English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O homem criou Deus à sua imagem e semelhança, com suas características e seus desejos. O homem não é onipotente nem onisciente, mas é seu desejo ser. E, no final da análise, se vê que seu deus também não o é.

O ONIPOTENTE SE CANSA: “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou” (Êxodo, 240: 11);

IRRITA-SE GRAVEMENTE POR POUCA COISA: “... disse Moisés a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descubrais as vossas cabeças, nem rasgueis as vossas vestes, para que não morrais, nem venha a ira sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o Senhor acendeu.” (Levíticos, 10:6).

ARREPENDE-SE DO QUE FEZ E SE ENTRISTECE, PELO RESULTADO INDESEJADO: “Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração” (Gênesis, 6:6); “E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel” (I Samuel, 15:35);

TAMBÉM SE ARREPENDE DO QUE DISSE: “Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo, 32:14);

PRECISOU DESTRUIR BONS E MAUS E OS INOCENTES IRRACIONAIS, POR CAUSA DA MALDADE HUMANA: “Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra” (Gênesis, 6: 13);

É EGOÍSTA, NÃO ADMITE CONCORRENTES: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo, 20: 3).

O QUE É PIOR, VINGA-SE DOS PAIS NOS FILHOS: “porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo, 20: 5).

Ao narrar os feitos de seu deus, o homem se esqueceu de que quem se engana fazendo e dizendo algo do que se arrepende não é onisciente, e quem não consegue eliminar todos os maus sem atingir os bons e os irracionais não é onipotente. Assim, o homem criou Deus com suas características e desejos, inclusive suas falhas.

2007-03-08 22:53:16 · 8 respostas · perguntado por Xan 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Ele deve ter sido imaginado por alguém que tava de TPM no dia...

2007-03-08 22:58:47 · answer #1 · answered by Andre 5 · 0 1

São argumentos contra a perfeição do Deus biblico.
Parece mais humano do que qualquer coisa.

2007-03-09 07:02:41 · answer #2 · answered by Mega 5 · 2 0

Acreditar em Deus não quer dizer ler e reler o que foi interpretado pelo homem, traduzido pelo homem e modoficado pelo homem. Acreditar em Deus é sentí-lo, independente do que possam escrever, seguir, tentar orientar, traduzir, induzir... Acreditar em Deus é amar ao próximo, mesmo sabendo que nem nós nem ninguém é perfeito, acreditar em Deus é procurar não fazer o mal a ninguém, fazer a nossa parte, ajudar ao próximo da melhor maneira possível. Acreditar em Deus não é bitolar na bíblia, mas procurar interpretar as coisas que lá estão pensando que na época em que foi escrita a realidade era outra. É o mesmo que dizer que o melhor meio de transporte de hoje é a carroça.

2007-03-09 07:09:47 · answer #3 · answered by Pedroka 6 · 1 0

Criou até um que se aXAN o dono da verdade.

TEM QUE LEVAR EM CONTA QUE ELE NÃO TE CRIOU COMO MARIONETE .

2007-03-09 07:43:48 · answer #4 · answered by Índião 6 · 0 0

É uma visão do Deus bíblico com muita lógica. Não entendo onisciência, onipresença, onipontência, com tais defeitos. Será que Deus tem esses defeitos. Ou defeituosos são as pessoas que, na criação do "Código do Domínio", caracterizou Deus com falhas humanas, como dia este Código, a Bíblia? Cabia aos religiosos, se caráter reto tivessem, unir, miseravelmente, aquilo que foi escrito pelos profetas, apóstolos, etc. Ou não tentar "vender" a idéia deste Deus mal, cruel, egoísta, arrependido, egocêntrico e falho. Como acreditar nisso???

2007-03-09 07:08:44 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Xan, falou e disse! Assino embaixo. O que me causa mais espanto é que não adianta vc querer argumentar racionalmente sobre esses fatos com os crentes, pois sempre irão surgir eexplicações que para mim não explicam nada, e servem mais como uma fuga ao debate lógico de fatos. Até que compreendo-os um pouco, pois não é fácil vc questionar crenças e dogmas impregnadas na sua cultura e ouvidas desde que aprendemos a ouvir, e talvez seja mesmo mais alentador se pensar que as cauas e soluções de nossos problemas não estão em nós, e sim num ser supremo provedor.

2007-03-09 07:08:21 · answer #6 · answered by Cláudio 2 · 1 1

Com todo o respeito pelas suas opiniões pessoais, permita-me, contudo, expressar também a minha.
Nenhum versiculo da Biblia pode ser tirado do seu contexto e interpretado sem ser em relação ao momento e à situação à qual se refere.
Deus descansou ao setimo dia concerteza para permitir ao homem tambem esse dia de descanso, encaremos isso como uma dàdiva ,uma concessão e não um defeito ou sinonimo de fraqueza divina.Isaias 40:28 -"O Senhor é o eterno Deus, o criador dos fins da terra.Ele não se cansa nem se fatiga..."
Quando Deus se entristece ou se irrita não é seguramente por sua culpa mas pela dureza e desobediência do coração dos homens ,ainda assim a palavra afirma:Salmos 103:8-" Compassivo e piedoso é o Senhor, lento para a colera, e abundante em amor.
No argumento seguinte voçê se enganou no adjectivo: Deus não é egoista, Ele é zeloso, a versão em inglês diz mesmo,"jealous", ciumento. Ele ama tanto o Seu povo que não suporta vê-lo adorar outros deuses. Voçê gostaria que sua mulher transasse com outros homens??? Não?? Então segundo sua propria logica voçê é egoista porque quer sua mulher so para si.
Quanto ao aspecto da vingança devo admitir que esse decreto é verdadeiro no AT, com a morte de Jesus o pecado passou a ser pessoal e Jesus levou a maldição na cruz do calvàrio e ela jà não passa de geração em geração.
Uma ultima observação: voçê nunca entenderà a biblia se jà a abre para criticar e opôr-se, pois ela so se entende pela fé quando a abrimos com um coração humilde e faminto de Deus.
"O Deus deste seculo ( satanàs), cegou os olhos dos incredulos, para que não resplandeça a luz do evangelho da gloria de Cristo" 2Corintios 4:4
"Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, nem compreendam com o coração, e se convertam e eu os cure" João 12:40

Lhe desejo uma leitura sã e sem preconceitos das santas Escrituras. Que Deus o abençoe abundantemente e se revele na sua vida,no seu coração e no seu entendimento

SHALOM, A paz seja com voçê!

2007-03-09 07:37:35 · answer #7 · answered by Zau 3 · 0 1

Sem muitos comentários...

Parabéns.
pergunta bem articulada, sem desmerecer nem agredir ninguém, só questionamento inteligente, e com certeza alguém irá lhe dar uma respostas (se é que existe) para seu e meu esclarecimento também, porque sempre afirmei da dubiedade da bíblia, da inconstância desse ser, do ódio patrocinado por aquele que dizem ser o santo supremo,
das contradições bíblicas, da manipulação que ela sofreu, mas ainda assim, existem pessoas que acreditam piamente nela, fazendo-a sua bússola norteadora, mesmo que isso signifique um passa-porte pro fanatismo.

Mais uma vez, meus parabéns.

2007-03-09 07:14:32 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers