Não é a autenticidade do sudário que provaria a ressureição de Jesus.
Não é num pano que eu creio, e sim na ressureição do Cristo.
Portanto tem de se fazer esta diferença pra começo de conversa.
A Igreja não atribui ao sudário a prova da ressureição, não é por ai.
Dito isto, vamos aos fatos:
Há uma continua campanha para negar a autenticidade do tecido, cuja origem remonta ao tempo de Nosso Senhor, e que outros dizem tratar-se de uma falsificação produzida na Idade Média.
Os testes realizados em 1988 com carbono 14 são atualmente contestados pela comunidade científica internacional, que atribui a essa experiência uma segurança de apenas 5% em seus resultados.
Além deste fato, vários outros permanecem no mínimo "intrigantes".
Por exemplo, se fosse uma falsificação da Idade Média como vc disse, não estariam na figura os cravos da crucificação marcados nos pulsos.
Toda iconografia do período mostra Jesus crucificado pelas palmas das mãos.
Foi bem mais tarde, inclusive com as experiencias com cadáveres, é que se provou q os cravos não pderiam ser fixados na palma das mãos, porque elas se rasgariam e a vitima cairia no chão, e não era esta a intençao dos assassinos.
Portanto os pregos sé seguravam o padecente se fossem fixados nos punhos, tal como está no sudário , conhecimento anatômico que não existia ha 1000 anos atrás.
Outra coisa, é o polém das flores que so existem na Palestina. Eles estão no pano e não existem na Europa, portanto não poderiam ter voado para lá para compor a falsificação.
Ou as moedas sobre os olhos da figura, elas têm a efige de Pilatos, essas moedas não existiam mais nos anos da Idade Média.
As marcas do suplicium, o chicote usado nos condenados com pequenos chumbinhos nas pontas das cordas. Esses chicotes foram conservados como reliquias do Imeprio Romno do seculo I e corrresponde exatamente às feridas das costas do crucificado do pano.
Outro detalhe, se fosse uma pintura, haveria pigmentos de tinta, o que não existe no sudário e nem mesmo pinturas produzem efeito negativo tridimensional, como a figura do sudário, espantosamente, apresenta.
Se é de Jesus eu não posso te afirmar, tudo leva a crer que sim, mas a minha fé é no Cristo Resuscitado, com ou sem Sudário.
Nós não respeitamos um pano, a gente respeita fatos comprovados pela ciencia e pela tecnologia do seculo 21.
Se você baseia suas informaçõe somente pelo que vc vê na TV, deve de estar na hora de vc procurar outras fontes de conhecimento, porque elas existem , ok?
2007-03-10 10:49:05
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
è dificil aceitar uma contra prova tanto tempo depois. Mas ele é só um pano. Não muda muito o fato se ele cobriu o corpo de Jesus ou não. Era uma história interessante até que descobriram o que você está citando.
Mas, vale insistir, Quem reza, reza para um pano ou para Deus?
2007-03-10 10:28:10
·
answer #2
·
answered by ieu mesmo 3
·
1⤊
0⤋
Por isto mesmo, uma reliquia de 1000 anos vale alguns trocados, acho que conseguiria uma boa soma na Ebay.
2007-03-10 16:11:38
·
answer #3
·
answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6
·
0⤊
0⤋
Esse santo sudário foi datado do século XIII, mas mesmo assim continua em exposição em Turim na Itália, e milhares de pessoas o visitam e choram diante dele todos os anos.
O fato é que, mesmo sabendo que é falso, os religiosos o mantém em exposição como símbolo e para continuar preservando a mitologia cristã. Nem todos têm acesso à informação e os mais desavisados podem realmente achar que aquele santo sudário é verdadeiro, e que seria uma prova da existência de Jesus. E assim continuam acreditando...
2007-03-10 11:36:13
·
answer #4
·
answered by Ken 3
·
0⤊
0⤋
As pesquisas que apontaram que o Santo Sudário é do ano 1000 foram realizadas através do carbono 14 e como durante os anos muitos resíduos vão se acumulando em um objeto pode ser que ao fazer os testes o que foi colhido era material mais recente do que sua própria existência, por isso ainda não é aceito oficialmente de que não se trata do manto que cobriu Jesus antes da ressurreição.
2007-03-10 10:27:50
·
answer #5
·
answered by O Filosofo 4
·
0⤊
0⤋
Porque as provas não são tão irrefutáveis assim. Na verdade, nas muitas recuperações por que passou o Santo Sudário houve contaminações do material que poderiam "enganar" testes como o do Carbono 14.
Por outro lado, ainda que seja uma falsificação, é um objeto com mais de 1.000 anos, que foi objeto de fé para gerações inteiras e, portanto, de grande interesse histórico.
Mas o principal, eu creio, é que a I. C. A. R. não quer abrir mão de um dos principais "efeitos especiais" que possui.
2007-03-10 10:26:26
·
answer #6
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
0⤋
É difícil para os adeptos de qualquer religião aceitarem tudo quer vá contra aquilo que se acredita.
2007-03-10 10:24:33
·
answer #7
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Eu nunca ouvi falar que vc colocando um pano em cima de um morto o pano passa a conter o rosto do morto. Essa é muito nova para mim.
Rosto não é impressão digital não, seu Papa!!!!!!!!
2007-03-10 10:22:30
·
answer #8
·
answered by Marcos B 3
·
0⤊
0⤋
Ué deve datar mesmo de menos de mil anos já que os mil anos começaram a ser contados qdo Cristo nasceu... mas sinceramente... essa história de sudário pra mim é uma mentira inventada por pessoas que queriam comprovar a existência de Jesus mas para obterem com isso lucro de alguma espécie....
2007-03-10 10:22:26
·
answer #9
·
answered by Sílvia A 5
·
0⤊
0⤋
A igreja católica "moldou" seus dogmas para que melhor se encaixassem naquilo que seus adeptos esperavam dela. Se na época eles buscavam provas a respeito da existência de Cristo, a Igreja lhes deu o Santo Sudário. Ao longo do tempo tudo acabou se tornando sagrado, pois as técnicas que existem hoje para comprovar a autenticidade do tecido não existiam no passado. Esse deve ter sido um dos segredos que a Igreja Católica tentou esconder durante séculos. Acredito em Deus sim, e também em Jesus, mas não acredito nos homens porque usam até mesmo as coisas mais divinas para dominar os semelhantes e com isso lucrar e obter fortuna.
2007-03-10 10:35:10
·
answer #10
·
answered by Kordacapra 2
·
0⤊
1⤋