English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na religião Espírita 46% aproximadamente dos seguidores possuem terceiro grau/nível superior e apenas só 3% aproximadamente estão desempregados. O que você acha que leva estas pessoas a seguirem a doutrina Espírita, que racionalmente falando seria uma das situações mais "ilusitórias", "alucinógenas" que existe? To me referindo a acreditar em espíritos, o que racionalmente consideramos impossível, por isso a pergunta do porqeu desta religião atrair tantas pessoas com nível superior, que no caso seriam mais esclarecidas. Isto só é uma pergunta, não to afirmando nada, portanto não me venham falar que to sendo preconceituosa, apenas gostaria de tirar umas dúvidas.

2007-03-09 19:01:48 · 27 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Observador Crítico esta pesquisa eu retirei da revista Super Interessante. Os dados estão lá também.

2007-03-09 22:22:53 · update #1

27 respostas

Just Look: Não sabia dessa estatística. Achei a sua abordagem respeitosa, mas devo esclarecer, como muitos aqui já o fizeram que o Espiritismo não é alucinógeno, nem ilusório. Como disse o amigo Irapuru, basta ler "O livro dos Espíritos" para entender tantos porquês. Tudo parece muito lógico, até demais.
ao contrário do que um dos participantes respondeu aqui no YR, não há relação entre^poder aquisitivo e leitura. Pelo contrário, os centros espíritas dispõesm de biblioteca onde podemos emprestar livros sem pagar. O resto, está na maioria das respostas. Se sentir curiosidade, busque o conhecimento da doutrina. Tudo de bom pra você.

2007-03-09 23:49:04 · answer #1 · answered by pizza 5 · 2 0

...Sou engenheiro eletricista e analista de sistemas.
...Fui espírita kardecista por mais de 25 anos.
...Realmente, uma grande parte dos grupos dos quais participei existem pessoas com nível de escolaridade além da média da população brasileira.
...Acredito que isso se deve à lógica, à razão dos livros codificados por Kardek.
...Hoje tomo o kardecismo como uma filosofia de vida e tento agir o tempo todo com ética, fraternidade e dentro dos preceitos explicidados pela obra kardekiana.
...Os kardecistas são pessoas íntegras e utilizam-se da razão para entender os fenômenos, à ninguém é imposto acreditar nisso ou naquilo (não tem dogmas), a cada um só é estimulado lutar contra seus defeitos internos de forma a tornar-se uma pessoa melhor - que ao "retornar" para nossa verdadeira pátria, consiga olhar nos olhos de alguém superior e dizer: "Regresso melhor do que fui" - essa é a grande batalha que o kardecismo prega => vencer os próprios defeitos, aceitar/perdoar os demais, só dando opinião se assim for solicitado.
...Não induzir ninguém a seguir seu próprio caminho, que cada um procure aquele que lhe for mais confortável, afinal o livre arbítrio é exatamente isso: respeitar a escolha do outro.
...Sugiro a quem esteja vendo essa resposta que leia a obra de kardek de forma analítica, procurando alguma falta de ética, alguma contradição entre os livros ou práticas inadequadas (sejam pessoais, sociais, etc.).
...Kardek não teve a intenção de criar uma religião, ele desejava tão somente esclarecer um monte de coisas que estavam ocorrendo em toda a Europa (o fenômeno das mesas girantes) e dai surgiu sua obra.
...A partir dela, inúmeras pessoas perceberam que elas eram espíritos encarnados e que tinham responsabilidades assumidas ao virem para cá e que o kardecismo facilitava o cumprimento dessa missão através da compreensão da vida.
...Vou parar por aqui, senão escrevo um livro... rs.
...Um grande abraço fraterno à todos.

2007-03-09 20:58:53 · answer #2 · answered by Anonymous · 5 0

Isto só prova que o espiritismo não tem nada de ilusório ou alucinógeno muito menos de diabólico.
É por isso que que o espiritismo vem crescendo de maneira sólida e sustentável.
Quem fala mal doutrina é porque ainda não a entendeu ou porque tem interesse de enriquecer tirando dinheiro dos dizimistas.

2007-03-10 05:44:43 · answer #3 · answered by Celso sc 3 · 3 0

Bom dia, dona Just....Tudo bem contigo ?
Eu já frequentei o cardecismo. Notei que as pessoas que frequentam são mesmo distintas e de ótimo nível, como médicos, etc...O fato citado pela senhora é simplesmente atribuido por mim ao próprio ambiente da doutrina. Fala-se baixo, trocam-se idéias, o espaço é democrático, as pessoas não se chocam quando alguém indaga ou faz perguntas (pertinentes ou não), os palestrantes são seguros e com boa dialética, as pessoas são confiáveis (nunca ouvi falar de espírita que fugiu com dinheiro arrecadado na cueca), não existem chefes...ou seja, agrada às pessoas mais esclarecidas. E o cardecismo também acolhe as pessoas mais "chão de fábrica"...que dificilmente ficam, pois não existe no cardecismo o tão esperado "show de milagres" oferecidos por outras religiões.
Só acho que os cardecistas pecam por sua vaidade e auto-confiança exacerbada . E ficam tentando explicar tudo também, com termos estapafúrdios como "perispírito"....
Vi também espíritas que dizem tem ficado ao lado de Jesus, e que em outras vidas se viram em "bigas romanas e tinham olhos verdes "...aí é pura viagem...
"Na minha sempre modestíssima opinião de leigo, ainda nas trevas da pura e retumbante ignorância reconhecida e sincera."
Vamos dar uma voltinha de moto ?

2007-03-09 22:30:03 · answer #4 · answered by Lima 4 · 3 0

Acho que é porque lá não existe nenhum pastor querendo enganar os outros. O cara com nível superior distingue melhor isso. Sem contar que a doutrina espírita é muito bonita. Mas lavagem cerebral existe em qualquer nível, por isso encontramos também doutores entre os crentes.

2007-03-09 22:18:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 3 0

Hum

Acredito que seja porque o espiritismo é uma religião menos difundida, que dize todo mundo conhece mas pouca gente sabe direito o que é ou como participar.
Tornado essa religião mais restrita a pessoas de maior informação que em geral possuem curso superior.Essas pessoas tbm escolhem as outras religiões mas sao " diluidas no meio da multidão.
O fato é que naum se trata de uma religião tradicional no país como catolicismo e evangélico que tem ampla abrangência sobre tudo nos pobres. Que conhecem pouco alem da propria doutrina.

Basicamente as pessoas costumam escolher o espiritismo isso pressupõe informação, fenômeno parecido deve ocorrer com o budismo.

Ah tem outra o espiritismo se limita ao metafísico e naum tem o péssimo costume de querer contradizer a ciência, habito que incomoda proporcionalmente ao grau de educação.


Flw

2007-03-09 19:11:16 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 0

Eu sigo a doutrima de Kardec,ou pelo menos tento,não sou perfeita,tenho minhas falhas e fraquezas.Essa pesquisa que vc se referiu não sei se é totalmente verdadeira,pois eu estou desempregada e conheço mais pessoas que tambem estão.Qto ao grau de instrução,talvez seja pelo fato de que a doutrina é muito estudo,muita leitura,muitos cursos pra se entender,mas eu tambem não me encaixo no nivel superior,pesquisa estranha essa.Direfente do que muitos fazem,espiritas dificilmente entram em uma discussão tentando impor ideias,provar alguma coisa a outra pessoa.Eu pelo menos,procuro sempre respeitar a crença de cada um,mas deixando claro em que eu acredito.De nada iria adiantar eu tentar te convencer sobre reencarnação ou qualquer outra coisa da doutrina se vc ja esta PRE disposta a não acreditar.Eu sigo Kardec,por que é nessa doutrina que encontrei mais respostas sobre tantas questões sobre a vida.Eu sempre achei que existia alguma coisa a mais,e hoje eu tenho essa certeza,por isso eu sei que ,minhas atitudes hoje,vão refletir na minha vida amanha e em outras vidas tambem.bj

E qto ao "alucinogeno" vc esta muito enganada,por isso que existem tantos livros Espiritas,pra estudo.

2007-03-10 00:23:15 · answer #7 · answered by Thiago Nisiyama ★ 4 · 2 0

Eles tem nivel superior e se auto sustentam, e não gostam de se aproveitar dos de sem nível superior e sugarem o dinheiro deles!
Os espertalhões de plantão, se aproveitam da ignorãncia do povo para se darem bem na vida!
Que são os políticos, religiosos e em tantas outra áreas.

2007-03-09 23:23:17 · answer #8 · answered by SATELLITE 7 · 3 1

Uma forma de você entender, é realmente verificar a veracidade dessa premissa que a religião é "ilusitória", "alucinógena".

Eu migrei por algumas religiões, como todo brasileiro nasci em família católica e fui batizado, na adolescência fui a reuniões da igreja Batista (não frequentei os cultos, mas gostei muito das reuniões e das pessoas que conhecí, tinham realmente um conhecimento bíblico muito bom), mas só conhecí verdade mesmo foi no espiritismo.

Justamente porquê é a religião mais racional e completa que conhecí. Não temos nada de ilusório ou alucinógeno, temos sim fé racionada, acreditamos por ter explicações completas sobre os assuntos. Em nenhum ponto da religião você têm que utilizar o termo "para Deus nada é impossível" para explicar algo, como é a muleta de muitas religiões.

Através do espiritismo, se revela o verdadeiro amor e perfeição de Deus.

Sobre a questão cultural, ser espírita exige muito estudo, e a religião lhe despe da fé irracional, lhe põe dentro do racionalismo, o que para muitas pessoas não é cabível.

Não quero fazer pregações, mas você lendo o Livro dos Espíritos, verá que muitas das perguntas que temos sobre nós mesmos são respondidas...

2007-03-09 22:43:25 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 0

NAO VOU FAZER NENHUM JULGAMENTO, MAS DOU UMA DICA PARA VC ENCONTRAR SUA RESPOSTA ILOGO, LEIA O LIVRO DOS ESPIRITOS DE ALAN KARDEC SUA RESPOSTA ESTA LA.

2007-03-09 19:25:37 · answer #10 · answered by irapuru 1 · 2 0

fedest.com, questions and answers