Gnose é o substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer. Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático. No grego clássico e no grego popular, koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme.
Em filosofia, epistéme significa "conhecimento científico" em oposição a "opinião", enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição a "ignorância", chamada de ágnoia.
A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.
O objeto do conhecimento da Gnose é Deus, ou tudo o que deriva dEle. Toda gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita ser demonstrada. "Conhecer" significa ser e atuar, na medida do possível ao ser humano, no âmbito do divino.
O termo "Gnose" acabou designando nos tempos atuais um conjunto de tradições que acreditam no aspecto espiritual do Universo e na possibilidade de salvação por um conhecimento secreto, mas que deve ser inato ao ser humano.
A Gnose traz com um toque ocidental a espiritualidade oriental, utilizando meditação, mantras, e práticas de cunho esotérico.
A palavra GNOSE significa sabedoria. É a busca por um profundo conhecimento de si mesmo e do universo. Esse conhecimento nos permite entender o que se passa em nosso interior, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e o porque de nossas ações; e também saber mais sobre tudo o que está ao nosso redor, sobre as pessoas, as plantas, os animais... Quantas vezes já ouvimos ou nos fizemos as perguntas: Quem somos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui e Para onde vamos? Porque existe o mal no mundo? O que acontece depois da morte? Com a gnose é possível encontrar as respostas para estas questões, e ainda, melhorar nosso relacionamento com as outras pessoas, ter mais saúde, e o que é mais importante: encontrar o equilíbrio interior.
Esta sabedoria não é de hoje, na verdade ela é universal, existe em todos os sistemas solares. Aqui na Terra é tão antiga quanto a própria humanidade. Antes da queda do homem a gnose era naturalemente vivida no dia a dia das primeiras raças.
Após a queda do homem conhecida como "Expulsão do Paraiso" foi lentamente sendo esquecida, até que um dia ninguem lembrava mais da gnose, foi quando nosso planeta esteve preste a ser destruido.( O Semeador queima a plantação que não frutificou ) Foi quando um Poderoso Ser do Planeta Venus ofereceu-se para vir a Terra, trazer novamante a chama do conhecimento e em chambala ele montou o quartel general da primeira Loja Branca em nosso planeta e passou a procurar pessoas aptas a receber o ensinamento, naqueles tempo o ensinamento era passado de lábios a ouvidos, começou então uma nova historia para o povo de Deus.
Atualmente e principalmente na America do Sul, existe um ramo da gnose, conhecido como Movimento Gnóstico Cristão Universal, que teve como lider o colombiano Victor Manuel Gómez, Mestre Samael Aun Weor, que pôs em prática os ensinamentos de Gurdjieff, Ouspensky, krishnamurti, Helena Blavatsky dentre outros e formou sua doutrina e tem milhares de seguidores, inclusive no brasil. Segundo ele o conhecimento gnóstico é baseado em quatro colunas: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.
Ciência é a investigação,comprovação. É desvandar os mistérios da vida e da morte, verificar as leis que regem a natureza, descobrir outras dimensões. Para isso, não precisamos de microscópios ou fórmulas, mas sim, de capacidades naturais do ser humano, como o desdobramento astral consciente, a concentração, a intuição, a clarividência. Poderes hoje atrofiados, mas que com esforço podemos desenvolver.
A Filosofia nos propõe dois caminhos: SER ou NÃO SER? Escolher o Não Ser, é optar por viver preso aos nossos medos, dores, angústias, ressentimentos, apegos, etc. Ao invés disto, podemos escolher o caminho do Ser, e encontrar a verdade que está escondida em cada um de nós, o nosso Íntimo.
Já nas obras de Arte, o artista expressa aquilo que leva em seu interior. Se o artísta é um Mestre, pode nos transmitir uma grande sabedoria. Aprendendo a apreciar os quadros de Leonardo da Vinci, as sinfonias de Mozart, as esculturas gregas, vamos descobrir o ensinamento que está alí oculto, e sentir emoções sublimes, superiores.
E quando nos referimos a Mística, falamos de nossa união com o Divino que há dentro de nós, o nosso Real Ser. Ser místico é poder conversar com os Anjos, é saber meditar, é ter novamente a pureza da Alma. A verdadeira Mística perdemos através do tempo, e precisamos reconquistar. " Ó homem, conhece-te a tí mesmo, e conhecerás os Deuses e o Universo".
2007-03-09 11:44:52
·
answer #3
·
answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5
·
1⤊
0⤋