English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

distância entre eles é pequena, ao contrário da maioria dos crucifixos onde os braços estão estendidos horizontalmente, quase coincidindo com a trave que forma os braços da cruz e com os braços bem abertos?

2007-03-09 23:42:02 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

Que diferença faz. Na minha opinião os crucifixos não deveriam ter imagem nenhuma. Jesus não está na cruz e nem morto. Ele vive!

2007-03-09 23:50:02 · answer #1 · answered by Khallil 4 · 2 1

Pura e simplesmente por questão de preferência do artista. Na verdade não existe qualquer evidência histórica acerca do tipo de cruz onde Jesus foi crucificado - haviam vários tipos delas, sendo que a mais comum era em X.

Artísticamente, porém, a cruz em "t" funciona melhor como símbolo, colocando mais alto, em destaque, a vítima da tortura, o que fica mais impressionante - e todos sabemos como a Igreja Católica sempre foi uma mestra em comunicação.

Você poderia igualmente perguntar porque alguns artistas retratam Jesus de olhos fechados e outros de olhos abertos, alguns banhado em sangue, outros com as feridas limpas...

2007-03-10 08:47:26 · answer #2 · answered by O Pantera 5 · 1 0

Sabe que nunca reparei nisso?

2007-03-13 21:23:24 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Foi o Da Vinci que inventou o crucifixo moderno...

Pois o notável conhecimento que o Da Vinci adquiriu da anatomia humana.
O fato de ter praticado a crucificação em cadáveres.
E o fato do Da Vinci ter descoberto o ponto (entre os ossos carpianos), que se transpassado por um cravo, poderia sustentar o peso de um corpo pendurado na cruz.

Possibilitou que o Da Vinci colocasse os estigmas de Jesus no lugar certo da mão.

Vale lembrar que a imagem do “Jesus crucificado” só se tornou o símbolo do cristianismo, depois que o Concílio de Éfeso (convocado pelo papa são Celestino I, para definir o dogma da maternidade divina e a existência das duas naturezas de Jesus, que seriam a divina e a humana), teria usado a estratégia de reunir o povo em torno de um único símbolo, que fosse capaz de agrupar a todos.

2007-03-10 07:59:25 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 2

É pura ignorância pensar que nós católicos adoramos um Deus morto! Jesus ressucitou dos mortos e os crucifixos servem para nos lembrar o sacrifício de cristo por nós.
O verdadeiro trono de Cristo é a cruz, ela simboliza todo amor de Deus por nós representado pelo sacrifício e extremo heroísmo e obediência de Cristo ao morrer na cruz.

Assim nessas imagens como por exemplo o Cristo de Pascal onde a distância entre as mãos é pequena e os braços aparecem quase fechados representa uma crença na qual se acredita que Jesus não veio para salvar todos apenas uns poucos. E nas imagens onde aparece com os braços bem abertos, significa a crença de que ele veio salvar a todos que o queiram aceitar.

2007-03-10 07:55:57 · answer #5 · answered by haroldo jose h 1 · 1 2

fedest.com, questions and answers