Boa noite.
Amigo, o clero se divide entre regulares e seculares.
Os regulares são os pertencentes ás Ordens Religiosas, ou seja, aqueles que vivem em comunidades(conventos,fraternidades) e submetidos à uma Regra de Vida, normalmente ditada pelo fundador da Ordem. São muitos cada qual com um carisma definido. Os Franciscanos seguem o carisma da pobreza, segundo nosso Pai S.Francisco, os Dominicanos o carisma da pregação, eles formam a Ordem dos Pregadores. Existem so carmelitas, que seguem o carisma de Santa Tereza e S.João da Cruz, com ênfase na contemplação e na ação, tem os Jesuítas, cujo carisma segue Sto Inácio, têm um carisma voltado para trabalhos de evangelização e d estudo teológico, Redentoristas , de St.Afonso,carisma de uma vida pastoral intensa, os Salesianos, cujo carisma, de D.Bosco, se realcioana à educação de jovens. bem, são muitos e muitos os carismas, cada um, abrangendo um aspecto da vida na sociedade. Isto sem falar nas Ordens contemplativas, todas elas derivadas da Regra de São Bento, de quem herdei o nome, e cujo propósito na vida é viver em clausura, em contemplação segundo o lema de S.Bento ,Ora et labora, orai e trabalhai, só que são trabalhos de natureza monástica, estudo, trabalhos na agricultora e mesmo a educação também. Eles se dividem em vários ramos beneditinos, desde os mais "liberais" como os Beneditinos, até os mais fechados, os Trapistas ou os Cartuchos. Em todos estes casos, é exigido os votos de pobreza, obediência e castidade, e , no caso dos monges o de permanência, ou seja, o monge professa e vive a vida toda no mesmo Mosteiro. Não podemos , frades ou monges, ou padres regulares, termos bens de propriedade privada, ao se entrar numa Ordem, o noviço abandona tudo, e passa a viver exclusivamente do que a Ordem trabalha para sobreviver.Em caso de heranças, nenhum frade, ou monge ou padre regular, pode receber. A parte é distribuída entre os demais familiares.
Infelizmente os franciscanos deveriam voltar mais para as origens, reviver o carisma de nosso pai Francisco mais de perto. Mas a situação é bem diferente hoje em dia...Embora haja um movimento de retorno a estas origens...
Hoje em dia quem faz mais esse belo trabalho junto aos pobres, é a Toca de Assis, que embora não seja formalmente franciscana, vive bem este carisma original, embora seja ainda necessário caminhar muito nesta estrada.
Todas as Ordens religiosas, têm um Geral, ou seja ao "chefe" mundial que mora em Roma, junto ao Vaticano e se reporta direto ao Papa ou á Congregação para a vida religiosa ou consagrada, um discatério,(tipo ministério) da Igreja , encarregado de administrar todo o trabalho dos religiosos no mundo inteiro.
O Assunto é muito vasto pra responder de uma só vez, se vc quiser entre em contato comigo por e-mail e eu terei prazer em te ajudar naquilo que puder.
Paz e Bem
Frei Bento
PS: Os padres secualres, estes sim, não fazem voto de pobreza e podem sim ter bens, viverem do proprio trablaho e só estão submetidos ao Bispo.
2007-03-08 11:35:27
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
5⤊
0⤋
Dominicanos, Franciscanos, Jesuítas, Carmelitas, Beneditinos, Redentoristas, Caputinos, entre outros. Valendo salientar que mesmo dentro da ordens existe ramificações. Como por, exemplo os Franciscanos que tem a ordem Hospitaleira e os Franciscanos descansos entre vários ramos.
2007-03-08 18:32:27
·
answer #5
·
answered by Valéria P 2
·
1⤊
1⤋