English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-09 02:51:16 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

4 respostas

A epidemia soh atinge determinada região, como eh o caso da dengue em Campo Grande, ela se limita a uma pequena localidade!!!

A endemia eh algo que abrange os continentes, como foi o caso da gripe aviária que poderia se chegar a uma endemia, ou seja predominou por quase todo o globo terrestre!!!

2007-03-09 02:57:09 · answer #1 · answered by Thygho 6 · 1 0

Epidemia: A ocorrência, numa comunidade ou região, de casos de doença, acidente, de acontecimentos relacionados com a saúde que ocorrem em um determinado momento e espaço, inexistentes anteriormente ou existentes em níveis endemicos.

Endemia: A ocorrencia de casos de doenças, acidente, de acontecimentos relacionados com a saúde, temporalmente ilimitada, habitualmente presente entre os membros de um população e cujo nível de incidência se situe sistematicamente nos limites de uma faixa endêmica que foi previamente convencionada para uma população e época determinadas.
Difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área.

2007-03-11 22:30:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Epidemia é um surto de doenças e endemia são casos isolads
bjão

2007-03-09 10:56:59 · answer #3 · answered by jB 3 · 0 0

Epidemia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este termo tem origem no grego clássico: epi (sobre) + demos (povo) e sabe-se ter sido utilizado por Hipócrates no século VI a.C..

A ocorrência, numa comunidade ou região, de casos de doença, acidente, malformação congênita, comportamento especificamente relacionado com a saúde ou outros acontecimentos relacionados com a saúde que ocorre em um determinado momento e espaço, é um fato até aqui normal, já que interagimos com o ambiente e outras formas de vida. Um surto epidêmico ocorre quando há um grande desequilíbrio com o agente (ou surgimento de um), sendo este posto em vantagem. Este desequilíbrio é comum quando uma nova estirpe do organismo aparece (mutação) ou quando o hospedeiro é exposto pela primeira vez ao agente.

Endemia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura a distribuição restrita de algumas unidades taxonómicas, zoológicas ou botânicas, consulte Endemismo.
Designa-se como endemia qualquer factor mórbido ou doença espacialmente localizada, temporalmente ilimitada, habitualmente presente entre os membros de um população e cujo nível de incidência se situe sistematicamente nos limites de uma faixa endêmica que foi previamente convencionada para uma população e época determinadas. Difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área. Assim, por exemplo, no Brasil, existem áreas endêmicas de febre amarela na Amazônia, áreas endêmicas de dengue, etc. Em Portugal, a hepatite A pode ser considerada como endemia, já que existem, constantemente, novos casos.

Por vezes, uma endemia pode evoluir para uma epidemia, existindo, nesse caso, uma doença endemo-epidémica. Esta oposição entre endemia e epidemia, entretanto, tem sido esbatida com os novos conhecimentos adquiridos quanto aos factores ecológicos que condicionam o desenvolvimento de uma doença. O termo "endémico" passou a referir-se, de forma mais ajustada, ao grau de prevalência de uma doença, ou seja à proporção entre o número total de casos da doença e o número de indivíduos em risco de a adquirir, numa área geografica e temporalmente bem definida.

2007-03-09 10:56:09 · answer #4 · answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers