English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

Silvia, leia esse texto que achei muito interessante (tirei desse site: http://www.inricristo.org.br/MitoAlmaGemea.html ):
O MITO DA ALMA GÊMEA



INSPIRAÇÃO DIVINA



Aristófanes, poeta cômico grego, contemporâneo de Sócrates, afirmou que no começo os homens eram duplos, com duas cabeças, quatro braços e quatro pernas.

Esses seres mitológicos eram chamados de andróginos.

Os andróginos podiam ter o mesmo sexo nas duas metades, ou ser homem numa metade e mulher na outra.

Bem, isso tudo Aristófanes criou para explicar a origem e a importância do amor.

O mito fala que os andróginos eram muito poderosos e queriam conquistar o Olimpo dos deuses, e para isso construíram uma gigantesca torre.

Os deuses, com o intuito de preservar seu poder, decidiram punir aquelas criaturas orgulhosas dividindo-as em duas, criando, assim, os homens e as mulheres.

Segundo o mito, é por isso que homens e mulheres vagueiam infelizes, desde então, em busca de sua metade perdida.

Tentam muitas metades, sem encontrar jamais a certa.

A parte do mito sobre a origem da humanidade perdeu-se ao longo das eras, mas a idéia de que o homem é um ser incompleto, em sua essência, perdura até hoje.

Talvez seja em função disso que o ser humano busca, incessantemente, por sua alma gêmea para preencher sua carência afetiva.

Embora o romantismo tenha sustentado esse mito por milênios, e muitos de nós desejemos que exista nossa metade eterna, é preciso refletir sobre isto à luz da razão.

Se fôssemos seres incompletos, perderíamos nossa individualidade.

Seríamos um espírito pela metade, e não poderíamos progredir, conquistar virtudes, ser feliz, a menos que nossa outra metade se juntasse a nós.

É certo que vamos encontrar muitas pessoas na face da terra com as quais temos muitas coisas em comum, mas são seres inteiros, e não pela metade.

O que ocorre é que, quando convivemos com uma pessoa com a qual temos afinidades, desejamos retê-la para sempre ao nosso lado.

Até aí não haveria nenhum inconveniente, mas acontece que geralmente desejamos nos fundir numa só criatura, como os andróginos do mito.

E nessa tentativa de fusão é que surge a confusão, pois nenhuma das metades quer abrir mão da sua forma de ser.

Geralmente tentamos moldar o outro ao nosso gosto, violentando-lhe a individualidade.

O respeito ao outro, a aceitação da pessoa do jeito que ela é, sem dúvida é a garantia de um bom relacionamento.

Assim, a relação entre dois inteiros é bem melhor do que entre duas metades.

As diferenças é que dão a tônica dos relacionamentos saudáveis, pois se pensássemos de maneira idêntica à do nosso par, em todos os aspectos, não teríamos uma vida a dois.

Pessoas com idéias diferentes têm grande chance de crescimento mútuo, sem que uma queira que o outro se modifique para que se transformem num só.

Assim, vale pensar que embora o romantismo esteja presente em novelas, filmes, peças teatrais, indicando que a felicidade só é possível quando duas metades se fundem, essa não é a realidade.

Todos somos espíritos inteiros, a caminho do aperfeiçoamento integral.

Não seria justo que nossos esforços por conquistar virtudes fosse em vão, por depender de outra criatura que não sabemos nem se tem interesse em se aperfeiçoar.

Por todas essas razões, acredite que você não precisa de outra metade para ser feliz.

Lute para construir na própria alma um recanto de paz, de alegria, de harmonia e segurança, como espírito inteiro que é.

Só assim você terá mais para oferecer a quem quer que encontre pelo caminho, com sua individualidade preservada e com o devido respeito à individualidade do outro.

Pense nisso!

Que DEUS ilumine a todos!

Espero ter ajudado.

