu Evangelho, João resume o assunto dizendo: “Estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.” (João 20:31) Note que Jesus não é chamado de Deus, mas sim de Filho de Deus. Essas informações adicionais, fornecidas no Evangelho de João, mostram como João 1:1 deve ser entendido. Jesus, a Palavra, é “deus” no sentido de que ele tem uma alta posição, mas não é o mesmo que o Deus Todo-Poderoso.
CONFIRME OS FATOS
Pense de novo no exemplo do professor e dos alunos. Digamos que alguns alunos ainda tenham dúvidas, mesmo depois da explicação adicional do professor. O que poderiam fazer? Poderiam recorrer a outro professor em busca de mais informações sobre o mesmo assunto. Se o segundo professor confirmasse a explicação do primeiro, as dúvidas da maioria dos alunos talvez fossem sanadas. Da mesma forma, se você não tiver certeza sobre o que o escritor bíblico João realmente queria dizer a respeito da relação entre Jesus e o Deus Todo-Poderoso, poderá recorrer a outro escritor bíblico em busca de mais informações. Veja o que foi escrito por Mateus, por exemplo. A respeito do fim do atual sistema mundial, ele citou as palavras de Jesus: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:36) De que modo essas palavras confirmam que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso?
Jesus disse que o Pai sabia mais do que o Filho. Se Jesus fosse parte do Deus Todo-Poderoso, no entanto, ele conheceria os mesmos fatos que o Pai. Portanto, o Filho e o Pai não podem ser iguais. Ainda assim, alguns dirão: ‘Jesus tinha duas naturezas. Aqui ele falava como humano.’ Mas, mesmo que isso fosse assim, que dizer do espírito santo? Se o espírito santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o Pai sabia?
2007-03-10 14:52:05
·
answer #1
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
4⤊
1⤋
A Santíssima Trindade não existia no evangelho cristão primitivo. Ela surgiu numa adaptação do cristianismo quando ele chegou à Roma, onde a religião dominante da época cultuava uma trindade. Foi uma forma de sincretismo, como o da adaptação dos deuses africanos ao culto católico no Brasil.
Depois, no famigerado Concílio de Trento, onde a Igreja destruiu e distorceu boa parte dos textos do evangelho original e passou a privilegiar a busca pelo poder temporal se afastando da pureza clara e verdadeira da mensagem de Jesus, a Trindade foi finalmente oficializada como dogma de fé. De lá pra cá muitas outras "humanidades" foram acrescentadas, como por exemplo a complicada liturgia católica, inexistente nos simples e diretos ensinamentos do Cristo.
2007-03-11 01:20:45
·
answer #2
·
answered by Paulo N 4
·
3⤊
0⤋
É isso aí TJ, tá certíssimo!!!!!
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!
2007-03-10 23:09:15
·
answer #3
·
answered by Crys 5
·
4⤊
1⤋
O espirito santo é o espirto de Deus.
Maria, mãe de Jesus, ficou gravida do espirito santo, ou seja, de Deus em espirito .
2007-03-10 23:09:24
·
answer #4
·
answered by alll 3
·
1⤊
0⤋
Olá, esta pergunta é muito fC. o Espírito santo é nada mais nada a menos que, apartIr do dia que VC for batizado por imersão isto é, de corpo inteiro para remissão dos pecados, vc. já recebeu o Espírito santo, ele é um guia na tua vida apartIr desta data. Não é estudando que vc. ganha, é buscando, Ele é o propio Senhor Jesus, se VC. ADQUIRIR não o deixe por nada.
2007-03-10 23:14:01
·
answer #5
·
answered by Carlos de Siqueira C 2
·
0⤊
0⤋
Olá Marina,
Dentro dessa gama religiosa, você encontrará diversas definições para o Espírito Santo e a forma como Ele age.Se você realmente estiver interessada em descobrir esse mistério, peça a Deus que revele a ti.Ele é fiel e te mostrará.Do que tenho experienciado com relação ao Espírito Santo embasado na palavra de Deus, o Espírito Santo é o aspecto gerador de Deus, ou seja, faz parte de um processo para culminar no ser humano.Jesus foi gerado por obra do Espírito Santo.
Um forte abraço Fraterno.
2007-03-10 23:12:14
·
answer #6
·
answered by Lello 2
·
0⤊
0⤋
O espiríto santo é a força através da fé e da oração que vem de Deus para a pessoa que o teme, o reconhece como nosso Pai criador e admite que somos pecadores, mas temos arrependimento de coração das faltas cometidas. Em relação à santissima trindade, pelo que já li na Biblia, não há uma só pessoa. Deus é o pai, Jesus é filho, e espírito santo vem do Pai, e unicamente do pai. O próprio Jesus pediu forças ao Pai, para suportar as fraquezas e tentações que um humano possui.
2007-03-10 23:09:01
·
answer #7
·
answered by Jair S 1
·
1⤊
1⤋
Na Bíblia hebraica (Velho Testamento), o termo hebraico Ruach HaKodesh é usado muitas vezes; ele é traduzido literalmente como Espírito Santo. Na Bíblia Hebraica ele se refere à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Trindade...
Quanto a Santíssima Trindade uma explicação mais acessível...
Suponha que você se olha em um espelho de corpo inteiro. Você vê uma imagem perfeita de si mesmo, com uma exceção: não é senão um reflexo no espelho. Mas se a imagem saísse dele e se pusesse ao seu lado, viva e palpitante como você, então sim, seria a sua imagem perfeita. Porém, não haveria dois 'vocês', mas um só 'você', uma natureza humana. Haveria duas 'pessoas', mas só uma mente e uma vontade, compartilhando o mesmo conhecimento e os mesmos pensamentos.
Depois, já que o amor de si (o amor de si bom) é natural em todo ser inteligente, haveria uma corrente de amor ardente e mútuo entre você e a sua imagem. Agora, dê asas à sua fantasia e pense na existência desse amor como uma parte tão de você mesmo, tão profundamente enraizado na sua própria natureza, que chegasse a ser uma reprodução viva e palpitante de você mesmo. Este amor seria uma 'terceira pessoa' (mas, mesmo assim, nada mais que um 'você', lembre-se; uma só natureza humana), uma terceira pessoa que estaria entre você e a sua imagem, e os três, de mãos dadas: três pessoas numa só natureza humana.
Esse exemplo, muito imperfeito, pode nos ajudar um pouco a entender a relação entre as três Pessoas da Santíssima Trindade: Deus Pai "olhando-se" a Si mesmo em sua mente divina (criadora) e mostrando ali a Imagem de Si, tão infinitamente perfeita que é uma imagem viva: Deus Filho; e Deus Pai e Deus Filho amando como amor vivo a natureza divina que ambos possuem em comum: Deus Espírito Santo. Três pessoas divinas, uma natureza divina.
É claro, é só um exemplo, muito imperfeito, mas que nos ajuda a compreender o grande mistério que é a Santíssima Trindade, base de nossa Fé, fundamento de nossa Redenção, sustentáculo de nossas vidas e no qual, todos os dias, através do sinal da Cruz, nós afirmamos a nossa fé: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espero de ♥ que com esse exemplo imperfeito vc não tenha mais dúvidas, beijão...
2007-03-10 22:52:33
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Mais uma invenção da Igreja Católica, para explicar as coisas que eles inventam que ninguém compreende.
De certa forma, veio substituir os anjos de grande "atividade" no passado da Bíblia. Quando eles querem um bode espiatório para justificar seus atos estranhos, dizem que foi o Espírito Santo que mandou.
Por exemplo: Quem proibiu a camisinha? O Espírito Santo!... Que deu ao pastor o título de Bispo? O Espírito Santo!... Quem mandou aumentar o dízimo para metade do salário? O Espírito Santo!... Quem disse que não pode fazer sexo antes do casamento? O Espírito Santo!...
Entendeu? Ou vai precisar do Espírito Santo para decifrar, como na Bíblia?
2007-03-10 23:07:40
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
As Tjs costumam colocar o Espírito Santo com letras minúsculas e diabo com maiúsculas, ainda vou perguntar isso aqui. Bem, vamos ao que interessa.
Voltando a sua pergunta, O Espírito Santo é uma pessoa, se vc não aceitar que é uma pessoa, não poderá entender a doutrina da Santíssima Trindade. O que caracteriza uma pessoa ? Uma pessoa possui emoções, possui caráter, tem inteligência própria dentre outras coisas.
vejamos algumas passagens.
EF 4:30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
AT 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
AT 5:4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Sem falar que é a única pessoa da Trindade em que o pecado não é perdoado, nem neste mundo e nem no porvir.
Leia a Bíblia sozinho, procure entender sem influência de nenhuma organização, garanto que obterá resultados muito melhores.
2007-03-10 23:06:42
·
answer #10
·
answered by Mister R 7
·
0⤊
2⤋