Caro Fred, todos esses livros foram escritos por homens, pessoas que eram exatamente como eu e você.
Acho que a maneira mais imparcial de ver esses livros é vê-los como tradições religiosas. Você pode lê-los por pura curiosidade, sem a obrigação de acreditar neles.
Para finalizar, gostaria de dizer que concordo com você. É realmente difícil de determinar qual deles está certo, olhando-os pelo ponto de vista crítico.
2007-03-08 14:11:42
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Cada instrutor espiritual como Buda, Krishna,Confúcio,Antúlio,etc, tinham missões distintas,atendendo as necessidades psicológicas e culturais de cada povo e época. Por isso os livros que registram determinadas religiões,são tão distintos entre si,
além das adulterações e exageros que sofreram.
Cada povo,em cada época,intuia algo superior,que não podiam explicar,era a intuição de Deus,de algo superior.
Mas externavam essa necessidade de devoção de acordo com suas capacidades e culturas,por isso, tanta variedade de crenças ao longo da história humana.Mas como tudo evolui,evolui o modo de entender e externar a devoção,
por isso passou-se da adoração de pedras(como no caso do deus Sírio de Emessa, El Gabal,na época romana),ao politeísmo,
até o monoteísmo,e ao Deus tolerante e amoroso ensinado por Jesus.
Finalmente,Jesus,que não foi Deus,tampouco um simples homem comum,resumiu e condensou os ensinamentos espirituais de todos os instrutores espirituais anteriores,
pois foi o maior deles
2007-03-09 18:00:51
·
answer #2
·
answered by Luiz 5
·
0⤊
0⤋
Porque não aparecer a todos?
Se apresentar e diz o que quer de nós, logo ninguém viveria na dúvida.
Creio que meu humilde ateísmo é mais sensato.
2007-03-09 07:20:28
·
answer #3
·
answered by Mega 5
·
0⤊
0⤋
VOU RESPONDER COM UMA HISTORIA:
O MAL EXISTE?
Um professor universitário desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?"
Um aluno respondeu valentemente: Sim, Ele fez .
Deus criou tudo?, perguntou novamente o professor
Sim senhor, respondeu o jovem
O professor respondeu, “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau"
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
Outro estudante levantou a mão e disse: Posso fazer uma pergunta, professor?
Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: professor, existe o frio?
Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:" De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da FÃsica, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetÃvel de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor"
E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu: Existe.
O estudante respondeu: Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
“A luz pode-se estudar, a escuridão não, até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não. Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfÃcie onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”
Finalmente, o jovem perguntou ao professor: Senhor, o mal existe?
O professor respondeu: Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.
Ao que o estudante respondeu: O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência de Deus, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever essa ausência de Deus.
Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. à como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz..
Então o professor, depois de balançar a cabeça, ficou calado.
O nome do jovem era...
ALBERT EINSTEIN.
Quanto as múltiplas RELIGIÃES, são coisas criadas pelo humano para justificar a sua não crença em um Deus, único e verdadeiro.
2007-03-08 22:02:54
·
answer #4
·
answered by Edu H 5
·
3⤊
3⤋
Sou ocidental e brasileira, vivente em uma comunidade, busquei ser freira qdo era criânça mas nenhum padre informou minha mãe como levar-me por êsse caminho de minha vocação.
Nunca tive pai, tive alguns padrastos e minha mãe afabetizou-se em minha adolescência. Gosto de ler; sso já dá uma noção do meu entendimento e aceitação religiosa.
Tive algumas experiências espirituais de acontecimentos materiais em cada fase de leitura e prática, de cada um dos mestres, em cada uma das escrituras citadas. Até hoje as tenho; mas sem dúvida sinto um amor mais forte e incontestável pelo Mestre Jesus. (Talvez por questões de cultura geográfica.) A VERDADE É COMO O ELEFANTE, cada um pega em uma parte! Porém o amor-fraterno, é a base de todos os ensinamentos de todos os *Mestres do Bem de todos os tempos, de todos os cantos do planêta!
(Jura q. vc ainda não encontrou o Deus do seu interior?!)
Tupã lhe ilumine, lhe traga fé e harmonia interior. Tremble.
