English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando uma criança não obedece, logo, a mãe vai dizendo que se ela não obedecer o Homem-do-saco vai pegar ela. A criança por sua vez, não pondera o que a mãe está dizendo e nem se põe a pensar se existe mesmo homem-do-saco, quantas crianças ele já pegou, quando foi o último ataque, etc, etc... No entanto, quando adultos, não temos dúvidas que o homem-do-saco não existe, certo? Por isso acho que quem é Ateu acha que assim como inventaram a história do homem-do-saco para através do medo manipular as crianças mais facilmente, a história de Deus também foi inventada, para fazer com que adultos fiquem obedientes com medo de pecar assim como a criança com medo do homem-do-saco. É claro que a história dos adultos é mutio mais complexa...
Enfim, o que os Ateus do YR acham dessa analogia???

P.S.: Estou tentando entender mais sobre como pensa um Ateu, a minha intenção não é ofender ninguém.

2007-03-08 17:17:34 · 7 respostas · perguntado por Neo 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

olá Neo!

o que ponderastes é quase totalmente verdade.
a minha opinião é de que não devemos criar nossos filhos sob o manto do medo, pois se tornarão adultos inseguros.

diga sempre a eles a verdade (pelo menos a que conheces) e terás um filho bem mais tranquilo e esclarecido.

quanto aos adultos, realmente a história parece ser mais complexa, senão vejamos a idéia que temos de religião:

Como transformar-se num "Messias" e arrebanhar seguidores:

Faça-os pensar que eles têm um defeito de personalidade ou não têm alguma coisa em suas vidas que apenas os seus ensinamentos podem preencher;

Convença-os de que o mundo está em perigo e forças do mal estão trabalhando. Use desastres naturais para embasar seu caso;

Seja desnecessariamente misterioso;

Diga a eles que apenas algumas pessoas têm acesso "ao conhecimento";

Convença-os que eles podem ter "o conhecimento" se eles adotarem seu modo de pensar. Desvie questões céticas com "você simplesmente não está pronto para isso ainda";

Venda a eles cursos de treinamento de múltiplos níveis para ajudá-los a atingir "o conhecimento";

Desencoraje-os de se associar com não-crentes. Censure qualquer propaganda negativa. Negue-lhes qualquer ponto de referência externo;

Junte montanhas de dinheiro.


Com algumas exceções, esse é o básico da formação de uma religião. Acredito que há pessoas que querem fazer o bem, mas essas serão manipuladas por aqueles que querem explorar a "fé" dos inocentes. e esses são muito mais ardilosos, têm formação mais preparada e muita lábia para levar maior vantagem sobre os mais simples.

se formos estudar a fundo as religiões, veremos que qualquer uma, desde as tribais, sempre teve em seu ponto máximo um "ser poderoso", capaz de fazer e desfazer qualquer coisa, e por isso deveriam seguir suas "regras".
aqueles que descumprem-nas sempre sofrerão castigos.
então deve-se acreditar na existência desse "ser" e cumprir à risca todas as suas leis, caso contrário, coisas muito ruins acontecerão em sua vida (ou após sua morte).

Portanto, não vejo diferença nenhuma entre os deuses criados pelos índios, ou pelos homens das cavernas, dos deuses criados pelo homem moderno.
para mim, é tudo invenção da cabeça do homem, que não consegue explicar sua origem e seu destino, necessitando, assim, de algum suporte para sua ignorância.

o ser humano é místico por natureza, e sempre precisará dessas "muletas" para viver.

espero não ter ofendido a crença de ninguém, mas para mim:
deus NÃO existe!

2007-03-08 22:30:43 · answer #1 · answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5 · 0 0

Os ateus na verdade, são aqueles que crêem no que é substancial. Não podem observar um pouco mais além, do que eles acreditam poder tocar. Terroristas existem, eles sabem disso, embora a maioria aqui nunca tenha visto um de tão perto. O presidente Lula existe, sabem disso, embora a maioria aqui nunca tenha chegado até ele. Por que? Porque podem ver as realizações destes em seu país, ou no mundo. Mas e Deus existe? Sim! Porém eles não sabem disso, pois, sem ofensa pessoal, as mentes estão atrofiadas, toscas para enxergar toda a maravilha criada por ele, tudo o que ele fez até então, seus trabalhos e realizações. Deus é superior, assim para mentes que são superiores, não mentes carnais. Observe como a maioria dos ateus são materialistas, ranzinzas, desconfiados ao extremo, não parece ter amor por ninguém, são excêntricos, enfim não possuem os frutos do espírito em Gálatas 5:22, 23, sendo um deles a alegria. Sinto pena destes. Gostaria de poder ajudá-los de alguma forma. Abraço

2007-03-08 22:26:28 · answer #2 · answered by Filipe 4 · 0 0

exatamente isso,eu nao tenho medo do homen do saco,se ele vier me pegar quebro ele na porrada

2007-03-08 21:55:07 · answer #3 · answered by dinkwink 4 · 0 0

É isso aí, mas com uma diferença: NÓS ATEUS NÃO EXPLORAMOS NOSSOS FILHOS, e nem os levamos a pensar que eles tem que se conformar com os problemas,pois é a vontade de deus. Fazemos com que eles tenham objetivos e corram atrás de conquista-los, e não simplesmente se apegar em frases de efeito psicológico como: "não se preocupe, pois os pobres herdarão o reino dos céus", e outras mais que fazem a pessoa acreditar que esta vida não é importante e sim a vida depois da morte, a "vida eterna" que dizem que teremos depois do retorno de jesus. "Não se apeguem as coisas materiais", "a riqueza está no espírito", enfim, isso e muito mais.
Mas como vc disse e eu repito, também não quero ofender ninguém, só estou tentando esclarece-lo como eu (e só falo por mim) penso.

Um abraço...

2007-03-08 21:10:24 · answer #4 · answered by Xan 7 · 0 0

Bom, é mais ou menos isso. Não diria que todos os adultos que acreditam em Deus o fazem por medo. Existem aqueles que acreditam em Deus porém não são bibliólatras. São pessoas com bom senso que fazem o bem, a caridade porque gostam. Não tem essa idéia fixa de ter que agradar ao criador o tempo todo. Porém, existem um grande número de pessoas adultas que se relacionam com Deus quase da mesma forma como crianças se relacionam com o homem do saco ou com o bicho papão. Isso não é algo para rir. É triste. Elas poderiam elevar seu nível de crença a um patamar mais alto mas ainda estão presos a esse lance de ter que agradar e temer a Deus. Acreditam que 100% dos males é culpa do diabo e etc. Falam tanto de Deus mas a prática do amor e respeito ao próximo ficam de lado. Acabam fazendo justamente o contrário do que falam e não se dão conta disso.

2007-03-08 20:50:04 · answer #5 · answered by Jorge P 6 · 0 0

...............

2007-03-08 20:00:08 · answer #6 · answered by juniorafj1980 4 · 0 0

Alguns ateus ja declararam, aqui mesmo no YR, que pensam exatamente assim. (E como, certamente, foram crianças muito corajosas e não tiveram medo do "homem do saco", tornaram-se ateus...)

2007-03-08 17:32:25 · answer #7 · answered by .......... 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers