English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

glandula endocrina,efeito autocrino,homonio liberador hipotalamico

2007-03-09 07:28:12 · 6 respostas · perguntado por Herick M 1 em Ciências e Matemática Medicina

6 respostas

O Hormônio antidiurético (também chamado de vasopressina ou pela sigla HAD em inglês ADH) é secretado pela porção posterior da hipófise, mas é produzido por células nervosas do hipotálamo que estendem seus axônios até a hipófise, liberando aí o hormônio antidiurético. A função do hormônio antidiurético, como o próprio nome diz é fazer os rins conservarem água. Quando falta água no corpo receptores espalhados por vários locais estimulam a produção do HAD. O álcool suprime a produção do HDA, aumentando a diurese.

Problemas causados por produção errada de HAD

Pessoas com insuficiência cardíaca podem ter seus receptores superestimulados, que por sua vez estimulam a produção do HAD. Esta síndrome é conhecida como "síndrome de secreção inadequada de HAD", "hormônio antidiurético de secreção inadequada", "síndrome da secreção inadequada de vasopressina", "síndrome de schwartz-bartter" ou simplesmente de SIHAD. Esta síndrome, em raros casos pode também ser produzida por uma doença do hipotálamo. O outro lado, a falta de produção do HAD causa a Diabetes insípidus.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Horm%C3%B4nio_antidiur%C3%A9tico

um abraço!


.

2007-03-09 07:34:08 · answer #1 · answered by Gregorio 7 · 0 1

Substância química específica, produzida num órgão ou em determinadas células de um órgão, que é transportada pelo sangue ou por outros líquidos corporais e exerce uma ação reguladora (activadora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo.

2007-03-11 18:13:27 · answer #2 · answered by arianariri 2 · 0 0

Herick, um hormônio é uma proteína que transmite um sinal para desencadear uma resposta celular, como se fosse uma "chave". As células contém diferentes receptores (fechaduras). Quando administramos um hormônio a uma célula podemos induzir uma função celular. O hormônio pode ser liberado no sangue agindo de forma sistêmica, em todas as células do organismo. Ex: a adrenalina é transportada pelo sangue causando vasoconstrição, aceleração cardíaca, bronquiodilatação entre outros... O hormônio do crescimento também é liberado no sangue, estimulando o crescimento dos ossos.
Abs, Marcio.

2007-03-10 18:42:57 · answer #3 · answered by Marcio B 2 · 0 0

alguns tecidos organicos controlam a funçao de outros a distancia, e isto pode ser feito atraves de nervos (o cérebro controla o musculodo dedao do pé p.ex) ou atraves de substancias quimicas (hormonios). a glandula hipófise (dentro do cranio) controla os ovários (dentro da pelve) atraves de uma substancia quimica (hormonio) chamada hormonio foliculo estimulante. Como a secreçao da glandula é para dentro dos vasos sanguineos chama-se glandula endócrina. o efeito autócrino é o que o hormonioproduz na própria glandula. e hormonio liberador hpotalamico e um hormonio que controla uma das funcoes do hipotalamo.

2007-03-10 18:19:30 · answer #4 · answered by Mystic 7 · 0 0

resposta
resumo sobre Hormonio=Hormona, ou hormônio como é conhecido no Brasil, é uma substância química específica segregada pelo sistema endócrino, que é produzida num órgão ou em determinadas células do mesmo e é libertada e transportada diretamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

Nas mulheres, por volta dos 40 anos de idade, há uma queda brusca na produção de hormonas, que é chamada de menopausa; nos homens, essa queda é chamada de andropausa.

Algumas das hormonas mais conhecidas são as que regulam as funções sexuais dos mamíferos (a testosterona e o estrogênio) e hormonas que regulam o nível de glicose no sangue (como a insulina).

Características comuns às Hormonas:

1 - Circulam em baixa concentração.

2 - Acoplam-se a receptores de alta especificidade e afinidade (especificos).

3 - Nunca são secregados a uma velocidade constante.

4 - Nunca criam uma reação enzimática nova.

2007-03-09 16:16:10 · answer #5 · answered by neto 7 · 0 0

erick, o que vc perguntou é matéria de um livro,se for entrar nos detalhes e conceitos sobre os mecanismos de ação que vc pergunta.Hormônios são substâncias vitais que nosso organismo precisa para manter funções essenciais à vida.Eles são produzidos pelas glândulas que temos , cada uma com sua função.Há um estímulo de origem central, que é a hipófise(localizada no cérebro), e ele é retroalimentada, daí vai desencadeando "ordens de fabricação" para os órgãos-alvo(glândulas endócrinas).São exemplos de hormônios: a testosterona e progesterona(hormônios sexuais para reprodução), os hormônios da tireóide(T3 e T4), o hormônio do crescimento(GH), prolactina(amamentação), oxitocina(o hormônio da fidelidade), etc.

2007-03-09 15:44:23 · answer #6 · answered by JAS 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers