Manuel, nunca fiquei grávida, nem de gêmeos, nem de um bebê só, mas pelos meus estudos, creio eu que cada bebê possui uma placenta, no caso de gêmeos bivitelíneos, que são aqueles gerados em duas placentas, separadamente dentro do útero. No caso de gêmeos univelíneos, esses possuem a mesma placenta, sendo alimentados por dois cordões umbilicais diferentes, cada um com o seu.
2007-03-08 22:32:39
·
answer #1
·
answered by *.* Dra. Valessa *.* 5
·
1⤊
0⤋
Gêmeos são dois irmãos que nascem numa mesma gestação, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamados de gêmeos. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezes é gemelar. Existem duas maneiras de se nascerem irmãos gêmeos.
Gêmeos fraternos
Os gêmeos fraternos são dizigóticos ou bivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois óvulos e os dois são fecundados, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco aminiótico. Os gêmeos fraternos não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sangüíneo e podem ser do mesmo sexo ou não. Também são conhecidos como gêmeos falsos. Na verdade são dois irmãos comuns que tiveram gestação coincidente. Representam 66% de todas a gestações gemelares, e neste tipo de gestação, 1/3 têm sexos diferentes, enquanto 2/3 o mesmo sexo. Um em cada milhão de gêmeos deste tipo têm cores diferentes, mesmo sendo do mesmo pai. É possível gêmeos fraternos terem pais diferentes.
[editar] Gêmeos idênticos
Os gêmeos idênticos são monozigóticos ou univitelinos, ou seja, são gêmeos formados de um mesmo óvulo. Nesse caso, apenas um óvulo é produzido e fecundado, mas esse óvulo divide-se, e forma dois embriões (duas massas celulares). Os gêmeos idênticos quase sempre são formados na mesma placenta, mas não dividem o saco aminiótico. Irmãos univitelinos assemelham-se muito entre si, têm o mesmo fator sanguíneo e são sempre do mesmo sexo. Também são conhecidos como gêmeos verdadeiros. Caso a divisão do óvulo seja muito precoce (1 a 4 dias da fecundação), podem ter duas placentas, dois vitelos, dois sacos, etc, assim como ocorre na formação dos gêmeos fraternos. Representam 33% de todas as gestações gemelares.
[editar] Gêmeos xifópagos (Siameses)
Os gêmeos xifópagos, ou siameses, são monozigóticos, ou seja, formados de um mesmo óvulo. Porém, nesse caso, o óvulo não chega a se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo. O embrião de gêmeos xifópagos é, então, constituído de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco aminiótico.
[editar] Trigêmeos (ou mais)
O maior grau de gemelidade em que TODOS os bebes nasceram e se conservaram vivos é sete. Existem vários relatos documentados no mundo. As gravidezes de mais de dois conceptos representam 1% de todas as gravidezes gemelares. Podem ser idênticos, fraternos ou uma combinação dos dois tipos.
Gêmeos - 1 em 85 Trigêmeos - 1 em 7.225 Quadrigêmeos - 1 em 614.125 (basta multiplicar por 85 a cada aumento de um concepto)
2007-03-09 06:55:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