Nossa.. essa pergunta eh mt complexa.. vc deveria detalhar mais oq vc quer..
o papel do Rh eh fazer a seleção e avaliação, treinamento, capacitação, oferecer saude e segurança no trabalho..
ou melhor.. pelo jeito essa pergunta eh para algum trabalho neh.. vou copiar e colar oq estou fazendo no meu estagio.. pelo menos a parte de gestao de pessoas.. acho que tem bastante coisa pra tirar de lah..
"Gestão de Pessoas é um ramo especializado da administração que contempla todas as ações empreendidas por uma organização com o objetivo de integrar o colaborador no contexto da organização e aumentar sua produtividade.
Milioni (2002) apud Unisul virtual apresenta uma visão diferente, enfocando outros aspectos:
Conjunto de estratégias, técnicas e procedimentos focados na mobilização de talentos, potenciais, experiências e competências do quadro de colaboradores de uma organização, bem como a gestão e a operacionalização das normas internas e legais incidente
Esta definição estabelece uma diferença no foco, nota-se que a ênfase é dada aos esforços da organização no sentido de aproveitar e explorar o potencial das pessoas, o conhecimento, habilidades e atitudes que cada profissional possui e não há produtividade em si.
As empresas de sucesso têm adotado na prática ao gerenciar seus colaboradores um conceito mais contemporâneo, onde diz: “Gestão de pessoas consiste na capacidade de mobilizar os colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais”, onde a palavra mobilizar visa gerar comprometimento, motivação e entusiasmo. Ao longo dos anos existiram alguns fundamentos que caracterizaram o processo de evolução na Gestão de Pessoas como as teorias descritas anteriormente, porém os novos papéis estratégicos de um bom gestor são:
· Uma nova visão integrada do colaborador, do trabalho e da empresa;
· Uma estrutura organizacional plana, enxuta, de poucos níveis hierárquicos;
· Atendimento do usuário interno e externo e se possível encanta-lo;
· Sintonia com o ritmo e a natureza das mudanças ambientais;
· Uma visão voltada para o futuro e para o destino da empresa e das pessoas;
· A busca de uma administração participativa e baseada em equipes;
· A busca de agilidade, flexibilidade, dinamismo e pro atividade;
· O compromisso com a qualidade e com a excelência dos serviços;
· A busca da inovação e da criatividade;
E também precisa desenvolver e aplicar a capacidade de:
· Criar clarezas estratégicas – estratégias e metas fixadas pela empresa para médio e longo prazo com o objetivo de esclarecer a todos os colaboradores do objetivo final e fazer com que todos olhem na mesma direção;
· Fazer com que as mudanças aconteçam – organizações com essa capacidade demonstram velocidade, agilidade, flexibilidade e redução do tempo de ciclo. Alcançam bons resultados com a capacidade de mudar rapidamente;
· Criar capital intelectual – o capital intelectual requer tanta competência como comprometimento ao faze-lo os gestores tornam-se defensores dos colaboradores por estarem preocupados pela maneira como a empresa pode satisfazer suas necessidades. "
Espero ter ajudado..
2007-03-10 13:30:05
·
answer #1
·
answered by LuLu 4
·
0⤊
0⤋
CONSULTORIA INTERNA DE RH
As áreas de RH estão cada vez mais sendo solicitadas a responder aos desafios impostos pela competição, como parceiras das diversas áreas da empresa. Para isso, os profissionais precisam aprender a trabalhar de forma diferente, mais focado na relação e nas necessidades dos clientes interno, indo além da postura técnica e de suas áreas de formação. Além disso, devem aprender a olhar cada problema apresentado por seus clientes como uma oportunidade de melhorar e desenvolver a gestão de RH da organização.
O crescimento da sua empresa depende de grandes talentos. Desenvolva novas competências e saiba COMO, QUANTO E QUANDO investir.
“As vantagens que retêm os executivos: Treinamento, Salário competitivo e satisfação pessoal “– Fonte: Gazeta Mercantil
A criação de novas empresas, novos segmentos de mercado, novos cargos e funções estabelecem novas competências e habilidades numa velocidade muito intensa, exigindo do colaborador e da companhia um poder de adaptação e qualificação profissional nunca antes mensurado. Agora já existem métodos e indicadores para mensurar o retorno e investir nos verdadeiros talentos.
2007-03-14 02:08:12
·
answer #2
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
0⤋