Os farmacos atuam de varias maneiras sendo suas principais atuações:
nos receptores;
nas enzimas (incluindo pró-farmacos);
nos canais ionicos e
nos transportadores
Mas tem varios mecanismos diferentes de ação, existem drogas agonistas, agonistas parcias e antagonitas
Sugiro ler a fundo o livro: "As bases farmacologicas da terapêutica" de Goodman & Gilman http://www.mcgraw-hill.com.br/goodman.html
2007-03-09 01:33:24
·
answer #1
·
answered by thyagofurtadodefreitas 2
·
0⤊
0⤋
O Mecanismo de Ação dos Medicamentos Homeopáticos - Parte I
Os medicamentos homeopáticos ainda não têm o seu mecanismo de ação plenamente conhecido. Talvez
existam mais de um mecanismo que atuem conjuntamente, potencializando seus efeitos.
Falarei sobre alguns desses mecanismos, embora nenhum deles ainda tenha uma comprovação definitiva.
A Memória da Água:
As moléculas, como as da água, podem armazenar energia de quatro maneiras diferentes - movimento, rotação, vibração, excitação eletrônica. Alguns modos podem armazenar mais energia que outros. Pelo movimento, a molécula armazena energia cinética em virtude da sua velocidade; à temperatura ambiente, a energia contida nestas moléculas é pequena, em comparação com outros estados. Dificilmente pode ser associada aos efeitos dos medicamentos homeopáticos, pois, a energia constantemente se altera pela colisão, portanto a energia armazenada degrada-se rapidamente.
A rotação não existe na água até que a temperatura desta atinja aproximadamente 42°C; o aquecimento a esta temperatura provoca suficiente diminuição na atração entre as moléculas, permitindo a rotação. Esta é exatamente a temperatura em que os humanos começam a morrer.
A excitação eletrônica é a metéria prima dos lasers, de grande força e intensidade; a energia é armazenada pela excitação dos elétrons que circulam ao redor das moléculas dos componentes, deslocando-os para órbitas mais exteriores. Se eles forem forçados a voltar à posição original, é produzido um pulso de luz, que pode ter suficiente intensidade e poder para, pelo calor desenvolvido, furar uma chapa de aço, cortar um tecido. Não é desta maneira que agem os remédios homeopáticos, porque os elétrons excitados são instáveis e voltarão ao seu estado original em fração de segundos.
A energia vibratória é encontrada em todos os estados da matéria - sólido, liquido e gasoso. O movimento vibratório da molécula aumenta quando ela absorve energia, e esta energia vibratória pode ser irradiada, mais tarde, outra vez, geralmente na porção infravermelha do espectro, onde também se encontra o calor.
A homeopatia tenta uma explicação científica para a ação dos seus medicamentos neste armazenamento de energia nas moléculas de água durante o processo de sucussão. Acredita-se que no processo de colisão ocorra uma troca de energia vibratória entre o medicamento e a água, e que nesta última fique uma impressão do primeiro. Sucussões posteriores fazem com que este se torne cada vez mais profunda, explicando porque se considera que os medicamentos se tornem mais energéticos na medida em que aumenta a diluição. Além disso, acredita-se que o armazenamento não seja só de energia, mas também de informação, diferente de um remédio para o outro, dependendo da substância empregada, todas deixando uma "assinatura" vibratória característica na molécula de água. Deste modo, considera-se que o medicamneto homeopática carrega informação para o corpo quando tomado sob a forma de doses, provavelmente como instruções biológicas. Se as moléculas de água, à temperatura ambiente, estivessem dissociadas umas das outras, a energia vibratória armazenada decresceria rapidamente, mas a 25°C aproximadamente 70% das moléculas estão organizadas obedecendo a uma estrutura estável, hexagonal, entrelaçada, capaz de armazenar uma considerável quantidade de energia vibratória antes de se romper. O armazenamento de energia vibratória, no entanto, provoca mudanças estruturais, porque a forma de qualquer molécula que absorve energia sempre mudará; por isso, o modo conveniente de falar sobre a possibilidade deste determinado modelo foi examinar a água homeopática em busca de alterções estruturais.
Vários pesquisadores, durante anos, mostraram que tanto as altas quanto as baixas dinamizaçãoes dos remédios homeopáticos apresentam alterações estruturais na água que contêm. Além disso, também mostraram ser necessárias duas coisas para que essas alterações ocorressem. A primeira é que deve existir um medicamento original, isto é, um medicamento homeopático não pode ser feito só a partir de água; segundo, o medicamento deve sofrer sucussão, à medida que for sendo diluído gradativamente, conforme o modo rítmico de sucussão empregado pelos homeopatas durante muitos anos. As alterações estruturais somente ocorrerão quando estes dois processos estiverem presentes.
2007-03-09 01:34:15
·
answer #4
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
1⤋