Se eu fosse você eu leria o que está escrito abaixo com muita atenção!
Boa leitura!
E ao ateus e agnósticos, não há nada de pessoal aqui.
A fé das pessoas não deve ser colocada em cheque, isso é fato. Cada ser crê naquilo que lhe convém crer, isto também é um fato e incontestável. Os gregos criam ser Zeus o deus dos deuses, já os romanos, criam ser Júpiter o tal deus. Os muçulmanos crêem ser Alá o deus deles, e os hebreus crêem ser Jeová o seu Deus, assim como os cristãos.
Entretanto, se fizermos um retrospecto na história, veremos quem é o verdadeiro Deus. Ainda que já existissem os gregos à época dos hebreus, eles não foram conhecidos até que o Império grego tomasse vulto nas mãos de Alexandre o grande. Foi só a partir daí que os gregos começaram a influenciar a história da humanidade, com sua cultura, sua política, suas crenças e seu estilo de vida. O mesmo diz-se dos romanos, que a bem da verdade em certa época caminharam junto com os gregos culturalmente falando. Portanto, pode-se dizer o mesmo de tudo o que tiveram e influenciou o mundo. Alá por sua vez foi um completo desconhecido do mundo até que Maomé o fizesse conhecido. Talvez fosse somente pelos árabes! Antes disso, se lermos cuidadosamente a história do povo hebreu, veremos que a descendência deles parte de Abrão, posteriormente trocado para Abraão, que saiu de Ur dos Caldeus, na Caldéia, uma nação politeísta, ou seja, adoravam a várias divindades. Abraão tornou-se o pai da fé por ter crido naquele que o chamou; e quem foi que chamou Abraão? Jeová, não Alá, Júpiter ou Zeus, então desconhecidos. Abraão teve dois filhos. O mais velho com uma escrava egípcia chamada Hagar, dada a impossibilidade de sua esposa ter filhos. O menino chamava-se Ismael, rejeitado depois porque não era legítimo, ou seja, não era fruto da união de Abraão e Sarai, posteriormente trocado por Sara. Após alguns anos, quando Ismael já era da idade de 12 ou 13 anos, Sara deu um filho a Abraão, que foi chamado de Isaque. Isaque por sua vez teve também dois filhos de Rebeca; Esaú e Jacó, que mais tarde se separam por causa de umas artimanhas de Jacó, que lhe renderam uma herança, a boa terra de Canaã, a terra prometida. Pois bem, ao separar Ismael de Isaque, sem saber, Abraão estaria dando a oportunidade de que uma nova nação, um novo povo surgisse, e foi o que aconteceu, os ismaelitas surgiram, e da descendência de seu filho Isaque, através de Jacó, que também teve seu nome trocado no episódio do Val de Jaboque, onde ele foi chamado pela primeira vez de Israel, o príncipe de Deus, nasceram os israelitas, o povo hebreu que quer dizer - atravessador de rios.
O primeiro Deus cultuado de que se tem conhecimento na história da humanidade é Jeová. Todos as demais divindades adoradas, eram desconhecidas. Os ismaelitas, como é sabido, deram origem aos que hoje conhecemos como os povos árabes e que posteriormente tornaram-se muçulmanos pelas mãos de Maomé. Logo, querendo ou não, os árabes e judeus descendem de uma única fonte masculina, Abraão e de duas fontes femininas, Sara = Isaque = Jacó/Israel=judeus e Hagar= Ismael=árabes. O Deus desses dois povos é o mesmo, porém com nomes diferentes. Para os judeus é Jeová, para os árabes é Alá. Jesus Cristo não é reconhecido como Deus por esses dois povos histórico/religiosamente, mas o é pelos cristãos. Júpiter é uma lenda romana e Zeus é uma lenda grega, assim como Odim é uma lenda nórdica, Oxalá, uma lenda do candomblé. Os povos mundo à fora cultuam várias divindades ainda hoje. Mas você não irá encontrar em qualquer país do mundo quem diga, o nosso deus se chama Júpiter, que deveria ser só na Itália, e não é, porque lá Gesúcristo é reconhecido como Deus, salvo os que são ateus e agnósticos, ou, o nosso deus se chama Zeus, só na Grécia, e não é, porque lá Iesus Cristo é reconhecido como Deus, salvo os ateus e agnósticos. Nesses dois casos, greco/romano, têm suas divindades Júpiter e Zeus apenas mitológicamente e não em realidade. Mesmo esses povos, essa nações, terão a Deus, a Jeová Deus, como o seu Deus, exceto os muçulmanos. Você jamais irá ouvir alguém dizer por ai que Oxalá é seu deus, mesmo entre os praticantes do candomblé é consenso de que Oxalá é uma forma de Jesus Cristo para eles, pois é representada pela imagem de Jesus Cristo.
Só para constar:
1 Relato fantástico de tradição oral, ger. protagonizado por seres que encarnam, sob forma simbólica, as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana; lenda, fábula, mitologia
2 Narrativa acerca dos tempos heróicos, que ger. guarda um fundo de verdade
3 Rubrica: antropologia.
relato simbólico, passado de geração em geração dentro de um grupo, que narra e explica a origem de determinado fenômeno, ser vivo, acidente geográfico, instituição, costume social etc.
4 Representação de fatos e/ou personagens históricos, freq. deformados, amplificados através do imaginário coletivo e de longas tradições literárias orais ou escritas
5 Exposição alegórica de uma idéia qualquer, de uma doutrina ou teoria filosófica; fábula, alegoria
6 Construção mental de algo idealizado, sem comprovação prática; idéia, estereótipo
7 Representação idealizada do estado da humanidade, no passado ou no futuro
8 Valor social ou moral questionável, porém decisivo para o comportamento dos grupos humanos em determinada época
9 Afirmação fantasiosa, inverídica, que é disseminada com fins de dominação, difamatórios, propagandísticos, como guerra psicológica ou ideológica
10 Afirmação ou narrativa inverídica, inventada, que é sintoma de distúrbio mental; fabulação
Mitologia, portanto é o estudo das coisas escritas acima
Religião é isso aqui:
1 Culto prestado a uma divindade; crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal
2 Conjunto de dogmas e práticas próprias de uma confissão religiosa
3 A manifestação desse tipo de crença por meio de doutrinas e rituais próprios
4 Crença, devoção, piedade
5 Reverência às coisas sagradas
6 Consciência escrupulosa; escrúpulos
7 Coisa a que se vota respeito
8 Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica etc.
9 Vida religiosa
São diferentes entre si. Em uma, a mitologia confere-se certa dose de fábulas e falsidades. Na outra religião, você não irá encontrar isso, nos que diz respeito aos conjuntos e não nas práticas.
Desde quando Jeová Deus é um mito, uma fábula, uma lenda, é inverídico (como se não existissem provas contundentes e incontestáveis de toda a Sua criação maravilhosa - a não ser por parte de ateus e agnósticos, se bem que esses crêem em algo também, pelo menos os ateus crêem neles mesmos, são seu próprio deus, lenda como os demais).
Amigo, saiba sobre o que você está falando!
2007-03-09 08:49:01
·
answer #3
·
answered by Cabeça de Pudim 3
·
0⤊
0⤋
Partindo deste princípio, um homem estupra uma criança de pouca idade, sendo que no país dele este é o julgamento conferido para uma menina cujo o irmão de 12 anos, abusou de uma outra garota, olho por olho. Um garotinho ao roubar pão para comer, em um outro país, tem o seu braço esmagado por um pneu de carro, como punição imposta pelo regime de sua cidade, em praça pública para todos verem. Em outro páis um homem enche o corpo de bomba e explode um restaurante repleto de pessoas que ele não conhece. Abomina tais práticas. Amigo, a questão é só que vc nasceu no Brasil, cuja normas e leis diferem. O mesmo aplica para crença, religião. assim se vc me fala de pontos de vista, concordo! Realmente difere de pessao para pessoa, envolve cultura, criação, enfim, mas quando o ponto é mitologia ou Jeová, isso muda de cenário. A bíblia é científica e histórica, não com base em sabedoria humana, mas a de Deus. O universo físico exige a presença de um criador, ou vc acha que tudo funciona sem alguma supervisão? Discordo qdo afirma que Jeová e Júpiter se confundem ou assemelham, pois um é fato, outro mitologia, independente de onde viva, a criação está lá para exigir tal crença. O ateu, não encare como pessoal por favor, tem a sua mente retrógrada, acredita no que vê, pega e observa, tem que ser substâncial, por isso digo que a crença em Deus exige "superioridade" de raciocínio, conhecimento e idéia. Não é difícil, apenas medite nisso, tem que ser "superior". Abraço
2007-03-09 08:02:06
·
answer #7
·
answered by Filipe 4
·
0⤊
1⤋