Oi gata, glóbulos vermelhos também chamados de hemácias e eritrócitos, são os responsáveis pelo transporte de gases oxigênio do ap respiratório para o organismo e do gás carbônico do organismo para o ap respiratório, já os glóbulos brancos também conhecidos como leucócitos são as células de defesa do organismo, são elas que combatem bactérias e outros agressores do organismo, a leucemia é um problema de saúde séria que ataca a medula óssea que produz essas duas células, portanto a leucemia ataca tanto as hemácias quanto aos leucócitos, grande abraço e qualquer dúvida pode me enviar via email, terei o maior prazer em respondê-la, tadeumed@gmail.com.
2007-03-09 12:28:12
·
answer #2
·
answered by tricolor 3
·
3⤊
1⤋
INTRODUÇÃO
Sangue, substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. O sangue é vermelho brilhante, quando foi oxigenado nos pulmões, e adquire uma tonalidade mais azulada, quando perdeu seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares. Este movimento circulatório do sangue ocorre devido à atividade coordenada do coração, pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos.
Composição do sangue Numa pessoa normal sadia, cerca de 45% do volume de seu sangue são células, glóbulos vermelhos (a maioria), glóbulos brancos e plaquetas. Um fluído claro e amarelado, chamado plasma, constitui o resto do sangue. O plasma, composto em cerca de 95% por água, contém também nutrientes como glicose, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e os aminoácidos necessários para a síntese de proteínas. O nível de sal no plasma é semelhante ao nível de sal na água do mar. A proveta da direita é centrifugada para separar o plasma e agrupar as células segundo sua densidade.Martin M. Rotker/Science Source/Photo Researchers, Inc.
2 COMPOSIÇÃO DO SANGUE
O sangue é formado por um líquido amarelado denominado plasma, no qual se encontram em suspensão milhões de células.
Uma grande parte do plasma é composta pela água, meio que facilita a circulação de muitos fatores indispensáveis que formam o sangue. Um milímetro cúbico de sangue humano contém cerca de cinco milhões de corpúsculos ou glóbulos vermelhos, chamados eritrócitos ou hemácias; 5.000 a 10.000 corpúsculos ou glóbulos brancos, que recebem o nome de leucócitos, e 200.000 a 300.000 plaquetas, denominadas trombócitos. O sangue transporta ainda muitos sais e substâncias orgânicas dissolvidas.
Glóbulos vermelhos: têm a forma de disco, arredondados, bicôncavos. Contêm hemoglobina.
Glóbulos brancos: são de vários tipos principais - os neutrófilos, que fagocitam e destroem bactérias; os eosinófilos, que aumentam seu número e se ativam na presença de certas infecções e alergias; os basófilos, que segregam substâncias como a heparina, de propriedades anticoagulantes, e a histamina; os linfócitos, que desempenham um papel importante na produção de anticorpos e na imunidade celular; e os monócitos, que digerem substâncias estranhas não bacterianas (ver Sistema imunológico).
Plaquetas: são corpos pequenos que aderem à superfície interna da parede dos vasos sanguíneos no lugar de uma lesão e fecham o defeito da parede vascular.
Plasma: entre as proteínas plasmáticas, encontram-se a albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; o fibrinogênio e a protrombina, que participam na coagulação; e as globulinas, incluindo os anticorpos, que proporcionam imunidade face a muitas doenças.
3 DOENÇAS SANGUÍNEAS
As doenças do sangue resultam de mudanças anormais em sua composição. A redução anômala do conteúdo de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia. A formação de hemoglobina anômala é característica da anemia falciforme e da talassemia. A leucemia é acompanhada por uma proliferação desordenada de leucócitos. A deficiência de qualquer dos fatores necessários à coagulação do sangue provoca hemorragias. Diversas doenças hemorrágicas, como a hemofilia, são hereditárias. Ver também Pressão arterial; Aparelho circulatório; Pulso.
INTRODUÇÃO
Sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o sistema corporal cuja função primordial consiste em destruir os agentes patogênicos que encontrar. Qualquer agente considerado estranho por um sistema imunológico denomina-se antígeno.
Macrófago engolindo uma bactéria Um macrófago, em amarelo, engole e digere uma bactéria. Os macrófagos são grandes fagócitos, células que percorrem o corpo e consomem partículas estranhas como poeira, amianto e bactérias. Ajudam a proteger o organismo contra as infecções.Dennis Kunkel/CNRI/Phototake NYC
2 COMPONENTES
Consiste de seis componentes principais, dos quais três são diferentes tipos de células, e os outros proteínas solúveis. As três categorias de células imunológicas são: granulócitos, monócitos/macrófagos e linfócitos. Os granulócitos fagocitam os antígenos que penetram no corpo.
Os monócitos recebem o nome de macrófagos quando se encontram localizados nos tecidos, fora da circulação sangüínea. Além de também ingerir substâncias estranhas, alteram os antígenos, tornando mais fácil e eficaz a resposta imune dos linfócitos.
Há dois tipos principais de linfócitos: os linfócitos B são os responsáveis pela produção dos componentes do soro do sangue, chamados imunoglobulinas (imunidade humoral). Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular; isto é, atacam e destroem diretamente os antígenos.
Os três tipos de proteínas que formam parte do sistema imunológico são as imunoglobulinas, as citocinas e as proteínas do complemento. As imunoglobulinas ou anticorpos combinam-se de forma precisa com um tipo específico de antígeno e contribuem para sua eliminação.
Algumas citocinas amplificam uma resposta imunológica que está em curso e outras podem suprimir uma resposta imunológica em funcionamento.
As proteínas do complemento podem unir-se ao complexo formado pelo anticorpo e antígeno, facilitando a fagocitose pelas células imunológicas.
3 A RESPOSTA IMUNOLÓGICA
Quando um antígeno, por exemplo uma bactéria, consegue superar a primeira linha de defesa do corpo, por exemplo a pele, encontra-se em primeiro lugar com os granulócitos e os monócitos, sendo neutralizado em parte por anticorpos preexistentes e pelas proteínas do complemento. Em seguida, os linfócitos e os macrófagos interagem no lugar onde a bactéria penetrou, amplificando a resposta imunológica; são sintetizados anticorpos mais específicos e eficazes.
Se tudo funcionar, o sistema imunológico supera a bactéria, de modo que a doença fique sob controle. Neste momento, entram em ação mecanismos auto-reguladores supressores que detêm a resposta imunológica; as citocinas têm grande importância neste processo.
4 DOENÇAS IMUNOLÓGICAS E IMUNODEFICIÊNCIAS
Certas doenças de importância clínica estão relacionadas a deficiências do sistema imunológico e outras estão relacionadas a um funcionamento anormal deste sistema. Nos últimos anos, a imunodeficiência que atraiu maior atenção do público foi a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids).
2007-03-09 10:38:35
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Oi, os globulos vermelhos sao as hemácias, as celulas que transportam o oxigenio e o gas carbonico. A diminuiçao de hemacias chama-se de anemia.
Os glóbulos brancos sao as celulas de defesa do organismo, e a leucemia é a deficiencia ou diminuiçao acentuada de produçao de leucócitos (globulos ou celulas brancas) pela medula óssea. A leucemia pode cursar com valores bem baixos, menos que 2500 leucócitos já é preocupante.
2007-03-09 10:16:35
·
answer #4
·
answered by Mystic 7
·
1⤊
1⤋