English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-10 11:01:15 · 4 respostas · perguntado por Marco 2 em Saúde Saúde Mental

4 respostas

HIPNOSE ERICKSONIANA E AUTO-HIPNOSE

A hipnose Ericksoniana, assim denominada por ter sido criada pelo Dr. Milton Erickson, fundador da American Society of Clinical Hypnosis, surgiu como modernização da hipnose clássica.

Trata-se de um estado alterado de consciência e percepção, de profundo relaxamento, no qual o consciente e o inconsciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.

O trabalho hipnótico facilita a descoberta de novas opções na vida e a quebra de padrões de sentimentos e comportamentos indesejáveis.
O que é a hipnose clínica?

Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica ou de hipnoterapia. A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados para ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.

Quase todo mundo já experimentou alguma forma de hipnose em algum momento da sua vida. Pense numa vez em que você dirigia em uma estrada e se pegou, por um breve momento, inconsciente daquilo que estava fazendo, ou uma vez em que estava tão envolvido em um programa de televisão que nem se deu conta quando alguém entrou na sala. Na verdade, toda hipnose é auto-hipnose e o paciente está sempre no controle. Não há nada a temer, porque a hipnose é um processo completamente seguro quando é usada profissionalmente. O relaxamento que você vai experimentar será agradável e regenerador.


Em que problemas emocionais ou físicos a hipnose pode ser usada?

Na Psicologia: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, auto-estima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.

Na Medicina: psiquiatria, anestesia e cirurgia, doenças psicossomáticas, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria (enurese noturna, pesadelos, timidez e inadaptação), controle da dor, controle de vícios.

Na Odontologia: medo de ir ao dentista, cirurgia odontológica, bruxismo, controle de sangramento, controle da salivação excessiva e da dor, etc.

Posso aprender a me hipnotizar?

Toda hipnose é auto-hipnose. O profissional assume o papel de agente ou instrutor para ajudá-lo a conseguir este estado agradável. Alguns hipnólogos gravam fitas para seus pacientes, para serem usadas entre as sessões ou no lugar de sessões repetitivas. Um bom exemplo é o uso da hipnose no tratamento de dores crônicas, onde muitas vezes, fitas são usadas pelo paciente conforme a sua necessidade

2007-03-11 01:48:28 · answer #1 · answered by ♫♪ Mariangela ♫♪ 4 · 0 1

A hipnose (ou melhor, a auto-hipnose), já me foi muito útil.
Quando certa vez tentei me suicidar.
E percebi que além de ser doloroso morrer afogado...
Eu não tinha o direito de tirar a vida dos que precisariam de mim para nascer.

Pois mesmo estando exausto.
A uma distancia imensa da terra firme.
E a correnteza estando me puxando para o alto-mar...

Graças à auto-hipnose
E eu ter conhecido a história do índio que correu por 03 dias e 03 noites...
Consegui que o meu subconsciente me fornecesse o fôlego 02...
Com o fôlego 02, o cansaço desapareceu.
E eu consegui nadar por mais de uma hora...

Hoje tenho dificuldade de entra em auto-hipnose...
Mas antes da tentativa de suicídio, certa vez eu sugeri que o dentista me arrancasse um dente imenso sem o uso de anestesia...
E não senti nem um tipo de dor.

2007-03-11 00:50:06 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 1

A hipnose consiste numa técnica que utiliza palavras, imagens, sons e outros estímulos que conseguem desconectar um indivíduo do mundo exterior, fazendo com ele atente para atividades diversas sem o estímulo de outras pessoas ou aontecimentos, exceto pelos "comandos" do profissional que induz o indivíduo ao transe hipnótico. Ressalta-se que, apesar da divulgação dessas informações, a hipnose não é um estado de sono induzido. Mas através dela, pode-se fazer com que determinada pessoa descanse.

Um exemplo televisionado é o caso do ilusionista Chris Angel. Eu assisti a dois episódios do seu programa no canal pago "A&E Mundo", nos quais ele utlizava imagens e sons que faziam pessoas comuns entrarem num estado de descanso profundo. Devem haver trechos desses programas no YouTube. Num deles, o ilusionista mostrava uma imagem a pessoas que andavam nas ruas e, após olharem para as imagens, as pessoas simplesmente caíam na calçada, acometidas pelo estado hipnótico. Em outro, num bar, ele fez com que todos os presentes prestassem atenção a ele. Após um estimulo auditivo, todos adormeceram, inclusive um dos garçons, que deixou sua bandeja cair no chão. Esses são alguns exemplos de hipnose, e sim, creio que ela possa ser aprendida por qualquer pessoa, desde que haja dedicação e interesse pelo assunto. Muitas práticas hipnóticas são utilizadas na cura de doenças e no tratamento fisiológico de várias pessoas, podendo ser aplicada inclusive para um aumento da capacidade de aprendizagem e de memória.

Mais informações no site abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnose

2007-03-10 11:23:54 · answer #3 · answered by Daniel Hartmann 1 · 0 1

Serve pra acalmar as pessoas ou convence-las a fazer coisas estranhas.xD

2007-03-10 11:04:14 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers