O evolucionismo e o progressismo são crenças gnósticas originadas em sociedades secretas.
O marxismo,embora se dizendo ateu, compartilha com as teses evolutivas gnósticas transponda-as para o materialismo.
Um bom exemplo disso é a dialética que é uma crença dos gnósticos e cujo filósofo que tratou disso foi o grego Platão.
Quando duas pessoas discutem, por exemplo, há uma tese que é a opinião do primeiro e há uma antítese que é a opinião da segunda pessoa contrária ao primeiro, assim nasce a síntese que é uma terceira idéia composta com elementos das idéias dos dois. Alguns abrem mão de alguns pontos de suas idéias para também aceitar alguns pontos das idéias do outro.
Hegel, filósofo romântico alemão, negava a existência da própria realidade. Segundo ele a verdade estaria no evolucionismo dialético. Para ele a humanidade evoluiria do processo dialético, isto é, uma coisa traz em si a sua própria negação, como por exemplo o capitalismo selvagem que gerou o socialismo. Se um certo grupo de operárioas for explorado pelo seu patrão, segundo Hegel, haverá revolta e será um progresso na etapa evolutiva dialética. Mas Hegel era místico e Marx era idealista e materialista, assim Marx transpôs para o materialismo as idéias de Hegel. Assim para Marx, o que movimentaria o homem seriam os bens materiais e a religião só atrapalharia as revoluções, mudanças sociais e a própria evolução humana.
Marx, autor do comunismo, também foi muito influenciado pelo positivismo de Auguste Comte, cujo evolucionismo era calcado no cientificismo e na evolução tecnológica, bem como no conhecimento educacional adquirido de forma gradual
2007-03-14 08:11:31
·
answer #1
·
answered by haroldo jose h 1
·
0⤊
0⤋
Vou voltar nesta pergunta pra saber tb....
espero que alguém saiba responder, estou curiosa!
2007-03-14 08:20:23
·
answer #2
·
answered by In- de inconveniente 6
·
0⤊
0⤋