English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Da Roma Antiga. As basílicas, nome que vem do grego, significava "salão real" e era usada pela justiça romana para julgamentos. Possuía um ábside semicircular onde quem presidia a sessão tomava assento e tinha uma nave central, bem maior separada por colunatas de outras duas ou quatro naves laterais chamadas alas ou "asas", e geralmente se situavam no "fórum'.
Com a legalização do culto cristão por Constantino, sua mãe Santa Helena, transformou as termas que antes pertenciam a familia Lateranni em basílica cujo modelo acabou sendo adotado pelos cristãos, que ficou conhecida como a primeira basílica cristâ, São João de Latrão, pois os antigos templos pagãos eram concebidos apenas para a estátua do deus e as cerimônias tinham lugar fora do templo. Assim o abside das basílicas passou a ser o altar onde os sacerdotes celebravam as missas.

2007-03-13 22:20:41 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A basílica romana foi adaptada pelo Cristianismo porque aliava um interior espaçoso, exigido pelo culto cristão à grandiosidade que convinha à nova religião. Por outro lado tratando-se de um edifício oficial não seria contado com o paganismo assim pensam. Na ábside onde antes se situava o tribunal (lugar de poder) situam-se agora os assentos concêntricos do clero e o altar. Esta ábside é quase sempre orientada a Este. A entrada que antes era feita literalmente, passa a fazer-se a eixo com o altar: uma reminiscência dos templos egípcios. O seu interior dividia-se longitudinalmente numa nave central flanqueada por duas ou quatro naves Ao corpo principal da igreja foi acrescentado um transversal: o transepto que dividia a igreja em dois espaços - para os fieis e para o clero, e acrescentava o( simbolismo)da planta em cruz latina. À fachada simples foram acrescentadas duas torres e, por vezes, um nartex.

O termo também se aplica a igrejas, tal como as igrejas paleo-cristãs concebidas como mundos interiores que representam o civitas dei(A Cidade Santa de Deus.) tudo issovem do papa - que é cosiderado vigário do Cristo, que coisa absurda não é?

2007-03-10 09:07:24 · answer #2 · answered by Emerson d 2 · 0 0

A construção romana diferente da Grega foi criada no estilo de Arcos e Abóbodas copiada dos árabes. Daó as Igrejas em roma antiga e demais lugares na európa seguirem estes modelos, ou seja, Arcos, torres, e abóboda com afresco, tipico dos romanos.

@

2007-03-10 08:43:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Antes da cultura grega florescer, os templos eram construídos em escala humana, e cada cidade adorava seu deus construindo estátuas, monumentos, etc. Esses templos tinham uma função espiritual diferente das igrejas romanas, que surgiram alguns séculos depois. Na Grécia antiga, os templos eram uma morada inabitável dos deuses, e acreditava-se que a construção protegeria a cidade.

No período romano, após a oficialização do catolicismo, os templos deram lugar às igrejas, agora com grandes construções, pois tinha o objetivo de reunir todo o povo em "comunhão". De um modo geral, o Império Romano era caracterizado pelas suas obras monumentais.

As basílicas descenderam das Ágoras Colunadas, que eram espaços públicos destinados a reuniões e atividades cívicas. "A basílica romana foi adoptada pelo Cristianismo porque aliava um interior espaçoso, exigido pelo culto cristão à grandiosidade que convinha à nova religião." Wikipédia.

2007-03-10 08:27:46 · answer #4 · answered by Ricardo 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers