Não, eu não faria.
Em primeiro lugar porque a minha igreja não faria isso. Porque não pertenço a nenhuma religião constituída, embora acredite muito em Deus e procure, sempre, viver de acordo com seus mandamentos.
Não sei se Jesus faria isso, nem se os mendigos de 2000 anos atrás eram semelhantes aos de hoje. Na verdade, trazer um morador de rua para dentro de casa é um risco grande, não só em relação à segurança propriamente dita, nas também à higiene.
Aliás, não dou esmola desde uma experiência que tive na infância, quando vinha um menininho todos os dias à nossa casa pedir comida e minhas irmãs davam um copo com chocolate e um sanduíche de pão de forma com manteiga, presunto e queijo. Um dia veio a mãe dos meninos dar a maior bronca nas minhas irmãs. O filho dela não comia mais o pão com margarina que ela suava para por na mesa porque as duas burguesinhas estavam ensinando ele a mendigar pão com presunto e queijo...
Como dizia o Gonzagão "meu senhor uma esmola para um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão". Melhor dar um real a instituições que promovam a reintegração dos excluídos do que dar cinco para mantê-los nas ruas.
2007-03-09 06:14:59
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
3⤊
0⤋
Pergunta difícil...
Como cristão é o que deveríamos fazer, mas nossa falta de fé e imensas imperfeições, nos impedem de muitas atitudes cristãs. Provavelmente eu não abrigaria. Mas isso, acredite, me dói muito, mas tenho que ser realista quanto a minha pequenez...
2007-03-09 06:29:16
·
answer #2
·
answered by Paulo 5
·
2⤊
0⤋
desde logo que não meteria a um estranho na minha casa por muita pena que tivesse. Tenho um filho e não arriscaria por nada deste mundo, não há igreja nem lei k me fizesse mudar de idéia. nunca se sabe o k podia passar uma vez dentro da minha casa. Com isto não quero dizer que os mendigos São mas pessoas mas sem conhecer me daria muito medo.
2007-03-09 06:19:14
·
answer #3
·
answered by pinky 1
·
2⤊
0⤋
Minha esposa e eu sempre fizemos isso. Éramos até criticados pelos vizinhos por isso. Ao invés de colocar a comida numa latinha e deixar o infeliz comer sentado na calçada exposto ao sol e à chuva, nós o trazíamos para dentro de casa e ele comia, bebia, assistia televisão. Nós lhe dávamos cigarros para fumar. Só quando estava bem descansado, nós o deixávamos ir. Ficamos com uma mulher, que tinha um filhoo febril, em nossa casa. Levamos seu filh ao médico e ficamos com eles até que o menino se restabelecesse. Então lhe demos dinheiro para a passagem e para alimentar-se durante a viagem. Ela queria ir para o Paraná e viera de Brasília até S. Paulo a pé até bater em nossa porta. Estivemos errados em fazer isso? Não é preciso pertencer a credo nenhum para fazer a caridade e ela deve ser feita de coração e não imposta por qualquer religião que seja.
2007-03-15 02:33:42
·
answer #4
·
answered by donatohashi 5
·
1⤊
0⤋
Meus pais já abrigaram pessoas necesitadas que não tinham onde ficar,tivemos boas experiencias ,pessoas que realmente precissavam e uma vez que estavam em pé continuaram sua vida e nos agradeceram, mais tambem teve pessoas que não souberam aproveitar e se comportaram mal. Mais admito que nos sentimos com medo,pois não sabiamos quem erm de onde vinham o q faziam ,se corre risco, mas nos sentimos bem ajuando-os.Aqui em manaus tem muitos mendigos,mais a maioria bebe e fuma,pedem esmola ,mas a maioria pede para comprar um cigarro,uma droga ou bebida,o mundo esta terrivel. Mais eu peço a deus pela sua criação para que cuide dos seus filhos,mesmo que muitas vezes vc ouça ,morreu fulano,começou a guerra.
2007-03-14 09:03:00
·
answer #5
·
answered by Mel 1
·
1⤊
0⤋
Amigo.
Já tive por alguns bons anos um mendigo em minha casa. Claro que não dentro de casa, mas em um quartinho nos fundos.
Acho muito interessante tua pergunta.
Vai gerar muita polêmica.
O certo é que hoje em dia é muito difícil as pessoas se aceitarem, ou aceitarem os outros por motivos de medo.
Jesus era um espírito muito iluminado e nós ainda não somos, por isso não fizemos tudo o que Ele fez.
Eu aceitaria sim, não mudaria minha crença.
2007-03-10 00:42:53
·
answer #6
·
answered by xixa 7
·
1⤊
0⤋
José, à uns 2000 anos atras eu faria isso sim, mas hoje não dá pra fazer, o que posso fazer é dar um prato de comida e roupas limpas e chamar uma assistente social da prefeitura pra encaminhar ele pra um abrigo onde ele possa tomar um banho e se alimentar.
2007-03-09 06:27:07
·
answer #7
·
answered by Ivana 5
·
1⤊
0⤋
Muito boa pergunta.É nessa hora que vemos a palavra virando ação. É muito bonito escrever mas fazer é difícil!!! Eu não abrigaria nem se fosse decreto, ajudaria, arrumaria um emprego, se ele pudesse trabalhar, arrumaria um lugar adequado para ele ficar, etc, mas não em casa porque viveria com medo que me acontecesse o que aconteceu com aqueles franceses da ong. Quanto a imposição da igreja, não me faria diferença, porque não aceito imposições deles,não freqüento igrejas ou templos, etc. Acredito em Deus, em Jesus, nos Santos, mas também acredito em guias espirituais, reencarnação, livre-arbítrio, não gosto que me coloquem imposições religiosas.
2007-03-09 06:26:58
·
answer #8
·
answered by CEIÇÃO 3
·
1⤊
0⤋
Parabéns pela pergunta. Creio que se forem honestos, todos vão dizer que não levariam nenhum mendigo para casa. CRISTO certamente levaria. Acho sua visão correta, porém devemos ter em mente, que mesmo seguidores não podemos fazer tudo igualzinho a que JESUS fez. ELE é a pessoa escolhida por DEUS. Nós fazemos aquilo que está ao nosso alcance. Hoje com a violência, com tantas drogas, bebidas, etc. Fica inviável levar alguém para casa, mesmo que seja um menino de rua.
2007-03-09 06:16:13
·
answer #9
·
answered by Antonio 6
·
1⤊
0⤋
Não aceitaria e teria defesas como cidadã. Ainda bem que religião e governo não se misturam! Ainda não somos Cristos.
2007-03-09 06:15:21
·
answer #10
·
answered by Soninha 7
·
1⤊
0⤋