O que é infecção genital por HPV ?
A infecção genital por HPV é uma doença sexualmente transmissível cuja causa é o papilomavírus humano (HPV), que é o nome de um grupo de vírus que inclui mais de 100 variedades diferentes. Mais de 30 desses vírus são transmitidos sexualmente e podem infectar a área genital de homens e mulheres incluindo a pele do pênis, vulva (área de exterior da vagina) ou ânus, e o revestimento da vagina, cérvix ou reto. A maioria das pessoas infectadas com HPV não apresenta sintomas e serão curadas por si mesmas.
Alguns desses vírus são do tipo de "alto-risco" e podem ocasionar câncer no cérvix, vulva, vagina, ânus ou pênis. Outros são chamados de "baixo risco" e podem causar verrugas nos genitais.
Como as pessoas contraem infecção de HPV?
Os tipos de HPV que infectam a área genital são espalhados principalmente pelo contato genital. A maioria das infecções de HPV não apresenta sinais ou sintomas, desta forma a maioria das pessoas não sabe que está infectada mas pode passar o vírus ao parceiro sexual. Em raros casos a mulher grávida pode passar HPV ao bebê durante o parto natural.
Quais são os sintomas de infecção genital por HPV?
A maioria das pessoas com infecção genital de HPV não sabe que está infectadas. O vírus vive na pele ou membranas mucosas e geralmente não causa sintomas. Algumas pessoas apresentam verrugas visíveis na área dos genitais ou têm alterações pré-cancerígenas no cérvix, vulva, ânus ou pênis. Em casos raros a infecção por HPV pode ocasionar câncer no ânus ou genitais.
Como é feito o diagnóstico do HPV?
A maioria das mulheres tem o diagnóstico de HPV baseado em teste papanicolau anormal. O teste de papanicolau é a principal ferramenta para diagnosticar câncer cervical ou alterações pré-cancerígenas no cérvix relacionadas ao HPV. Também há um teste específico para detectar o DNA do HPV em mulheres. Não há teste de HPV para homens.
Existe cura para o HPV? Como é o tratamento?
Não existe "cura" para a infecção de HPV, embora na maioria das mulheres ela desapareça por si mesma. O tratamento é direcionado às alterações na pele ou membrana mucosa causadas pela infecção de HPV, como as verrugas e alterações pré-cancerígenas no cérvix
Como reduzir os riscos de contrair infecção genital por HPV?
O meio mais seguro de eliminar o risco de infecção de HPV é evitar contato genital com outras pessoas. Para aqueles sexualmente ativos, o relacionamento mutuamente monogâmico com um parceiro não infectado é a forma mais segura de prevenir infecções por HPV. Porém, é difícil determinar se o parceiro que esteve sexualmente ativo no passado não esteja infectado.
Para aqueles sexualmente ativos que não têm relação monogâmica de longo prazo, reduzir a quantidade de parceiros sexuais e escolher parceiro de menor risco diminui a probabilidade de contrair infecção por HPV. Parceiros de menor risco são aqueles que têm menos chances de estarem infectados por terem poucos parceiros sexuais anteriores.
A infecção por HPV pode ocorrer em áreas genitais de homens e mulheres não cobertas pelo preservativo de látex, de modo que a eficiência deste para prevenir a infecção não está determinada. Porém, o uso de preservativos tem sido associado a uma menor taxa de câncer cervical, uma doença relacionada à infecção por HPV.
EXAME
para descobrir a doença, é necessário que se realize o exame periódico de prevenção, o Papanicolaou, de pelo menos uma vez por ano. "Todas mulheres que têm relações sexuais ativas devem fazer o exame, independente da idade.
ok
2007-03-09 00:42:05
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
Eu fiquei com uma menina q tem o vírus HPV mais eu não tiver relação sexual eu só encostei meu pênis na vagina dela eu coro o risco de ter pegado o virus
2016-08-27 00:42:25
·
answer #2
·
answered by Vitor 1
·
0⤊
0⤋
Na mulher por intermédio de um exame chamado colposcopia. O ginecologista colhe material da vagina e colo do útero e manda para o laboratório de patologia.para detectar o vírus.
2007-03-12 04:31:33
·
answer #3
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
exame de sangue.
2007-03-11 05:07:11
·
answer #4
·
answered by barganhista 2
·
0⤊
0⤋
Para você saber se está com o vírus HPV, mesmo sem sintomas, vc. solicita para o seu gineco. um exame chamado CULTURA HíBRIDA , esse exame demora 30 dias para ficar pronto,mas te informará com precisão se está contaminada ou não. boa sorte.
2007-03-10 12:41:59
·
answer #5
·
answered by nega 1
·
0⤊
0⤋
1o. se essa pessoa teve qq tipo de relaçao sexual sem a proteçao da camisinha, já é o 1o. passo para haver esta desconfiança de ter se contaminado com o HPV ou outro tipo de DSTs.
No caso das mulheres detecta-se pelo exame de PAPANICOLAU (Citopatologia Oncótica), outro tb chamado de COLPOSCOPIA e Vulvoscopia caso seu médico indique este ultimo, e estes devem ser feitos 1x/ano apos o inicio de sua vida sexual ativa, sao exames simples que podem detectar a presença do HPV e com qq anomalia encontrada, faz-se tb uma análise da biópsia.
No caso dos homens, o exame chama-se PENISCOPIA, é feita o que chamam de captura híbrida, tb um exame simples.
Tanto no homem como na mulher, podem surgir coceiras, ou um tipo de verruga (como a chamada crista de galo), bolinhas nessa regiao ou simplesmente nao aparecer qq tipo de sintoma, por isso, é mto importante que para se tenha a certeza, fazer o exame.
2007-03-09 07:38:27
·
answer #6
·
answered by Angie 4
·
0⤊
0⤋
Se for uma mulher,através do exame citopatológico ( o mesmo Papanicolau).caso apareça o HPV,pode-se fazer uma análise mais aprofundada para descobrir qual o tipo de HPV e identificar a sua virulência,ou seja,o poder de causar doença.Se for homem é necessário a realização de uma penioscopia(exame indolor em que após ser pincelado com uma solução de iodo não-alcoólico,o pênis é analisado por um microscópio para ver se há lesões relacionadas ao HPV).
2007-03-08 14:39:16
·
answer #7
·
answered by VAMOSI 1
·
0⤊
0⤋
no caso das mulheres o ginecologista pode detectar facilmente atraves do papanicolau, e nos homens eh so ir no urologista q ele vai fazer o exame adequado
2007-03-08 13:25:17
·
answer #8
·
answered by sam 4
·
0⤊
0⤋
É o exame que chamamos papanicolau, mas conhecido como preventivo que fazemos no ginecologista 1 vez ao ano.
2007-03-08 12:31:35
·
answer #9
·
answered by Viver em paz. 4
·
0⤊
0⤋
Tem um exame de sangue que e mais preciso que o papa Nicolau, pq as vezes nao aparece no Preventivo.
2007-03-08 12:30:35
·
answer #10
·
answered by Al 3
·
0⤊
0⤋