Ao que parece a sua pergunta é meramente retórica. Você já tem uma opinião formada e quer que mais gente faça coro à sua pregação anticomunista. Mas, vá lá, vou tentar uma explicação:
Quando Marx falou das religiões - no final do Século XIX - as religiões em geral usavam os ensinamentos de Cristo para fazer com que o povo aceitasse passivamente as condições sub-humanas de trabalho a que estavam submetidos. Nesta época, um trabalhador cumpria jornadas de 16 horas por dia ou mais, ganhando um salário de fome, crianças trabalhavam igualmente - porém com ganhos menores. Não havia qualquer forma de previdência social. Não havia férias. Não havia aposentadoria. Qualquer tentativa de greve era caso de polícia com repressão dura, mortes, etc. E a igreja dizia aos trabalhadores para serem submissos...
Essa religião realmente atuava como ópio para o povo. Marx e os trabalhadores da Internacional Comunista ousaram sonhar com uma sociedade igualitária, que desse a cada um de acordo com as suas necessidades e exigisse de cada um de acordo com as suas possibilidades. Isso seria uma sociedade comunista.
Quando os Comunistas conseguiram tomar o poder na União Soviética, em 1917, Marx já estava morto. A idéia do marxismo já havia sido acrescida do leninismo - a doutrina político-econômica de Marx ganhou uma nova filosofia organizacional rígida e centralizadora.
Durante o Século XX, entretanto, diversas correntes religiosas modificaram sua abordagem da questão social. Alguns sacerdotes - tanto padres católicos quanto pastores de diversas correntes - perceberam que as Igrejas não podem ficar cegas às condições de vida de sua grei.
O comunismo científico fundado por Marx e Engels nasceu como uma doutrina filosófico-político-econômica materialista. Ela parte de dados objetivos da realidade e não de métodos religiosos. Entretanto, ao pregar a união dos trabalhadores para a conquista de uma sociedade mais justa e igualitária, em uma espécie de solidariedade ativa, uma sociedade onde o governo seria dos humildes, atraiu muitos religiosos que viram nos objetivos dessa doutrina algo muito próximo à sociedade ideal de um cristão.
Com a derrocada dos países de economia planificada a partir da queda do Muro de Berlim e do desmembramento da União Soviética, o comunismo perdeu muita força. Os dois últimos bastiões são Cuba - numa posição a cada dia mais insustentável e a China - que ruma a passos largos para o estabelecimento de uma economia capitalista tão ou mais selvagem do que a que se instalou na Rússia.
Porém parece que ainda hoje o espectro do comunismo assusta a alguns desavisados que ainda (em pleno Século XXI) insistem em ver a sociedade com olhos do final do Séc XIX.
Espero ter ajudado.
2007-03-10 09:42:53
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
2⤊
0⤋
Você gosta, amiga de distorcer tudo... Mas as pessoas percebem nas suas palavras, a vontade de contrariar a ordem natural das coisas.
Então eu só vou resumir pra você, pra não perder o meu tempo com essa provocação:
COMUNISMO TEM NADA A VER COM ATEÍSMO.
Comunismo é um sistema de governo e ateísmo uma filosofia de vida, que não acredita em deus.
Se um comuniosta é ateu, não quer dizer que todos os ateus sejam comunistas, e se um ateu é comunista, não ques dizer que todo comunista tem que ser ateu, certo?
Então, abraços.
2007-03-10 10:13:47
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
E ele estava correto,a religião realmente é o ópio do povo...não sei onde vc tá querendo chegar com isso,se é no mesmo erro q alguns do Yahoo caem aqui de ficar querendo impor uma religião ou pensamento político...só sei q vc num vai conseguir,seu babaca!
2007-03-10 08:24:28
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Pelo menos as pessoas nao roubam tanto como agora,comunismo significa igualdade.!!!
2007-03-17 06:58:27
·
answer #4
·
answered by Professor de Historia. 4
·
1⤊
0⤋
Concordo com Marx. Religião é a cachaça do povo. Um homem inteligente não precisa dessa muleta nem para ser bom, nem para ser justo, feliz e levar uma vida no caminho do bem. Mas misturar comunisto e ateísmo é um equívoco. Nem todo ateu é comunista. Eu sou ateu e odeio o comunismo, assim como odeio toda e qualquer ditadura e toda e qualquer opressão. Para mim o comunisto escraviza e manipula a mente das pessoas da mesma maneira que fazem as religiões.
2007-03-10 12:24:41
·
answer #5
·
answered by Falco 7
·
1⤊
0⤋
É sim, é a enganação do povo, atraves das igrejas corruptas q roubam dinheiro dos fiéis, e outras como a católica e algumas protestantes q constroi enormes castelos de ouro etc...
A relligião não é Deus, e nao cumpre a função de re ligar o homem a Deus, pelo menos em muitas delas nao
2007-03-10 08:27:01
·
answer #6
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
1⤊
0⤋
Existe uma diferença entre Religião & Religiosidade. Há ateus que são in capazes de ser impiedoso, e há religiões que omitindo a "Verdade" pratica a impiedade e intolerância. Independente de crença, onde se instala o Orgulho e Egoísmo, ai sim impera a impiedade e intolerância.
2016-12-18 19:35:00
·
answer #7
·
answered by koth 3
·
0⤊
0⤋
Há quanto as religiões existem na face da Terra?E há quanto tempo foi formulado o mqaterialismo-dialético?As religiões sempre foram usadas para a manipulação popular.Os trabalhadores não precisam de religiões e sim se unirem para tomar o poder a nível internacional.Marx estava certo ao afirmar que "a religião é o ópio do povo"!
2007-03-18 08:33:13
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
INTERESS-ME EM OUTRAS COISAS E OUTROS ASSUNTOS.
2007-03-14 16:11:13
·
answer #9
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Eu não sei se eu começo a rir de você ou se eu choro por ver que existem pessoas assim....
2007-03-13 14:20:45
·
answer #10
·
answered by apuleiopsi 3
·
0⤊
0⤋