2007-03-08 12:25:24 · answer #1 · answered by ... 3 · 1 1

Há pouco tempo tinha virado moda, foi até tema de novela. Existem livros a respeito, mas está entre a realidade e ficção, e acho que é mais ficção.

2007-03-08 21:02:56 · answer #2 · answered by Mister R 7 · 1 0

Acho que não é apenas ilusão!

2007-03-08 20:46:29 · answer #3 · answered by gloria r 1 · 1 0

todos nós possuímos duas almas. a alma divina e a alma humana.
um dia elas irão se encontrar.
a união delas chama-se "matrimônio perfeito".

2007-03-09 06:53:56 · answer #4 · answered by Satori 6 · 0 0

Não existe. Isto é romantismo sem base doutrinária.
Alma gemea seriam almas criadas e predestinadas a pertencerem uma a outra, e isto não existe.
Existem espíritos que com o passar das encarnações desenvolveram uma série de afinidades e em muitas encarnações ficam juntas, mas não foram criadas gemeas, desenvolveram e fomentaram uma relação estavel e harmoniosa, onde um grande amor os auxilia a ficarem juntos.
Só isto (que não é pouco, é tudo de bom)

2007-03-09 06:25:39 · answer #5 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 0 0

Eu acho que pra se acreditar em alma gêmea, primeiro tem que acreditar em reencarnação. A alma gêmea é aquela em que você encontra em todas as suas vidas e, principalmente, vai amá-la em todas sem exceção. É também aquela em que você vai se ver nela, vai saber o que ela pensa e sente, pois ambos possuem uma ligação muito forte, uma ligação que rompe longas distâncias. Quem ainda não encontrou sua alma gêmea saberá no momento em que encontrar: o momento é sublime, impossível de se descrever. Ao bater o olho na pessoa você vai saber que ela é sua alma gêmea. Caso você fique longe dela ou anos sem vê-la, sem falar com ela, quando se reencontrarem vai ser como não houvesse tempo ou espaço. É uma pessoa que nunca será possível esquecê-la. Ah, não estou dizendo isso por ver novelas ou por ler histórias, muito pelo contrário.

2007-03-08 20:38:58 · answer #6 · answered by Kordacapra 2 · 0 0

Alma gêmea é uma idéia tirada do espiritismo, segundo a qual uma pessoa foi destinada a outra em todas as reencarnações. Mas no sentido restrito da palavra o ser humano é composto de alma que á a parte onde nascem as emoções expressas pelo corpo invólucro da mesma. Nesse caso não existe alma gêmea, pois não há duas pessoas semelhantes em tudo e diferentes somente no sexo (masculino e feminino).

2007-03-08 20:35:01 · answer #7 · answered by sofidy 2 · 1 1

Existe, no entanto, nem sempre a pessoa q vc pensa q é sua alma gêmea é na verdade sua alma gêmea! Na verdade podem existir várias almas gêmeas, claro algumas em maior outras em menor grau! Para descobrí-la é fundamental a maturidade, a paciência e o comparitlhamento de coisas em comum! Pense nisso se vc considera uma pessoa sua alma gêmea, não poderia existir outras entre os 3 bilhões de homens q vc não conhece?

2007-03-08 20:29:32 · answer #8 · answered by Adriano Aron M 1 · 0 0

sim

2007-03-08 20:29:32 · answer #9 · answered by lince 6 · 0 0

Estatísticamente, as chances de existir uma pessoa feita exatamente para a outra, e que tenham aproximadamente a mesma idade, fale a mesma língua e de algum modo essas duas pessoas se encontrem é mesmo muito baixa.
Mas isso não deve retirar o seu romantismo! Enquanto você estiver namorando trate a pessoa que está com você como se fosse sua alma gêmea, se isso te fizer feliz. Vai que justo você acertou?

2007-03-08 20:28:18 · answer #10 · answered by Braulio S 4 · 0 0

eu adoraria que existisse procuraria com todo meu coração mais infelismente num existe não ... bj ..........

2007-03-08 20:26:01 · answer #11 · answered by Kallel 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers