O espírito é também chamado de fôlego (de fato, o termo grego para espírito é «pneuma», um radical que significa «fôlego», como na palavra «pneumático», por exemplo).
O espírito é o fôlego de vida dado por Deus. Quando o corpo inanimado recebe o fôlego, ele passa a viver; por sua vez, na hora da morte, o espírito deixa o corpo e retorna a Deus.
Desta forma, o espírito é a fonte de vida e energia de todos os seres vivos.
Gênesis 7:15 - "E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca."
Eclesiastes 3:19 - "Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego."
O espírito, ou seja, o fôlego de vida, anima todas as criaturas vivas. É a mesma fonte de vida para os homens e para os animais. Nós poderíamos comparar o espírito como a corrente elétrica que alimenta toda uma cidade.
Jó 33:4 - "O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida."
Ezequiel 37:5 - "Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: «Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.»"
Gênesis 2:7 - "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."
I Coríntios 15:45 - "Assim está também escrito:«O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente.»"
A combinação do corpo e do espírito resulta em uma alma vivente. Logo, a alma não é uma entidade separada do corpo. A alma é o próprio ser vivente. O ser vivente é criado quando o fôlego de vida de Deus entra no corpo.
Salmo 130:5 - "Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda."
Salmo 124:7 - "A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos."
Como podemos ver, a palavra «alma» é usada para descrever um ser vivente.
Os versos acima mostram como a palavra «eu» pode ser substituída por «minha alma», e como a palavra «nós» pode ser substituída por «nossa alma».
Agora, se é verdade que o corpo mais o espírito dá uma alma vivente, observemos o processo inverso...
Jó 34:14,15 - "Se [Deus] pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó."
Salmo 104:29,30 - "Se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó. Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra."
Assim, quando a alma vivente perde o fôlego de vida, o corpo fica só, privado de vida, e retorna ao pó.
Mas, para onde vai o fôlego de Deus, o espírito de vida?
Eclesiastes 12:7 - "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu."
Eclesiastes 8:8 - "Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para reter o espírito; nem tem poder sobre o dia da morte."
Lucas 23:46 - "«Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.» E, havendo dito isso, expirou."
No momento da morte, o espírito, o fôlego, simplesmente retorna a Deus que o deu no princípio para nos conceder vida.
Lucas 8:55 - "E o espírito [da garota] voltou, e ela logo se levantou."
Salmo 146:4 - "Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra."
Como ilustração, comparemos o corpo a uma lâmpada elétrica desligada, o espírito à eletricidade, e a alma à lâmpada acesa pela eletricidade.
Quando desligamos a luz, a lâmpada acesa (a alma) deixa de existir, porque a eletricidade (o espírito) a abandonou. Permanece apenas a lâmpada desligada, ou seja, um corpo sem vida.
Para um estudo pronto e completo sobre este assunto, visite o site:
http://www.tagnet.org/cyberspace/Lessons/Truth-14/port1-14.html
2007-03-10 11:59:45
·
answer #1
·
answered by firmiano 3
·
0⤊
2⤋
O médium não "incorpora" o espírito, ou seja, o espírito não entra no corpo de ninguém. Na verdade, o médium serve como uma espécie de "antena", existe um fenômeno de deslocamento de sua estrutura espiritual (perispírito) e o espírito comunicante se "acopla" a esta estrutura, permitindo assim a transmissão dos seus pensamentos e em alguns casos ações, ao sistema nervoso do médium, que por sua vez retransmite estas informações. Sendo assim o espírito não "entra" no corpo do médium, ele apenas se utiliza da estrutura orgânica/psiquica do mesmo para realizar a comunicação.
Todos nós temos mediunidade, mas varia o grau desta, a mais comum é a capacidade de sentir os espíritos, aquela sensação boa ou má que temos em certos locais ou com certas pessoas.
Quanto ao espírito se fazer manisfestar, somente se a pessoa ter um grau de mediunidade maior.
2007-03-10 09:53:46
·
answer #2
·
answered by Jorge Murta 6
·
4⤊
3⤋
Exatamente!
Trata-se de um fenômeno denominado superposição espiritual de terceiro grau!
2007-03-10 09:49:53
·
answer #3
·
answered by ygorusan 6
·
3⤊
2⤋
Não pode, um Espírito não pode entrar em um corpo como quem entra em uma casa. mas pode agir sobre outro(inspirando ,orientando dominando),mas sempre atuando ou por desejo ou por fraqueza do "possuido
2007-03-10 09:57:51
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
2⤊
2⤋
deve da o maior congestionamento
2007-03-10 09:50:33
·
answer #5
·
answered by juniorafj1980 4
·
3⤊
3⤋
alfredolsf, eles não entram nos corpos das pessoas, apenas se manifestam dominando suas mentes, a bom grado, quando o medium lhe dá a permissão, ou a mal grado, quando o medium não deseja, pois sente a energia negativa.
Beijos.
2007-03-10 10:06:18
·
answer #6
·
answered by Morena_CBX_2007 5
·
1⤊
2⤋
Na verdade, um espírito não "entra" no corpo de outra, pessoa ele apenas se aproxima e através dos fluidos (energia) é que consegue se comunicar (ou não).
2007-03-10 09:52:53
·
answer #7
·
answered by KLÉO PIRES 3
·
1⤊
2⤋
Meu caro amigo: somente um esquizofrênico diz estar incorporado por qualquer espírito que não o dele mesmo. Não estou brincando. O comentário é sério. Se não quiser discutir em termos científicos, partamos para a religião. Pense bem: onde está Deus, que permite que um espírito além do meu habite meu corpo? Ele está de braços cruzados, rindo de nossa cara? Não existem ações sem objetivos, cara. Não existe objetivo algum no fato de um espírito incorporar em uma pessoa. Já conversei com várias pessoas "incorporadas" e nenhum espírito conseguiu me dizer nada de relevante, importante ou verdadeiro. Trata-se de um fenômeno histérico (no sentido psicanalítico) ou esquizofrênico.
2007-03-10 10:21:34
·
answer #8
·
answered by khoiotecoio 4
·
0⤊
2⤋
O espírito mór se acomoda nas entranhas do supremo para dar lugar ao outro. Não sabia???????????????????????
2007-03-10 10:14:42
·
answer #9
·
answered by Paulo 5
·
0⤊
2⤋
Não.
Na verdade o espírito coloca-se ao lado do corpo do médium que "aceita" dar passagem às palavras e gestos do espírito "canalizado".
2007-03-10 09:45:47
·
answer #10
·
answered by O Pantera 5
·
1⤊
3⤋