English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quero saber melhor sobre adoração

2007-03-10 13:09:30 · 11 respostas · perguntado por ? 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Prestação de honra ou homenagem reverente. A adoração verdadeira do Criador abrange todo aspecto da vida da pessoa. O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus.” — 1Co 10:31.

Quando Jeová Deus criou Adão, não prescreveu nenhuma cerimônia específica ou um meio pelo qual o homem perfeito pudesse aproximar-se Dele em adoração. Todavia, Adão podia servir ou adorar seu Criador por fazer fielmente a vontade de seu Pai celeste. Mais tarde, para a nação de Israel, Jeová deveras delineou certo modo de aproximação em adoração, que incluía sacrifícios, um sacerdócio e um santuário material. Isto, contudo, era apenas “uma sombra das boas coisas vindouras, mas não a própria substância das coisas”. (He 10:1) A ênfase primária sempre foi dada a se exercer fé — fazer a vontade de Jeová Deus — e não a cerimônias ou rituais. — Mt 7:21; Tg 2:17-26.

Conforme o profeta Miquéias o expressou: “Com que confrontarei a Jeová? Com que me encurvarei diante de Deus no alto? Confrontá-lo-ei com holocaustos, com bezerros de um ano de idade? Terá Jeová prazer em milhares de carneiros, com dezenas de milhares de torrentes de azeite? Darei o meu primogênito pela minha revolta, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te informou, ó homem terreno, sobre o que é bom. E o que é que Jeová pede de volta de ti senão que exerças a justiça, e ames a benignidade, e andes modestamente com o teu Deus?” — Miq 6:6-8; veja Sal 50:8-15, 23.

Termos Hebraicos e Gregos. A maioria das palavras hebraicas e gregas que podem denotar adoração também podem ser aplicadas a atos que não são de adoração. No entanto, o contexto determina de que modo devem ser entendidas as respectivas palavras.

Uma das palavras hebraicas que transmite a idéia de adoração (‛a‧vádh) significa basicamente “servir”. (Gên. 14:4; 15:13; 29:15) Servir ou adorar a Jeová exige obediência a todas as suas ordens, fazer Sua vontade como alguém exclusivamente devotado a Ele. (Êx 19:5; De 30:15-20; Jos 24:14, 15) Por conseguinte, empenhar-se alguém em qualquer ritual ou ato de devoção para com quaisquer outros deuses significa abandonar a adoração verdadeira. — De 11:13-17; Jz 3:6, 7.

Outro termo hebraico que pode denotar adoração é hish‧ta‧hhawáh, que significa primariamente “curvar-se” (Pr 12:25) ou render homenagem. (Veja HOMENAGEM.) Ao passo que esse curvar-se às vezes podia simplesmente ser um ato de respeito ou de cortesia para com outra pessoa (Gên 19:1, 2; 33:1-6; 37:9, 10), podia ser também uma expressão de adoração, indicando a reverência e gratidão da pessoa a Deus e submissão à Sua vontade. Quando usada com referência ao Deus verdadeiro, ou a deidades falsas, a palavra hish‧ta‧hhawáh às vezes é associada com sacrifícios e oração. (Gên 22:5-7; 24:26, 27; Is 44:17) Isto indica que era comum curvar-se quando se orava ou se oferecia um sacrifício.

A raiz hebraica sa‧ghádh (Is 44:15, 17, 19; 46:6) significa basicamente “prostrar-se”. A palavra aramaica equivalente usualmente é associada com adoração (Da 3:5-7, 10-15, 18, 28), mas é usada em Daniel 2:46 para referir-se ao Rei Nabucodonosor prestar homenagem a Daniel, prostrando-se diante do profeta.

O verbo grego la‧treú ‧o (Lu 1:74; 2:37; 4:8; At 7:7) e o substantivo la‧treí ‧a (Jo 16:2; Ro 9:4) transmitem a idéia de se prestar não meramente um serviço comum, ordinário, mas sim serviço sagrado.

A palavra grega pro‧sky ‧né‧o corresponde de perto ao termo hebraico hish‧ta‧hhawáh em expressar a idéia de homenagem, e, às vezes, de adoração. O termo pro‧sky ‧né‧o é usado em conexão com um escravo prestar homenagem a um rei (Mt 18:26), bem como com o ato que Satanás estipulou quando ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo e a glória destes. (Mt 4:8, 9) Se Jesus rendesse homenagem ao Diabo, ele teria com isso indicado sua submissão a Satanás e se tornado o servo do Diabo. Mas Jesus recusou-se, dizendo: “Vai-te Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [forma do gr. pro‧sky- né‧o, ou, no relato de Deuteronômio que Jesus citava, hebr. hish‧ta‧hhawáh], e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado [forma do gr. la‧treú‧o, ou do hebr. ‛a‧vádh].’” (Mt 4:10; De 5:9; 6:13) Similarmente, adorar, homenagear ou curvar-se à “fera” e à sua “imagem” é ligado a serviço, pois os adoradores são identificados como apoiadores da “fera” e de sua “imagem” por terem uma marca, quer na mão (com a qual a pessoa presta serviço) quer na testa (para que todos a vejam). Visto ser o Diabo quem dá autoridade à fera, adorar a fera significa, em realidade, adorar ou servir o Diabo. — Re 13:4, 15-17; 14:9-11.

Outras palavras gregas ligadas à adoração são derivadas de eu ‧se‧bé‧o, thre‧skeú ‧o e sé‧bo‧mai. A palavra eu ‧se‧bé‧o significa “dar devoção piedosa a” ou “venerar, reverenciar”. ) Em Atos 17:23, este termo é usado com referência à devoção piedosa ou veneração que os homens de Atenas davam a um “Deus Desconhecido”. De thre‧skeú ‧o vem o substantivo thre‧skeí ‧a, entendido como designando uma “forma de adoração”, quer verdadeira quer falsa. (At 26:5; Col 2:18) A adoração verdadeira praticada pelos cristãos era assinalada pela genuína preocupação com os pobres e pela completa separação do mundo impiedoso. (Tg 1:26, 27) A palavra sé‧bo‧mai (Mt 15:9; Mr 7:7; At 18:7; 19:27) e o termo relacionado se‧bá‧zo‧mai (Ro 1:25) significam “reverenciar; venerar; adorar”. Objetos de adoração ou de devoção são designados pelo substantivo sé‧ba‧sma. (At 17:23; 2Te 2:4) Dois outros termos são desta mesma raiz verbal, juntando-se-lhe o prefixo The‧ós, Deus. São the‧o‧se‧bés, que significa “reverente a Deus” (Jo 9:31), e the‧o‧sé‧bei ‧a, denotando “reverência a Deus”. (1Ti 2:10) Estes dois termos correspondem um tanto à palavra alemã para “adoração pública”, a saber, Gottesdienst (combinação de “Deus” e “serviço”).

Adoração Que É Aceitável a Deus. Jeová Deus só aceita a adoração dos que se comportam em harmonia com Sua vontade. (Mt 15:9; Mr 7:7) A uma samaritana, Cristo Jesus disse: “Vem a hora em que nem neste monte [Gerizim], nem em Jerusalém, adorareis o Pai. Adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos . . . Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” — Jo 4:21-24.

As palavras de Jesus mostravam claramente que a adoração verdadeira não dependeria da presença nem do uso de coisas visíveis, ou de localidades geográficas. Ao invés de depender da visão ou do tato, o adorador verdadeiro exerce fé, e, sem considerar o local ou as coisas em sua volta, mantém uma atitude de adoração. Assim, ele adora, não com a ajuda de algo que possa ver ou tocar, mas com espírito. Visto que possui a verdade conforme revelada por Deus, sua adoração está de acordo com a verdade. Tendo-se familiarizado com Deus por meio da Bíblia e da evidência da operação do espírito de Deus em sua vida, aquele que adora com espírito e verdade definitivamente ‘conhece o que adora’.

2007-03-10 13:26:25 · answer #1 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 1 1

No Budismo Shin a adoração se resume na recitação do Nome do Buda da Luz e da Vida Imensuráveis.

2007-03-11 01:33:33 · answer #2 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

Para os não ateus, a adoração pode significar algo mais do que uma reverência a alguma divindade.
No seu 1º Mandamento, Deus afirma a exigência de "exclusividade" e deixa isso bem claro: "Amar a Deus sobre todas as coisas". Portanto, "amar" é adorar e tem um sentido muito direto: Amar outra coisa ou divindade que não a Deus, significa "traição". Por isso a idolatria é o erro mais abominável para Deus. Pois se trata de uma traição ao seu amor. E não por acaso, está colocado como o primeiro de todos os mandamentos.
Se nós, pobres e limitados humanos sabemos avaliar quão intensa é a dor de se sentir traído por alguém que amamos, quem poderia abominar mais tal malefício, senão Deus que nos criou e nos ama?. Este é o contexto bíblico. Logo, dentro de uma ótica religiosa e/ou espiritual, a adoração em seu verdadeiro, puro e genérico sentido é algo que só podemos dirigir a um só ser: Deus. E "adoração" é a ÚNICA coisa que o próprio Deus só pode obter, por meio da NOSSA vontade individual. Vê a importância disso?


Isto na minha humilde (e muito particular) opinião de usuário "não Top", claro.

2007-03-10 14:20:46 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A adoração de quem Deus aceita?

JÁ PENSOU nisso: ‘A adoração de quem Deus aceita?’ É possível que esta questão estivesse na mente de certa mulher, quando falou com Jesus Cristo perto do monte Gerizim, em Samaria. Chamando a atenção para uma diferença entre a adoração dos samaritanos e a dos judeus, ela disse: “Nossos antepassados adoravam neste monte; mas vós dizeis que o lugar onde as pessoas devem adorar é em Jerusalém.” (João 4:20) Disse Jesus a essa samaritana que Deus aceita todo tipo de adoração? Ou disse ele que há coisas específicas necessárias para se agradar a Deus?

2 A surpreendente resposta de Jesus foi: “Vem a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai.” (João 4:21) Os samaritanos há muito temiam a Jeová e adoravam a outros deuses no monte Gerizim. (2 Reis 17:33) Agora Jesus Cristo dizia que nem aquele lugar nem Jerusalém seriam importantes na adoração verdadeira.

ADORAR COM ESPÍRITO E VERDADE

3 Jesus também disse à samaritana: “Adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação se origina dos judeus.” (João 4:22) Os samaritanos tinham conceitos religiosos errôneos e aceitavam apenas os primeiros cinco livros da Bíblia como inspirados — e estes exclusivamente segundo a revisão feita por eles mesmos, conhecida como Pentateuco Samaritano. De modo que eles realmente não conheciam a Deus. Contudo, aos judeus se havia confiado o conhecimento bíblico. (Romanos 3:1, 2) Aos judeus fiéis, e a quem quer que quisesse escutar, as Escrituras supriam o que precisavam para conhecer a Deus.

4 Realmente, Jesus mostrou que tanto os judeus como os samaritanos teriam de ajustar a sua maneira de adorar, a fim de agradar a Deus. Ele disse: “Vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” (João 4:23, 24) Temos de adorar a Deus “com espírito”, motivados por um coração cheio de fé e amor. É possível adorar a Deus ‘com verdade’ por estudar a sua Palavra, a Bíblia, e por adorá-lo segundo a sua verdade revelada. Está ansioso de fazer isso?

5 Jesus frisou que Deus deseja adoração verdadeira. Isto mostra que existem formas de adoração inaceitáveis a Jeová. Adorar a Deus significa dar-lhe honra reverente e render-lhe serviço sagrado. Se você desejasse honrar um governante poderoso, com certeza estaria ansioso de servi-lo e fazer o que agradasse a ele. Certamente, pois, nós desejamos agradar a Deus. Portanto, em vez de apenas dizer ‘estou satisfeito com a minha religião’, temos de nos certificar de que a nossa adoração atenda aos requisitos de Deus.

FAZER A VONTADE DO PAI

6 Leiamos Mateus 7:21-23 e vejamos se é possível isolar um fator decisivo que determina se Deus aceita ou não todo tipo de adoração. Jesus disse: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios [criaturas espirituais perversas] em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei.”

7 Reconhecer a Jesus Cristo como Senhor é essencial na adoração verdadeira. Mas algo estaria faltando na adoração de muitos que afirmam ser discípulos de Jesus. Ele disse que alguns realizariam “obras poderosas”, tais como supostas curas milagrosas. Contudo, deixariam de fazer o que Jesus disse ser vital. Não estariam ‘fazendo a vontade do Pai’ de Jesus. Se queremos agradar a Deus, temos de aprender qual é a vontade do Pai e daí fazê-la

2007-03-10 13:32:25 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Eu adorava fazer sacanagem com minha prima

2007-03-10 13:29:11 · answer #5 · answered by jetro i - GATO JEDI 7 · 0 0

cara adoro tanto uma ferinha que entregaria tudo até principalmente minha vida, nem sou mais eu , eu sou vc. digo ela.

2007-03-10 13:19:11 · answer #6 · answered by Theos 6 · 0 0

Existe duas formas de você expressar sua gratidão a Deus.
1- Louvar= forma de você expressar toda sua gratidão e reverencia por tudo que Deus lhe fez, faz, e fará.

2- Adoração= forma de você expressar toda sua gratidão e reverencia por aquilo que Deus é!!!!!

2007-03-10 13:15:30 · answer #7 · answered by Boca dura 4 · 0 0

Em hebraico, significa ajoelhar-se, dobrar-se diante do Senhor.
Em grego, significa aproximar-se dele e beijar a Sua mão.
Em outras palavras, é entregar-nos e dar tudo a Ele.
Deus deseja que declaremos que Ele é Deus e que só Ele o é. Na oração que o Senhor nos ensinou, dizemos: “santificado seja o teu nome” (Mateus 6.9b), isto é, teu nome seja separado como especial, majestoso, incomparável, santo. Só o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo pode ser chamado de “Deus”. Hoje se tornou um nome comum e geral: deus. Mas um dia será específico e santo. Somente Jeová será assim chamado.

2007-03-10 13:14:37 · answer #8 · answered by silvia g 3 · 0 0

Antigamente eu adorava mais ação do que hoje.
Já estou mais velhinho...Mais sossegado.
Mas se a coisa for divertida pode contar comigo.

2007-03-10 13:13:40 · answer #9 · answered by Anderson 6 · 0 0

Só discordo da irmã acima num ponto, Jesus também pode ser chamado de Deus pois se Ele é um com o Pai logo é como o Pai, um Deus ou O Deus! Veja em: João 14. 8a14!

2007-03-10 13:25:10 · answer #10 · answered by King_Wil 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers