English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vc. acha que a origem é César?

2007-03-10 07:49:56 · 6 respostas · perguntado por FIÓDOR 4 em Gravidez e Maternidade Outras - Gravidez e Maternidade

6 respostas

A denominação de cesárea ou cesariana, dada à operação de abertura do útero para retirada do feto, tem sido associada ao nome do imperador Júlio César, que teria assim nascido, segundo Plinius. Esta versão é questionável, porquanto a abertura do ventre para retirada do feto com vida só era praticada na antigüidade, entre os romanos, após a morte da parturiente, e a mãe de Júlio César, Aurélia, viveu muitos anos após o nascimento do filho, conforme atestam diversas fontes históricas.
Outra versão inconsistente é a de que Nero, um dos doze césares, teria mandado assassinar sua própria mãe, Agripina, e abrir-lhe o ventre para ver onde ele havia sido gerado.
Muito antes de Nero a operação cesariana já era bem conhecida, e os que nasciam por meio dela, após a morte da mãe, eram chamados caesones, conforme se encontra nos clássicos latinos (cesos ou cesões em português). Dentre os personagens ilustres da História citam-se como cesões São Raimundo Nonato e Cipião o Africano.
A cesárea após a morte da parturiente já era praticada possivelmente entre os egípcios e outras civilizações antigas.
Na mitologia grega, o próprio deus da Medicina, Asclépio, filho de Apolo e da ninfa Coronis, teria nascido de uma cesárea após a mãe ter sido morta por Artemis, a pedido de Apolo, que ficara enciumado com a infidelidade de Coronis.
No reinado de Numa Pompilius (700 AC) a lei romana proibia enterrar uma gestante morta, antes da retirada do feto de seu abdome: "Si mater pregnans mortua sit, fructus quam primum caute extrahatur".
O primeiro relato de cesárea em parturiente viva refere-se à realizada na Suíça, por Jacob Nufer, um castrador de porcas, em sua própria esposa, no ano de 1500. A paciente sobreviveu e teve outras gestações posteriores com partos normais.

2007-03-10 07:54:30 · answer #1 · answered by elidarolim 4 · 0 0

A origem do termo "cesariana" é controversa. Refere-se frequentemente que o imperador romano Caio Júlio César tenha nascido através dessa prática cirúrgica. No entanto, isso é improvável, já que a prática da cesariana até o final do século XIX levava invariavelmente à morte materna e sabe-se que a mãe de César teve outros filhos depois de Júlio. É mais provável que o termo tenha se originado da palavra latina "caedere", que significa cortar. Poderá estar também relacionada com a lei romana Lex Caesarea, que impedia que mulheres mortas fossem enterradas antes de tentar salvar o feto, pela intervenção.

2007-03-10 15:56:58 · answer #2 · answered by Paulo Ros 3 · 1 0

Ouvi dizer que cesariana vem mesmo do imperador César Augusto, pois foi a primeira criança que se tem conhecimento que tenha nascido assim.
Até há quem faça piadas com isso, dizem que ele era tão mau que já fez sofrer a mãe logo que nasceu.
Agora se esta história é verdadeira, não tenho a certeza.

2007-03-14 14:43:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O tipo mais comum de cirurgia de grande porte é a cesariana abdominal ou também chamada cesárea. É uma técnica cirúrgica para partos que constitui num corte feito na pele acima da linha dos pêlos púbicos, abrindo-se a parede abdominal e, depois, a parede uterina. Pode ser transversal ou longitudinal. A incisão da pele, como também a uterina,mais utilizada atualmente é a transversal.

A maioria das cesarianas são realizadas porque o trabalho de parto está progredindo muito lentamente. Dentre outras indicações temos também o sofrimento fetal agudo, as desproporções entre o tamanho do feto e da bacia óssea materna e as gestações de alto risco.

É feita incisão sobre a pele e abertos sucessivamente o tecido subcutâneo, a aponeurose dos músculos reto abdominais, separados os músculos na linha média, aberto o peritônio parietal, o peritônio visceral e a parede uterina. O próximo tempo é a extração do feto, seguida da retirada da placenta e revisão da cavidade uterina. São então suturados os planos aneriormente incisados.

A origem do termo "cesariana" é controversa. Refere-se frequentemente que o imperador romano Caio Júlio César tenha nascido através dessa prática cirúrgica. No entanto, isso é improvável, já que a prática da cesariana até o final do século XIX levava invariavelmente à morte materna e sabe-se que a mãe de César teve outros filhos depois de Júlio. É mais provável que o termo tenha se originado da palavra latina "caedere", que significa cortar. Poderá estar também relacionada com a lei romana Lex Caesarea, que impedia que mulheres mortas fossem enterradas antes de tentar salvar o feto, pela intervenção. O Brasil apresenta uma das taxas mais elevadas do mundo de cesarianas 38% no ano de 1999.O médico pioneiro nas operações cesarianas no Brasil foi o Dr. Francisco Furquim Werneck de Almeida. Partos operatórios sem indicação clínica constituem um problema para a saúde pública. Além de aumentarem o custo do financiamento à saúde, decorrente do maior tempo de internação e recuperação, maior necessidade de cuidados médicos e de enfermagem e maior consumo de medicamentos.Os partos cesáreos também aumentam o risco de morbidade e mortalidade maternas e perinatal. Os motivos dessa taxa elevada, é a comodidade tanto da mãe, quanto dos médicos, que muitas vezes não estão preparados para um parto normal, e marcam o dia e horário para o nascimento, diferente do parto normal. As mulheres optam pela cirurgia, por medo da dor, já que na cesariana, não se sente nada, devido a anestesia peridural.

Índice [esconder]
1 Etapas de uma cesariana
2 Cesariana em animais
3 Crítica
4 Ver também


[editar] Etapas de uma cesariana
- Triagem:
- Nessa área não é permitida a entrada, nem permanência de homens, somente os que fazem parte da equipe de plantão. Na triagem as mulheres são analisadas pelos médicos plantonistas, que vão diagnosticar se estas terão seus filhos em parto normal ou cesariana. ( no caso de não ter sido agendada.) - Na triagem é examinada a pressão arterial, escuta-se os batimentos cardíacos do bebê e é feita uma ultra-sonografia que auxilia os médicos, para saber em que posição o feto está ou ainda, se há algum problema com ele. Nesse local também é realizado o toque, para saber se a mãe já está realmente em trabalho de parto e qual a evolução deste. "Geralmente as pacientes ficam internadas quando estão com três centímetros de dilatação do colo uterino. Mas outros sintomas também identificam se elas devem ou não ficar, como cólicas ou o ritmo de contrações. -

Anestesia peridural ou raquidiana
- É aplicada na coluna vertebral da paturiente, é realizada com anestesia local nas costas e o paciente fica com os membros inferiores e parte do abdome completamente anestesiados e imóveis. -

Corte
- Para quem vê uma cirurgia pela primeira vez, o que parece mais "arrepiante" é a realização do corte - horizontal e feito mais ou menos na altura da púbis. O obstetra, retira cuidadosamente o bebê, e corta o cordão umbilical, uma vez tudo concluído é retirada a placenta. Depois, o corte é fechado, e a incisão está totalmente suturada, logo a cicatriz estará menos visível. A paciente, só poderá fazer exercícios, no mínimo dois meses, após o parto, para que a cicatriz tenha fechado completamente. Na sala de cirurgia, apenas uma luz na paciente, e os médicos sendo que essa não pode assistir ao parto, pois está coberta podendo ver apenas a parte de cima de seu corpo.

[editar] Cesariana em animais
Quando os animais demoram a parir, é necessária a recomendação de uma cesariana pelo Médico Veterinário. Nesse tipo de cirurgia, a anestesia é geral e são selecionados os que não provocam depressão acentuada nos fetos. ( no caso filhotes) O animal é posicionado em decúbito dorsal e o abdome é abordado através uma incisão. A incisão então é ampliada, usando uma tesoura, o comprimento tem que ser medido cuidadosamente, para não atingir o feto. Após todos os filhotes serem retirados, o útero é fechado, com dupla sutura invaginante. O útero é devolvido a sua posição normal e o corte fechado. Os pontos são retirados 10 dias, após a cirurgia.

[editar] Crítica
A cesariana provoca sempre um trauma no organismo da mulher, maior que o causado por um parto normal. O abdômen foi cortado, a musculatura foi afastada de seu lugar e a cavidade abdominal invadida. Tudo isso provoca acúmulo de gases, dores, menor movimentação intestinal e uma recuperação pós-parto mais lenta. Outro risco da cesariana é interromper uma gravidez que ainda não chegou ao fim. O que é criticado pelo Conselho de Medicina, não é cesariana em si, mais a sua prática desnecessária. Esse tipo de cirurgia também salva muitas vidas, como por exemplo um bebê que está sentado, ou um parto de risco para a mãe e o bebê, envelhecimento da placenta, feto atravessado no útero, etc.. O Brasil é o país campeão no ranking de cesarianas.

2007-03-10 16:03:56 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Num deveria se chamar cesariano, foi por melhoria e amenisação do nome o.
Aconteceu da seguinte forma. Uma mulher grávida , de um menino , que antes de nascer, ja tinha o nome de Cesar.
só que o tal garoto , era provido de um **** de um cabeção , dava ai uns 35 cm de cabeça e quando o Dr , na hora do parto sentiu aquela enorme cabeleira dentro da mulher , assustou e falou : esse aqui não nasce ´sosinho , só tirano", ai entrou num plano " B " de parto e gritou... Cesar tirano"!...Cesar tirano. que acabou sendo entendido por cesariano. que na verdade eu acharia que fosse CABEÇARIANO

2007-03-10 15:59:19 · answer #5 · answered by turbinadobsb 4 · 0 0

sim...
não o imperador... mas o médico, Dr. Cesar,
que fez o primeiro parto desse tipo...

2007-03-10 15:53:53 · answer #6 · answered by D´Anjou 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers