Tenho um carro convertido há pouco menos de 2 anos, e é meu segundo carro com kit gás. Para quem roda acima de 50 km por dia já vale bem à pena. Aqui no Rio de Janeiro, onde o gás é barato e o álcool, caro, é a melhor opção, chegando a mais de 60% de economia, além do desconto no IPVA.
Em SP e outros estados onde o m3 e GNV é mais caro e o litro do álcool, mais em conta, pode valer mais a pena um flex.
Preste atenção em alguns detalhes como nível do óleo (GNV queima óleo mais rápido) e certifique-se de, vez por outra, rodar com gasolina para lubrificar o motor internamente. O gás ajuda a ressecar e realmente diminui a vida útil do motor, mas nada que não possa ser compensado por um dono mais atencioso. Queima da bomba só acontece se vc deixar a gasolina no tanque secar.
O carro com kit gás é mais valorizado do que sem a adaptação, uma vez que um bom kit custa a partir de 2000 reais. Eu prefiro comprar um carro sem o kit e instalá-lo na minha loja de confiança, por vários motivos.
Mesmo com uma peça chamada variador de avanço o carro perde 10% de potência em média, assim como torque também. Por isso prefira veículos com motor pelo menos 1.6 litros. Evite carros 16v. Os 8 válvulas aceitam melhor o gás e têm mais torque em baixa rotação. Compre carro usado, uma vez que vc vai perder a garantia de fábrca se instalar o kit em um zero km.
Carros bons para converter: Vectra, Astra, Ômega, Santana, Quantum, Golf, Gol... Dúvidas? Eu também não morro de amores pelos taxistas, mas eles sabem muito de carros a gás. Se vc um dia precisar andar de táxi, esse é o assunto a ser tratado!
Saldo final: vale MUITO a pena!
Hope I could be of any help!
2007-03-11 15:46:11
·
answer #1
·
answered by Diogo M 1
·
0⤊
0⤋
Eu tenho uma pick up A20 com gnv há mais de cinco anos e estou super satisfeito, a economia é ótima, você não deve andar com o tanque de combustível (alc/gasol) vazio , se andar a bomba estraga mesmo e as velas tem que ser trocadas com mais frequência ,se andar só no gnv realmente o cabeçote diminui muito a sua vida útil, o ideal é revezar.
Nestes 5 anos nunca tive qualquer problema, só senti que o gnv diminui a potência do motor, problema esse resolvido apenas com um toque no botão, se precisa de mais força ou arrancada basta transferir para álcool e depois de concluído voltar pro gnv novamente.
O peso do cilindro também é um problema.
A minha pick up é mecânica operacional (guincho) e não sinto a diferença de peso pois ela já é bem pesada (3.100kg) como eu não transporto cargas na caçamba ela possui uma capacidade de gnv que eu nunca vi em nenhum
outro veículo, ela tem 4 cilindros de gnv, 2 no chassi e 2 na caçamba, já fui de SP á RJ ida e volta com tudo cheio sem parar pra abastecer, se fosse no álcool estaria frito pois ela só faz a média de 2km/l. Pelo menos por enquanto, acredito que o gnv compensa e muito.
Abraços.
2007-03-09 13:41:31
·
answer #2
·
answered by Lugano 7
·
0⤊
0⤋
A Economia sem dúvida é demais. Só me arrependo de ter q vijar pois o meu é um 1.0 e não presta em ladeiras e ultrapassagem na estrada. Mais na cidade, onde chego no máximo a 100 km/h, sem problema...
2007-03-09 12:26:50
·
answer #3
·
answered by Anderson H 3
·
0⤊
0⤋
possuo um ford k 1.0 com motor ROCAM.
na cidade ele faz em media 15km/litro ( gasolina).... Instalei um kit com 15 m..na cidade faço em media 210km com 14 metros³
..na estrada passa de 300km.
Não senti diferença na potencia, pois foi instalado um regulador de avanço, só foi trocado as velas normais por velas de 4 eletrodos e cabo por cabos 8 mm. Mtos me aconselharam a não fazer a conversão, mas hj todos calaram a boca, estou mto satisfeito.
mesmo q o gas suba para R$ 2,50, ainda vale a pena, pois aonde em sã consciencia vou conseguir rodar 225km com R$ 37,00???
Para evitar problemas com bomba, mangueiras etc..vc tem q as vezes rodar na gasolina..digamos uns 3 litros, só pra ela circular pelo carro e não ficar parada no reservatorio.
Eu mesmo mandei adaptar no carro, pois pelo menos sei q o equipamento tem boa procedencia, com o botijão na garantia e nota fiscal. Vc tem q fazer adaptações para passar na inspeção do detran, é um saco....pneus novos, ou semi, molas proprias para gás, tem q ver se o carro não esta emitindo gas ou poluente acima do permitido....
Por isso preferi fazer a conversão e não comprar um carro ja convertido, pois uma vez q vc não passe no teste do detran, todos os componentes estão na garantia e vc volta la e eles tem q regular! O investimento do kit gas, eu recuperei em 2 anos.
Boa sorte.
PS: pra quem quer potencia e não economia, compra uma ferrari ou um porsche.
2007-03-09 11:49:14
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nunca tive carro convertido, mas conheço pessoas que - não que tenham se arrependido, mas tiveram problemas de várias ordens - o motor sem dúvida dura menos, a bomba de combustível também, e pequeninos defeitos ocorrem, digamos, toda a semana - é um vazamento aqui, um desgaste ali, um não-sei-o-quê...
Se você vê a instalação, não deixa instalar: corta fio, faz furo, bate com o martelo, remenda aqui, enjambra ali... enfim, se optar por um Siena Tetra ou um Astra Multipower (acho que este nem vem mais) com kit de fábrica, talvez a incomodação seja menor.
Acredito, portanto, que a análise do custo-benefício deveria considerar essa manutenção mais freqüente e o desgaste mais acelerado dos componentes do motor.
2007-03-09 10:44:16
·
answer #5
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
Em média a conversão para começar a dar lucro vc tem que andar mais ou menos 100.000 km e não pode ligar para a diminuição de potencia.
2007-03-09 09:44:52
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ah eu nao me arrempedi não!
Ando mais de 60Km todos os dias e a economia esta sendo boa!
Eu recomendo, mas voce deve ficar sempre de olho na temperatura do motor
Se subir muito pode te dar um prejuizo daqueles...
Ah f*d@-se os pontos, eu nao respondo por causa dos pontos!
2007-03-09 09:40:25
·
answer #7
·
answered by thyagofurtadodefreitas 2
·
0⤊
0⤋