Muitos dos efeitos adversos dos medicamentos eventualmente manifestam-se na mucosa bucal.
As manifestações clínicas mais comuns decorrentes do uso de anti-hipertensivos são: reações inflamatórias de mucosa, ulcerações e hiperplasia gengival.
Dentre as reações inflamatórias, temos por exemplo as erupções liquenóides ( reações similares e indistinguíveis do líquen plano), que tem como características clínicas estrias reticulares ou semelhantes a laços brancos (estrias de Wickham), podendo ou não desenvolver áreas de erosão e ulceração. O problema só desaparece com a interrupção do tratamento, sendo que os anti-hipertensivos mais associados a esta alteração são: Metildopa (Aldomet) e Propanolol (Inderal).
As ulcerações na cavidade oral também são relativamente frequentes nos pacientes que utilizam medicamentos de uso sistêmico, ainda que administrados corretamente. Este efeito decorre geralmente da hiperdosagem, sendo, portanto, necessária a adequação das doses ou até a troca do fármaco utilizado. Um anti-hipertensivos relacionado ao aparecimento de úlceras é o Captopril (Capoten).
A hiperplasia gengival é o aumento do volume gengival resultante de uma proliferação celular exacerbada, e aparece com maior frequência em pessoas que se utilizam de: anticonvulsivantes, imunodepressores e bloqueadores de canais de cálcio (usados no tratamento de angina e antiarrítmicos). No entanto, o Verapamil (Cronovera) e o Felodipil (Splendil) são bloqueadores de canais de cálcio que também são anti-hipertensivo, e causam este efeito colateral.
A hiperpigmentação também é comum em pacientes que usam medicamentos sistêmicos, no entanto não naqueles que se utilizam de anti-hipertensivos. As drogas que mais causam este efeito são: antimaláricos, laxantes, anti-neoplásicos, tetraciclina e tratamento de AIDS.
2007-03-13 04:39:59
·
answer #1
·
answered by Carolina 3
·
1⤊
0⤋
Alguns anti-hipertensivos provocam hiperplasia gengival. Xerostomia medicamentosa diminui o efeito tampão da saliva e a perda da defesa do esmalte, do cemento e da dentina. A profilaxia periodontal periódica pode ser preventiva a problemas respiratórios em pacientes debilitados. "Há relação entre doença periodontal severa, bacteremia e mediadores inflamatórios como agravadores de problemas cardíacos, assim como com acidentes vasculares cerebrais." Portanto, a análise da situação física e cognitiva do paciente é de muito valor quando se faz um plano de tratamento. Deve-se ouvir a história odontológica, expectativas em relação ao trabalho a ser executado, a capacidade daquele paciente de colaborar, de comparecer às visitas agendadas, e as condições de higienização precisam ser levadas em consideração.
2007-03-13 05:32:26
·
answer #2
·
answered by Adri.pr 4
·
1⤊
0⤋
Medicamentos anti-hipertensivos podem levar a problemas de fibromatose gengival, ou seja um tipo de crescimento exacerbado da gengiva.
Os anti-hipertensivos q estão mais relacionados a essas alterações são: nifedipina, verapamil e valproato de sódio (anti-arritmico).
ok??
bjins
2007-03-10 05:29:01
·
answer #3
·
answered by tatyodonto 3
·
1⤊
0⤋
Penso que o remédio seja para combater hipertensão, eeste medicamento está afetando seu estomago, devido à isto você tem problemas em sua boca
2007-03-15 06:20:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
depende do que tem o remedio... ele pode ter algum componetne q interfira na flora bucal ou não... aí só se tu disseres o nome do medicamento ou o q contem nele
2007-03-08 12:22:26
·
answer #5
·
answered by Lulu 3
·
0⤊
1⤋
Vamos perguntar direito ok é anti -hipertensivo e saúde oral , não se zangue comigo mas quando posso ajudo nem que seja para escrever corretamente .
2007-03-08 11:44:23
·
answer #6
·
answered by Solange Macedo C 6
·
1⤊
2⤋
Nenhum!!!!
Anti-Hipertensivos são para Pressão Alta!!!!
E nada a ver com boca...
2007-03-08 11:42:27
·
answer #7
·
answered by Belzinha 2
·
0⤊
2⤋