Meu Caro
Este é um problema antigo da nossa vida moderna. Os países industrializados, ditos de primeiro mundo, são os principais causadores históricos e de efeito cumulativo deste grande e quase irreparável problema da humanidade.
Claro que os países emergentes tem suas parcelas de culpa; aliás, parte das nossas tecnologias foram e são importadas dos países de primeiro mundo.
No entanto, percebo que a humanidade está acordando, definitivamente, para esse problema; algumas medidas têm sido adotadas, tais como:
- substituição dos CFC(s) por outro gases menos poluentes;
- programas de financiamentos a fundos perdidos para recuperação de áreas degradadas;
- programas de conscientização e educação ambiental vem sendo implementados por várias entidades e empresa nos vários nichos da sociedade; porém, é preciso que sejamos corajosos (sociedade e governo) e saiamos deste faz de conta e seriamente, adotemos posturas mais agressivas do ponto de vista da conscientização seja nas escolas, em programas nas comunidades, nos meios de comunicação, principalmente em doses diárias e permanentes e não somente em horários de pouco Ibope, que é o que mais acontece hoje;
- a adoção de combustíveis limpos e renováveis como o alcool hidratado usado diretamente como combustível e o álcool anidro que é misturado na gasolina, é outro fator importante para amenizar os problemas de aquecimento global do Planeta;
- É preciso dizer que a tecnologia do alcool carburante foi desenvolvida pelo Brasil na década de 70. Esse programa foi praticamente abandonado na década de 80 para 90, mas o Brasil acordou e retomou o caminho adequado; hoje o álcool produzido no Brasil substitui cerca de 43% dos combustíveis fósseis, o que significa dizer que deixamos de lançar na atmosfera cerca de 550.000 toneladas de CO2/ANO.
NOTAS:
- O CO2 é um dos principais poluentes que destroem a camada de ozônio e sem a camada de ozônio todos os raios solares passam sem execeção para a terra, esquentando-a mais intensamente e esse aquecimento é chamado de efeito estufa;
- Apesar dos EUA não assumirem uma postura mais responsáveL quanto essa questão, como por exemplo, não assinando o Protocolo de KIOTO e mais recentemente na reunião de PARIS; não foi por nada que o BUSH veio ao Brasil, o álcool (etanol) que eles produzem do milho, fica muito mais caro em comparação com o nosso álcool produzido a partir da cana-de-açúcar; e eles sabem que em mais ou menos tempo terão que ceder em benefício da humanidade;
- Além disso já dominamos a tecnologia de produção de outros BIOCOMBUSTÍVEIS que, gradativamente, sustituirão também o diesel e o óleos brutos utilizados em processos para produção de energia em nossas indústrias;
- Porém, somente politizar e agir politicamente nestes problemas não nos levarão a lugar nenhum, na velocidade com que a "questão" requer que adotemos soluções mais definitivas;
Enfim, costumo dizer que os dois principais problemas ambientais da humanidade, são de fato:
- a falta da tomada de decisões, num primeiro nível em relação a Responsabilidade Individual de cada Ser Humano, o que nos levaria ao segundo nível que é a Responsabilidade Coletiva , capaz de provocar mudanças de comportamento no seio da comunidade, além de se tornar a principal ferramenta de cobrança da sociedade aos nossos governantes.
Precisamos parar de filosofar e cada um fazer a sua parte!
Lembrem-se não somos donos do Planeta, apenas o tomamos emprestado de nossos futuros descendentes.
2007-03-09 14:39:47
·
answer #1
·
answered by JORGE EDSON M. ALVES 2
·
0⤊
0⤋
Para reverter os efeitos do aquecimento global é preciso reduzir a quantidade de carbono e de outros gases quÃmicos destruidores lançados na atmosfera em todo o mundo.
Em 1997, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou o tratado de Kioto, assinado no Japão. Este tratado obriga legalmente a todas as nações industrializadas a diminuir em 5, 2%, entre 2008 e 2012, o lançamento dos gases estufa na atmosfera. Porém, os Estados Unidos, responsável por cerca de 30% de todos os poluentes lançados na atmosfera, não assinaram o protocolo. O pior, é que talvez nem os paÃses que assinaram consigam cumprir as metas de diminuição.
Os gases lançados na atmosfera podem permanecer por lá durante um ou mais séculos. Para que houvesse uma mudança significativa, deveria haver uma diminuição de 60% desses gases lançados.
O aquecimento global, não é um problema individual. à preciso haver logo uma conscientização da população mundial para que ainda se possa fazer algo. à uma luta contra o tempo, como se uma “bomba do tempo” estivesse ativada, correndo o risco de explodir a qualquer momento.
2007-03-09 10:04:04
·
answer #2
·
answered by Coe 3
·
0⤊
0⤋
Manter a parte viva entre duas grandes camadas de gêlo.
2007-03-09 10:00:23
·
answer #3
·
answered by gilberto 3
·
0⤊
0⤋
Várias, como por exemplo comer menos carne de boi, demorar menos tempo no chuveiro e usar o transporte público sempre que puder. Plantar uma árvore também serve.
2007-03-09 09:56:34
·
answer #4
·
answered by La Gioco 5
·
0⤊
0⤋
devemos procurar cada um fazer sua parte..
como ??
comendo menos carne.. usando menos os veiculos.. dando mais atenção as bicicletas. . e tem outras n formas que vc eu e todo mundo podemos estar fazendo..
deveriamos.. fazer um conselho.. debatendo.. como fazer e como seria a melhor forma nao prejudicando tanto a economia, de se ameniza.r..
2007-03-09 09:55:18
·
answer #5
·
answered by thomaz m 3
·
0⤊
0⤋
Fazer um ar condicionado global :)
2007-03-09 09:52:48
·
answer #6
·
answered by J 4
·
0⤊
0⤋
Sem duvida evitar o demanda de CO2 no meio ambiente........
2007-03-09 09:52:06
·
answer #7
·
answered by Diogo 3
·
0⤊
0⤋