2007-03-08 21:23:12
·
answer #5
·
answered by Lady Tremble. 2
·
1⤊
1⤋
Ao contrário do Antônio, eu acho que é só não escolher nenhum e ser feliz. Não aceito que uma pessoa possa direcionar toda a sua vida baseada em um livro. E se o livro estiver errado? Todos esses livros citados foram escritos por homens, seres humanos como nós, imperfeitos como nós. Deus (se é que existe), nunca escreveu nenhum livro. Aliás, na época de Jesus, nem havia ainda a imprensa. Será que conseguiram escrever uma bíblia inteira entalhando em pedra??? Acho que cada um de nós tem que ter seu próprio código de ética e seu próprio senso de moral. Ninguém precisa de livro para orientar sua vida. Espero ter sido clara na minha resposta.
2007-03-08 21:19:54
·
answer #6
·
answered by lilinha32 7
·
1⤊
1⤋
Porque não enviar uma mensagem clara e definitiva p/ acabar com essa confusão?
R. Porque à até pouco tempo as missas eram rezadas só em latim e ninguém nunca entendeu nada e nem podia ir contra o que nunca entenderam mas agora as coisas mudaram com o advento da internet os povos estão se comunicando muito mais.
Como vc sabe qual livro é a verdade?
R. Tudo faz parte do folclore dos povos, tudo isso é só magia negra que foi usada durante milênios para dominar as massas ignorantes.
Porque te disseram?
R. Pesquisei, me informei com eruditos historiadores sérios.
2007-03-08 21:55:29
·
answer #7
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
1⤋
Realmente é bem estranho. Parabéns pela sua lógica de raciocinio!
2007-03-08 21:50:08
·
answer #8
·
answered by SATELLITE 7
·
1⤊
2⤋
E quem é que disse que todos estes livros citados são de inspiração divina.
O próprio Maomé nasceu em Meca (árabe, Makkah), Arábia Saudita, por volta de 570 EC
Allan Kardec é o pseudônimo do escritor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que viveu de 1804 a 1869
A Igreja Mórmon foi formalmente fundada por Joseph Smith Jr., em 6 de abril de 1830, pouco depois dele dizer ter recebido o livro de Mormon.
Enquanto que a bíblia é muito anterior a estes livros.
E nela mesma recebemos avisos de que haveriam escrituras falsas
(2 Coríntios 11:13-15) . . .Porque tais homens são falsos apóstolos, trabalhadores fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, pois o próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz. 15 Portanto, não é grande coisa se os ministros dele também persistem em transformar-se em ministros da justiça. Mas o fim deles será segundo as suas obras.
(2 João 8-11) . . .Acautelai-vos para que não percais as coisas que produzimos por trabalho, mas para que obtenhais uma plena recompensa. 9 Todo aquele que se adianta e não permanece no ensino do Cristo não tem Deus. Quem permanece neste ensino é quem tem tanto o Pai como o Filho. 10 Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis. 11 Pois, quem o cumprimenta é partícipe das suas obras iníquas.
2007-03-08 21:48:11
·
answer #9
·
answered by Herman 6
·
0⤊
1⤋
O ser humano tem a capacidade de moldar seus conceitos de acordo com suas necessidades, os sábios que escreveram esses livros, seguem o raciocino da sociedade a qual eles pertenceram, se o livro bíblia tivesse sido escrito aqui a mais de 500 anos, seria mais ou menos assim, e deus criou o homem e o chamou de Tupã e de um dos seus ovos fez a mulher e a chamou de Maróca, e eles tiveram dois filhos, Xavante e Guarani, por isso se explica as grandes tribos no qual são descendentes dos filhos de deus.
2007-03-08 21:19:28
·
answer #10
·
answered by jetro i - GATO JEDI 7
·
0⤊
1⤋
Quanto mais antigo forem estes escritos, mais chances terão eles de terem sido deturpados pelos homens. Desde os primórdios da humanidade o homem tenta, através da religião, dominar as massas. Essa dominação rende bons frutos para quem domina: doações principalmente. Ela é feita em torno dos medos que o ser humano tem, p. ex., se o homem tem medo do inferno, diz-se que tudo o levará ao inferno se não agir da maneira certa. Na verdade, se tivermos amor no coração, bondade, humildade, tratarmos todos sem distinção e não ser egoista ou orgulhoso, podemos viver tendo a certeza que conquistaremos a vida eterna.
2007-03-08 21:18:15
·
answer #11
·
answered by Kordacapra 2
·
0⤊
1⤋